ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 7 de março de 2012

REGIÃO DO ARARIPE - LEVANTAMENTO DO INSTITUTO CAATINGA MOSTRA A MÁ DISTRIBUIÇÃO DAS CHUVAS


O Semiárido nordestino se caracteriza pelo baixo índice de chuvas e a alta taxa de evaporação. Também sofre com a oferta insuficiente e má distribuição de água.

Aliado a isso, o mundo passa por um processo de mudanças climáticas, fator que tem gerado transformações significativas, sobretudo na zona rural. Pensando nesta problemática foram instaladas unidades de medição dos índices pluviométricos e de temperatura em comunidades dos municípios de Trindade, Parnamirim, Santa Cruz, Ouricuri, Bodocó, Santa Filomena e Granito, através do Projeto Cidadania Ambiental: Superando os efeitos das mudanças climáticas, realizado pela Organização não Governamental Instituto Caatinga, com financiamento do Instituto HSBC Solidariedade.

O Objetivo é desenvolver um sistema de monitoramento do clima a fim de ampliar a capacidade das populações rurais pobres da região do Araripe Pernambucano, de reagir e adaptar-se às mudanças climáticas, dando acesso ainda, a novos modelos de produção sustentáveis.

Nesta conjuntura, observou-se que de janeiro a dezembro de 2011, o índice médio de chuvas nas 23 comunidades monitoradas foi de apenas 496,5 milímetros, praticamente metade do índice característico da região semiárida (800mm/ano).

As disparidades pluviométricas da região do Araripe puderam ser observadas quando comparadas as chuvas nas comunidades de Mameluco, em Trindade, e do Pote, em Santa Cruz, que respectivamente, apresentaram os índices de 897mm e 366mm. Isso comprova a má distribuição das chuvas no sertão do Araripe em Pernambuco.

Com informações do Blog o Carlos Britto/Blogo do Fredson Paiva

Nenhum comentário: