ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

LBV - 62 ANOS DE AMOR AO PRÓXIMO


No dia 1º de janeiro, Dia da Confraternização Universal, a Legião da Boa Vontade (LBV) completou 62 anos. Alicerçada em um forte sentimento de solidariedade, a Instituição desenvolve um contínuo e amplo trabalho em prol dos menos favorecidos. A preocupação da LBV abrange todas as etapas de vida do ser humano, isto é, desde o ventre materno à terceira idade, com um diferencial: os valores de Espiritualidade Ecumênica, aplicados em tudo o queempreende.

A Legião da Boa Vontade está presente em dezenas de cidades brasileiras, e suas unidades transformam a vida das famílias atendidas.Atua por meio de programas socioassistenciais, realizados nos Centros Comunitários e nos lares para idosos;de ações educacionaiscolocadas em práticanas escolasda Instituição;e, ainda, de atendimentos emergenciais em situações de calamidades. Em qualquer desses casos, as pessoas encontram na LBV o amparo de que necessitame têm a certeza de que não estão sós.

Do Brasil para o mundo, um novo modelo de educação.
O diferencialdesse trabalhoencontra-se, em especial, na Pedagogia do Afeto e na Pedagogia do Cidadão Ecumênico, que compõem a linha educacional criada pelo diretor-presidente da LBV, o jornalista e educador José dePaiva Netto, e aplicada diariamente, com sucesso, nas unidades da Instituição.

Essa proposta considera a formação intelectual de excelência das pessoas sem perder de vista o sentimento, isto é, vai além de ensinar as competências e habilidades exigidas pela sociedade, demonstraa importância dos valores fraternos para a construção de um mundo melhor.

É por isso que nas escolas e nosCentros Comunitários da LBV, junto ao suporte necessário (alimentação, saúde, esporte, cultura e, claro, educação) para o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens, é feito um trabalho preventivo contra a violência, o bullying, o preconceito e outros problemas.

Pelo trabalho que tem realizado ao longo dessas seis décadas, a LBV tornou-se referência internacionalem Educação com Espiritualidade Ecumênica.Associou-se, em 1994,à Organização das Nações Unidas (ONU), integra o Departamento de Informação Pública (DPI), a Conferência das Organizações Não Governamentais com Relações Consultivas para as Nações Unidas (Congo) e o Conselho Econômico e Social (Ecosoc).

Neste último, obteve, por unanimidade, o status consultivo geral, que lhe dá o direito de participar das reuniões de todas as áreas do organismo, com voz atuante nas recomendações de políticas públicas internacionais.

Os excelentes resultados obtidos na educação decrianças, adolescentes e jovens fizeram com que a Legião da Boa Vontade fosse convidada a apresentar essa pedagogia no mais importante encontro anual da ONU sobre assuntos socioeconômicos: a Reunião de Alto Nível (High-Level Segment), do Ecosoc.

O evento, ocorrido em julho de 2011, em Genebra, na Suíça, serviu para que ministros e embaixadores do mundo inteiro pudessem conhecer práticas e exemplos de sucesso a fim de que possam reproduzi-losem seus países.Vale ressaltar que a LBV replica esse modelo na Argentina, na Bolívia, nos Estados Unidos da América, no Paraguai, em Portugal eno Uruguai.

Para obter outras informações sobre o trabalho sexagenário da Legião da Boa Vontade, basta acessar o sitewww.lbv.org.br ou ligar para o tel. (81) 3413-8600.

Nenhum comentário: