ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

domingo, 8 de abril de 2012

SEMANA SANTA - CARETAS MANTÉM A TRADIÇÃO VIVA EM TRINDADE


As ruas de Trindade foram tomadas nesta semana por vários grupos de caretas. Jovens de diversos bairros da cidade, mantém a tradição na Semana Santa. Eles se vestem com trajes sempre irreverentes, geralmente femininos, usam máscaras e saem pelas ruas estalando seus chicotese fazendo muito barulho com chocalhos. Percorrem toda a cidade na busca de esmolas em estabelecimentos comerciais, empresas e residências.

O objetivo dos grupos de caretas é coletar gêneros alimentícios, bebidas e dinheiro para formar a tradicional brincadeira de Malhação do Judas, na noite do Sábado de Aleluia, para a madrugada de domingo de Páscoa, quando os católicos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo.


A reportagem do Blog do Diones Antonio encontrou alguns destes grupos, que pertencem as Vilas: São Pedro, Saraiva e COHAB I “Todo ano saímos pelas ruas de Trindade, percorremos os bairros e o centro da cidade, ficamos o dia todo nas ruas, as pessoas nos recebem bem e com as esmolas que nos são entregues, fazemos a festa no sábado de aleluia” disse um dos líderes anônimo dos caretas, nós colaboramos para manter viva esta tradição que aqui em Trindade vem desde da sua fundação e permanece até os dias de hoje.


Apesar de serem de tribos ou grupos deferentes, não há rivalidades nem disputa de território entre os grupos. A tradição precisa ser mantida e estimulada pelos responsáveis pela cultura popular no município, tanto os caretas como as rodas de peteca e teatro da Paixão de Cristo que é outra tradição, mais está ficando esquecida pelas novas gerações e pelo poder público local.


Antes os jovens aproveitavam o feriado da semana Santa, para se divertirem com rodas de petecas, pião e os circos de caretas que termina com a Malhação do Judas. Hoje muita gente aproveita o feriado só para beber nos bares ou em chácaras no interior do município, as brincadeiras dos caretas tiram muita gente das mesas de bebidas, principalmente os jovens, essa é uma das razões que essas tradições precisam ser mantidas.

Nenhum comentário: