ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 23 de abril de 2012

JORNADA LITERÁRIA CHAPADA DO ARARIPE - PENÚLTIMO DIA É RESERVADO PARA ARARIPINA


Alexsandro Silva e Salomé Teixeira Paulino participaram da programação da Jornada Literária Chapada do Araripe em Araripina, na ação "Um escritor na minha escola". Ambos são da cidade. Salomé é atriz e coordenadora de cultura do SESC local. Alexsandro mora em Recife, é escritor de dramaturgia premiado, além de ser diretor e ator. Momento de espelhamento para os araripinenses. Filhos da terra. Artistas interagindo com a cidade.


Meca Moreno realiza oficina de cordel dentro da programação da Jornada Literária Chapada do Araripe.


Na Jornada Literária Chapada do Araripe, Charlon Cabral fez a festa das crianças com sua oficina "Um olhar lúdico sobre o quintal".


A escritora Lenice Gomes deitou e rolou com as crianças na oficina de contação de histórias.


Lala Modesto e Socorro Emídio deram um show. Elas são de Araripina e participaram, no dia 18, da Jornada Literária Chapada do Araripe na ação "Um escritor na minha escola". Estavam em companhia de Cida Pedrosa, Naruna Freitas e Silvana Menezes. Poesia pura, simples. Da terra para a terra.


Gilberto Andrade e Carlos Antonio Paixão, poetas araripinenses, participaram na Escola Luiz Gonzaga Duarte da ação "Um escritor na minha escola" na companhia de Meca Moreno. Os cordelistas emocionaram os presentes e Gilberto demonstrou o quanto a poesia é capaz de ajudar a superar dificuldades. Grande momento para Araripina.


A quadra da Faculdade de Formação de Professores de Araripina estava repleta. Um público atento e embevecido ouviu a conversa da escritora Luzilá Gonçalves e do escritor Ronaldo Correia de Brito, mediada pelo diretor de teatro José Manoel Sobrinho. Os dois falaram sobre suas primeiras leituras, primeiros escritos, o ofício da palavra e a entrega de suas vidas à literatura.


A Jornada Literária Chapada do Araripe percorre a última cidade da programação em grande estilo. Junta em uma mesma mesa a pernambucana Luzilá e o quase pernambucano Ronaldo (ele nasceu em Saboeiro no Ceará e mora em Recife desde 1968), escritores premiados, reconhecidos nacionalmente e cuja obra vem sendo objeto de estudo. Ronaldo leu uma crônica que relata o seu encantamento ao entrar em uma biblioteca móvel do SESC e Luzilá leu duas narrativas curtas, leves e engraçadas. Momento surpreendente.


Chico Pedrosa fez a quadra da Faculdade de Formação de Professores de Araripina vibrar. Com o domínio de palco, público e palavra que lhe é peculiar, fez os presentes darem boas risadas quando recitou seus poemas: O erro da vendedora; Zé Gogó, o filósofo; A dama da noite; A briga na procissão, dentre outros. Desfecho de uma noite linda, que já tinha começado com boas risadas provocadas por Ronaldo Correia de Brito e Luzilá Gonçalves ao exporem, de forma bem humorada, as suas iniciações literárias.


Da ASCOM/SESC Ler/Blog do Fredson/Portal Araripina

Nenhum comentário: