ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 9 de março de 2012

PETROLINA - EQUIPAMENTO DE VÍDEOLAPAROSCOPIA DÁ AGILIDADE AOS PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS REALIZADOS NO HUT


Os procedimentos de Cirurgia Geral realizados no Hospital de Urgências e Traumas de Petrolina (HUT) ganharam mais agilidade com a utilização do aparelho de vídeolaparoscopia. Desde o ano passado, cirurgias e exames estão sendo realizados com o novo equipamento e a expectativa é que cerca de 10 cirurgias sejam realizadas por semana.

Segundo o coordenador de Cirurgia Geral do HUT, Hugo Alessi, a utilização do equipamento além de otimizar os procedimentos, coloca Petrolina em situação de igualdade com os grandes centros. “O HUT é o único hospital do Sertão Pernambucano que realiza cirurgia e outros tipo de procedimento com equipamento de vídeolaparoscopia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), beneficiando pacientes não só de Pernambuco, como também de outras cidades da macroregião do Vale do São Francisco”, ressalta.

A Vídeolaparoscopia é uma técnica moderna, sendo os procedimentos mais comuns realizados com este equipamento as cirurgias de vesícula, fígado, pâncreas e demais órgãos do aparelho digestivo. Ainda segundo o cirurgião, podem ser realizados ainda exames de diagnostico e biopsias de várias moléstias intra-abdominais.

“A grande vantagem desse tipo de cirurgia é que são feitas pequenas incisões (cortes) por onde passam os instrumentos cirúrgicos. A visualização é feita através de uma microcâmera de vídeo que mostrará as imagens da cavidade abdominal em um monitor de televisão”, explica Hugo. “Por ser um procedimento minimamente invasivo, há uma menor agressão ao paciente, abreviando o tempo da realização da cirurgia e a internação, além de reduzir o índice de infecção e o tempo para o paciente voltar as suas atividades de rotina”, esclareceu.

Para o diretor administrativo do HUT, Cleiton Paz, o desenvolvimento tecnológico da saúde se faz necessário para acompanhar a rápida evolução da medicina no que concerne ao atendimento e recuperação do paciente. “Em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), conseguimos implantar novos serviços e investir em novos equipamentos para o HUT, assegurando excelência no atendimento, além de promover o ensino e a pesquisa”, finalizou.

Da ASCOM

Nenhum comentário: