ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

SERTÃO DO ARARIPE - EXÚ SEDIARÁ O 1º ENCONTRO DE ESCRITORES


Previsto para acontecer no próximo mês de março em Exu (PE), o 1º Encontro de Escritores do Sertão do Araripe reunirá os principais nomes das letras da região, além de convidados das microrregiões do São Francisco, Sertão Central e Cariri cearense.

Os escritores debaterão, entre outros temas, a criação da Academia Araripense de Letras, com seu estatuto, sede, composição e presidência. Segundo o escritor Francisco Robério Saraiva Fontes, o ‘Bibi’ Saraiva, que está organizando o evento, a Academia será composta por 20 cadeiras que terão como patronos nomes conhecidos da cultura da região do Araripe. Além das cadeiras e do patronato, a instituição será composta por 20 sócios correspondentes.

Durante o encontro haverá lançamentos de livros, mostra de cinema educativos e palestras. Nos próximos dias, Bibi Saraiva enviará convite oficial à Academia Pernambucana de Letras (APL), a União Brasileira de Escritores (UBE), ao Instituto Cultural do Cariri e universidades da região.

Prêmio

O organizador também adiantou ter enviado ofício ao presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador José Fernandes de Lemos, solicitando em caráter provisório a antiga “Casa do Juiz da Comarca de Exu”, que atualmente se encontra desabitada, para sediar a nova instituição.

O ponto alto do evento será o lançamento do folheto de literatura de cordel dos vencedores do primeiro Prêmio Literário Poeta Derico Batista, promovido em 2011 pela Biblioteca Pública Alvenir Peixoto.

com informações do Blog Folha de Exu/Blog do Carlos Britto e Blog do Fredson

Nenhum comentário: