ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 19 de abril de 2012

EXÚ - JORNADA LITERÁRIA EMOCIONA PÚBLICO


Na manhã de 15 de abril, o Grupo de Poesia Vozes Femininas apresentou o recital No Mundo do Lua, na abertura da programação da Jornada Literária da Chapada do Araripe, promovida pelo SESC/PE, na cidade de Exu.


Foi um momento único para as integrantes da récita (Mariane Bigio, Silvana Menezes, Susana Moraes, Cida Pedrosa e Rita Marize). Dizer as letras/poesias de músicas gravadas por Luiz Gonzaga, na terra no Lula, é muita responsabilidade, como diz: Susana Moraes.


Foi lindo! Muitas pessoas, ao final do recital, comentavam a importância de ouvirem o poema sem a música. Silvia Siqueira, (Silvinha) professora presente no evento, comentou:


“A gente ouve a música, sabe que é bonito, mas não tem a dimensão do tamanho dessa poesia. Agora, ouvindo ela recitada, compreendi tudo”.


O poeta Exuense Zé Alberto apresentou-se, na manhã do dia 15 de abril, na abertura da Jornada Literária Chapada do Araripe, promovida pelo SESC/PE.


Ele recitou vários cordéis, dentre eles um que fez em homenagem a Luiz Gonzaga. Bela homenagem nesse ano especial para Exu em que se comemora o centenário de Luiz, Rei do Baião.


José Mauro Alencar recitou profissionalmente, pela primeira vez, em Exu sua terra natal. É mais um reencontro promovido pela Jornada Literária Chapada do Araripe, realizada pelo SESC/PE, que desde o dia 13 de abril percorre algumas cidades da chapada. Momento único para o poeta e para os presentes. José Mauro é gestor do Memorial de Luiz Gonzaga da Cidade do Recife. É um poeta jovem, detentor de uma lírica clássica, pesquisador da obra de Luiz Gonzaga e grande recitador.


Na tarde do dia 15 de abril de 2012, iniciou-se o último dia Jornada Literária Chapada do Araripe em Bodocó. Não foi um fim e sim um começo. José Manoel Sobrinho, coordenador de cultura do Sesc/PE, anunciou a realização da próxima Jornada, que terá início no dia 18 de abril de 2013 e comunicou, também, que serão realizadas 5 oficinas literárias de poesia, prosa, cordel, contação de história e incentivo à leitura, ainda durante esse ano. Estavam presentes os poetas José Mauro Alencar, José Maria Marques, Laércio Lima e José Andrade, que conversaram sobre o tema: Poesia pra que te quero.


A festa ficou por conta dos poetas bodocoenses Odocílio Lopes, Josirene Sousa, Soleanderson Andrade, Severino de Assis, Zé de Albina, Socorro Oliveira (Granito), Zé Alberto (Exu) e Junior Baladeira (Ouricuri), que fizeram um animado recital.


A poesia pediu passagem em Bodocó e o Sesc se propôs a ajudar a construir suas veredas. Viva a poesia!

Da ASCOM/SESC Ler/Blog do Fredson/Portal Araripina

Nenhum comentário: