ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sábado, 21 de abril de 2012

EMPETUR - ARARIPINA ESTÁ INSERIDA NO PROJETO REVELANDO PERNAMBUCO


O Secretário de Turismo, Cultura e Lazer de Araripina, Lídio Santiago, participou na terça-feira, 17, da 5ª Reunião com a Câmara Temática Especial de Regionalização do Turismo, organizada pela Secretaria de Turismo de Pernambuco, a Empetur e a Fundação Assis Chateaubriand. O evento aconteceu no Centro de Convenções em Olinda.

A Secretaria de Turismo, Cultura e Lazer (STCL) recebeu o convite após ter seu projeto selecionado dentre os 25 que irão compor o programa Revelando Pernambuco, que tem por objetivo fortalecer os destinos turísticos do estado e com o engajamento da comunidade.

Na reunião, Lídio Santiago apresentou o projeto de criação do Conselho Municipal de Turismo de Araripina (COMTURA). O projeto delibera sobre a criação do conselho e capacitação dos conselheiros para gerir o turismo municipal, além de sensibilizar a cadeia produtiva do turismo e as leis específicas para a área. “Estar entre os 21 municípios convidados reforça a importância que Araripina tem para o turismo na região Sertão”, afirmou Lídio.

Além da apresentação do COMTURA, o secretário também solicitou aos órgãos ligados ao Turismo do Estado por meio do Projeto Revelando Pernambuco a inclusão da revitalização do Museu Histórico e Cultural de Araripina. Após a explanação do Secretario, a Empetur abriu uma exceção para que o projeto de revitalização do museu seja enviado no mês de maio. “Vamos mandar um projeto até o mês de maio para que a Empetur avalie a possibilidade de revitalizar nosso museu”, afirmou.

Em conversa com Jane Mendonça, Diretora de Estruturação do Turismo da Empetur e Sérgio Gomes da Fundação Assis Chateaubriand, Lídio reforçou a importância da preservação das raízes tradicionais de Araripina “Não podemos perder a nossa história e cultura e a Empetur também pensa desta maneira”, destacou.

Da ASCOM/PMA - Jorge Possetti/ Blog do Fredson Portal Araripina

Um comentário:

Alnikmar disse...

Muito pouco para uma cidade que se auto-intitula "uma mina de progresso no coração do Nordeste". A deterioração do museu serve apenas para ratificar a inércia dos governos que passam pela prefeitura municipal. É de fundamental importância que a cidade incentive a produção cultural local, tanto de jovens quanto adultos. A exemplo de Ouricuri, que embora não receba praticamente nenhum incentivo público, tem uma manifestação cultural efervescente por natureza.