ARARIPINA

ARARIPINA

GOVERNO PE

SQS

SQS

HMSM 50 ANOS

HMSM 50 ANOS

O BLOG NO FACEBOOK

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

EUA - CONGRESSO DA ACADEMIA AMERICANA DE OFTALMOLOGIA REÚNE ESPECIALISTAS DE TODO MUNDO, INCLUSIVE ARARIPINA


O Congresso da Academia Americana de Oftalmologia reúne todos os anos cerca de 12 mil especialistas na área, de diversos locais do mundo. Este ano Araripina marcou presença no evento com a participação do médico oftalmologista e Doutor em Ciências Visuais, Alfredo Andrade. A 115° edição do evento foi realizada entre os dias 21 a 25deste mês, em Orlando, Estado da Flórida, nos Estados Unidos da América.

Segundo o especialista, o Congresso é considerado o maior evento em porte comercial no mundo e também o melhor em conteúdo científico no meio acadêmico na especialidade de oftalmologia. “Nesse evento há a possibilidade de se conhecer novas tecnologias e discutir sobre a real utilidade dos medicamentos e tratamentos para diversas doenças que acometem os olhos, assim como, se informar dos resultados dos estudos científicos mais recentes sobre diversos temas das subespecialidades oftalmológicas”, ressalta Dr. Alfredo Andrade.

Este ano o Congresso da Academia Americana de Oftalmologia destacou as novas técnicas e equipamentos sobre cirurgias para correção de grau (cirurgias refrativa ou mais popularmente conhecida como cirurgia da miopia) e cirurgia de catarata – mais comum em idosos e pessoas com diabetes melito.

“Além da formação médica continuada, a participação num evento desse porte garante ao profissional atualização e poderá oferecer a população do Sertão do Araripe tratamentos mais personalizados em oftalmologia, utilizando como base o conhecimento, que permitirá aplicar no tratamento das doenças os recursos mais adequados, levando em conta o custo/benefício na solução dos problemas que mais frequentemente acometem a população”, explica Andrade.

IMAGEM DA HISTÓRIA - RUA 25 DE MARÇO EM SÃO PAULO

LEGIÃO DA BOA VONTADE - PAIVA NETTO CELEBRA 22 ANOS DO TBV COM ORAÇÃO ESPECIAL PELAS FAMÍLIAS


No dia 22 de outubro, o diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), o jornalista, radialista e escritor José de Paiva Netto, comandou a sessão solene em comemoração dos22 anos do Templo da Boa Vontade (TBV). Ele transmitiu, via satélite, para o Brasil e o mundo uma mensagem especial pelo aniversário do monumento, localizado em Brasília/DF (Setor de Grandes Áreas Sul (SGAS) 915, Lotes 75 e 76), e fez uma oração ecumênica pelo fortalecimento moral e espiritual das famílias.

A sessão solene foi o ápiceda festividade “Outubro no TBV”, que teve início em 30 de setembro e cuja programação abrangeuma série de eventospara celebrar o aniversário do Templo da Boa Vontade, inaugurado em 21 de outubro de 1989, por Paiva Netto.Com ambiência plena de espiritualidade, o local inspira a harmonia naqueles que o adentram. Não à toa,é conhecido como o Templo da Paz, tornando-se, ao longo desses 22 anos de existência, parada obrigatória para quem deseja manifestar a fé de maneira livre e/ouencontrar tranquilidade e paz interior.

Também constituireferênciade peregrinação ecumênica e ponto de encontro da cultura, da educação, da arte e da religiosidade porpropiciar a seus visitantes e frequentadores momentos de elevaçãodo saber e do Espírito, além da vivência de nobres sentimentos.Aclamado pelo povo como uma das Sete Maravilhas de Brasília, é o monumento mais visitado da capital brasileira, recebendo anualmente mais de um milhão de peregrinos do país e do exterior, segundo dados oficiais da Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal (Setur).

Construído na forma de pirâmide heptagonal, o TBV tem arquitetura moderna.Em seu topo há aquela que é considerada a maior pedra de cristal puro do mundo, com aproximadamente 21 quilos. O piso da nave, em mármore,contém o desenhode uma espiral com dois caminhos, que são percorridosem oração pelos visitantes e peregrinos.

O caminho de cor escura, no sentido anti-horário, representa a difícil jornada do homem na busca de um ponto de equilíbrio,terminando no centro da pirâmide, exatamente sob o cristal, ondeuma placa redonda de bronze simboliza a descoberta da luz e o início de uma nova jornada. Por sua vez,o caminho de cor clara, no sentido horário, representa a trilha iluminada pelos valores morais e espirituais conquistados mediante o esforço individual.O percurso é concluído em frenteaoTrono e Altar de Deus, representação artística ecumênica criadapeloescultor italiano Roberto Moriconi.

Outros espaços do Templo da Boa Vontade atraem atenções de pessoasdo mundo todo,dentre os quais se destacam a Mandala, o Memorial Alziro Zarur, a Sala Egípcia — ambiente de recolhimento e meditação —, a Galeria de Arte e a Fonte Sagrada. Visitar o monumentoestá se tornando, cada vez mais,um compromisso inadiável para quem passa por Brasília.

“Outubro no TBV”

Cerimônias ecumênicas e apresentações musicais, culturais e artísticassão algunsdos eventoscomemorativos do 22º aniversáriodo TBV.No dia 8, foi inaugurada, na Galeria de Arte, a mostra cultural e artística “Juventude: 50 anos de Boa Vontade”, que permanecerá aberta para visitação até 30 de outubro.O público poderáconhecer na exposiçãoa história, a luta e as realizações de um dos mais tradicionais movimentos de protagonismo juvenil: a Juventude Ecumênica Militante da Boa Vontade de Deus.

No dia 21, o Plenário José de Paiva Netto, no Parlamento Mundial da Fraternidade Ecumênica(ParlaMundi), da LBV, foi palcodas duas sessões do “Espetáculo Música Legionária — Ideal e Militância”. O show, que contou com vários recursos e técnicas eincluiu ritmos como pop, rock, hip hop, tango e sertanejo, teve a participação de solistas e coros de diversas regiões do Brasil,os quais expressaram, por meio da arte, o espírito solidário que identifica o trabalho da militância no bem.

As apresentações musicais encontraram-secom outras linguagens da arte — dança, teatro e peças em multimídia —, retratando situações vividas por Jesus e Seu impacto renovador sobre aqueles que receberam Sua mensagem.Nesse dia, também ocorreu, na Nave do TBV, um ato ecumênico, com a presença de autoridades, lideranças religiosase representantes de diferentesáreas do conhecimento humano e de organizações da sociedade civil.

OPlenário José de Paiva Netto ainda foi o lugar em que se realizou, no dia 22, oshow “Juventude: 50 anos de Boa Vontade”. Na ocasião, bandas, duplase intérpretes individuais apresentaram as canções vencedoras da edição 2011do Festival Internacional de Música da LBV.

A festividade “Outubro no TBV” prosseguirá até o fim do mês. Mais informaçõesacerca do Templo da Boa Vontade e/ou sobre a programação dos eventos podem ser obtidasdiretamente no monumento, pelo tel. (61) 3114-1070 ou no site www.tbv.com.br.

ARARIPINA – ESCOLA LUZANIRA RAMOS – ALUNA TENTA MATAR OUTRA A FACA POR CAUSA DE EX-NAMORADO


Uma tentativa de homicídio foi registrada por volta das 21:00 de quinta-feira, 27/10/11, dentro da Escola Luzanira Ramos em Araripina. Conforme a polícia a acusada de 19 anos, estudante, solteira, residente na Serra do Jardim, zona rural do município, tentou esfaquear a vítima, idade não informada, por conta de ciúmes. Ainda segundo a polícia a acusada só não conseguiu o seu intento porque outros alunos impediram e tomaram a faca. A acusada foi presa ainda em flagrante em sua residência, foi ouvida e depois recambiada para o presídio feminino em Verdejante, sertão central.

OURICURI – AVENDA FERNANDO BEZERRA – TRIO É PRESO COM ARMAS E MUNIÇÕES
Às 06:30 da manhã de terça-feira, 25/0/11, 03 pessoas foram presas por porte ilegal de arma de fogo na Avenida Fernando Bezerra, centro de Ouricuri. De acordo com a polícia durante uma abordagem de rotina a um veículo Chevette Classic de cor preta e placa PEN-2926, foram encontradas no interior do mesmo, três armas de fogo, sendo uma carabina Puma, modelo 775, calibre 38, com 10 cartuchos intactos e dois revolveres calibre 38 Taurus com 05 cartuchos cada, totalizando 10 projéteis. O trio alegou que era funcionário da empresa Retentor Segurança LDTA, mas não tinha nenhuma identificação da empresa e nem porte de arma. Diante dos fatos os mesmos foram apresentados juntamente com as armas na DPC de Ouricuri.

EXÚ – CENTRO – FRENTISTA É MORTO A TIROS EM CRIME PASSIONAL

Um homicídio foi registrado por volta das 20:53 de quinta-feira, 27/10/11, na Rua da Escola Infantil, zona urbana de Exu. Segundo a polícia a vítima identificada por Antonio Jovani Duarte de Sena de 24 anos, solteiro, frentista, o qual residia no Bairro Nossa Senhora Aparecida, apresentava um tiro nas costas e dois no braço esquerdo, próximo as axilas. Uma equipe da polícia civil realizou a perícia e conduziu o cadáver para o necrotério do hospital local. Durante diligências os policiais do GATI apreenderam o acusado de 19 anos, agricultor, residente nas Casas Populares, o qual foi encontrado em sua residência e conduzido para a DPC local. A arma do crime não foi localizada e segundo informações de familiares da vítima, esta não possuía nenhum inimigo, mas tinha um relacionamento amoroso com uma adolescente, ex-namorada do imputado.

Fonte - CPS-II/GPS-II/ Petrolina/DEPOL e 2ªCIA/Araripina

sábado, 29 de outubro de 2011

OURICURI - PRF APREENDE QUASE 100kg DE FRONHAS DE HOSPITAIS AMERICANOS


Mais uma apreensão de tecidos suspeitos de serem material hospitalar estrangeiro usado ocorreu na quinta-feira, 27/10/11, em Pernambuco. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptou, em Ouricuri, na altura do quilômetro 94 da BR-316, cerca de cem quilos de fronhas com marcas de hospitais norte-americanos com indícios de terem sido descartados, por conterem diversas manchas.

A carga estava sendo transportada por um Novo Uno, preto, placa PFA-3347, de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, e tinha como destino o Maranhão. A proprietária da mercadoria e o seu genro (que dirigia o veículo) foram encaminhados à Delegacia de Salgueiro.

A apreensão ocorreu durante o procedimento de rotina dos policiais do posto fiscal da PRF e ocorreu por volta das 17h. O veículo foi escolhido aleatoriamente e, logo no início da vistoria na carga, constatou-se se tratar de material têxtil suspeito. Os tecidos trazem os nomes de instituições como St. Joseph’s Hospital, Nanticoke Memorial Hospital (do Estado de Delaware) e do Memorial Hospital of Martinsville.

Desde o último dia 11, Pernambuco e o Polo de Confecções do Agreste estão no centro de uma polêmica sobre reaproveitamento de tecidos usados por instituições do setor de saúde nacionais e estrangeiras em peças de roupas. Aos oficiais, as duas pessoas detidas informaram que adquiriram os artigos em uma pequena confecção da cidade de Santa Cruz do Capibaribe. O nome da microempresa não foi revelado.

Fonte -JC Online

CURITIBA - DEPOIS DE DESENTENDIMENTO COM ZEZÉ DE CAMARGO, LUCIANO É INTERNADO EM HOSPITAL


O cantor Luciano, da dupla Zezé di Camargo e Luciano, foi internado na manhã desta sexta-feira (28) no hospital Santa Cruz, em Curitiba, ele deu entrada por volta das 10h no centro médico onde passou por exames.

Até por volta das 11h, não foi divulgado boletim médico nem o estado de saúde do cantor que na noite de quinta-feira (27), fez uma apresentação conturbada na capital do Paraná.

Após um desentendimento nos bastidores, Zezé subiu ao palco sozinho. Algum tempo depois, Luciano chegou para a apresentação e, antes de participar do show, anunciou o término da dupla.

A assessoria de imprensa da dupla, não confirmou o fim da união entre os irmãos e afirmou que tudo não passa de um desentendimento comum entre os irmãos.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

ARARIPINA - MUNICÍPIO É RECORDISTA EM ACIDENTES COM MOTOS E MORTES - CLIQUE NA IMAGEM E ASSISTA



Araripina, no Sertão de Pernambuco, a 700 km do Recife, é a cidade recordista em número de vítimas fatais por acidente de moto, de acordo com números contabilizados pelo governo de Pernambuco. Esta foi uma das estatísticas apresentadas em reportagem do NETV 2ª Edição, na terceira reportagem da série que aborda os acidentes de moto.

Dos 23 mil veículos que circulam nas ruas, 57% são motos, diz o Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran). Mas esta é uma realidade relativamente recente. Os animais utilizados no transporte foram sendo substituído por motos em consequência do aumento do poder aquisitivo. O crédito tornou-se mais fácil e a frota aumentou mais do que o esperado. Faltou a cidade se preparar para a mudança: apenas dois policiais militares fazem a fiscalização. A Policia Militar disse que vem realizando ações de prevenção e repressão a motociclistas infratores, mas lembrou que a organização do trânsito é de responsabilidade do município

O agricultor e mototaxista Cícero Pereira leva a filha na escola na garupa da moto. Ela não usa capacete e tenta justificar: “É porque ela vem cedo pra escola, toma banho, aí o cabelo dela vem molhado aí usar o capacete vai grudar o cabelo dela de novo”, diz. Já Kauê Guedes, 14 anos, aprendeu a pilotar com os pais e os tios. Ele não demonstra preocupação com equipamento de proteção ou fiscalização. “A polícia aqui não liga muito”, conta. A Prefeitura do município está criando a Autarquia de Trânsito e Transporte, que deve começar a funcionar em janeiro, com 32 agentes. “O nosso objetivo é educar, mas caso continuem as infrações, nós vamos ter como coibi-las, como no caso de multas, apreensões, tudo que a lei permitir”, explica Vicente Alencar, chefe de gabinete da Prefeitura de Araripina.

Na cidade não há o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) nem o resgate do Corpo de Bombeiros e 90% dos pacientes acidentados que chegam ao único hospital do município são vítimas da motocicleta. Dos motociclistas atendidos no hospital, 30% confessam ter ingerido bebidas alcoólicas antes de pilotar. Sobre habilitação, 77% declararam não possuir e 27% assumiram não utilizar o capacete.

A equipe médica não dispõe de profissionais capacitados para fazer o socorro adequado e os feridos são transferidos para o estado do Ceará ou para o Recife, onde o principal hospital de emergência está lotado. “Se o atendimento pudesse ser feito e resolvido aqui, de imediato, aumentariam as chances de diminuir as sequelas e os casos de morte aqui em Araripina”, afirma o médico Oscar Lins Filho. A Secretaria Estadual de Saúde informou que estuda uma parceria com o governo do Ceará.

Fonte - G1 Pernambuco/Globo.com

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

ANATEL - TIM É OBRIGADA A PAGAR MULTA POR NÃO CUMPRIR METAS DE QUALIDADE


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou, em publicação no Diário Oficial da União de terça-feira (25), que a empresa TIM deverá pagar R$ 4,23 milhões por não alcançar “as metas de qualidade estabelecidas, em descumprimento ao disposto na regulamentação aplicável ao setor”.

A Anatel não detalhou quais foram os termos não cumpridos pela operadora. Em nota, a TIM, respondeu que a multa aplicada – com pagamento realizado em setembro de 2011 – é referente aos serviços prestados de outubro de 2005 a setembro de 2006, avaliados pelo Plano Geral de Metas de Qualidade da Anatel.

A companhia afirma ainda que vem apresentando melhoras expressivas nos indicadores de qualidade do órgão, alcançando, desde agosto de 2010, 100% das metas de atendimento e de rede, em 17 dos últimos 21 meses.

Agência Brasil

INSS - EDITAL PARA CONCURSO SAI EM 23 DE DEZEMBRO, DIZ MINISTRO


O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, afirmou nesta quinta-feira (27) que o edital do concurso público para o preenchimento de 1.875 vagas no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será publicado no dia 23 de dezembro.

Uma portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), de 19 de outubro, prevê 375 vagas de perito médico previdenciário, que exige nível superior em medicina, e 1.500 para técnico do seguro social, que exige nível médio. Pela lei, o prazo para publicação do edital é de até três meses após a portaria.

“O edital vai ser publicado no dia 23 de dezembro. Já houve autorização pelo Ministério do Planejamento e aqueles que estão aguardando o edital do concurso vão receber uma espécie de, não é presente, porque quem vai fazer concurso não vai receber presente, vai se submeter a um julgamento, um teste. Mas no dia 23 de dezembro o edital vai ser publicado para aqueles que querem ingressar como técnicos da previdência ou como médicos peritos”, afirmou o ministro.

Fonte - Blog do Carlos Brito

ORLANDO SILVA - DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO OFICIALIZA SAÍDA DE MINISTRO


A exoneração do ministro do Esporte, Orlando Silva, foi publicada nesta quinta-feira (27) no Diário Oficial da União (DOU). O ministro deixou o cargo na noite de quarta (26) após uma reunião de mais de uma hora com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto.

A publicação trouxe a confirmação da nomeação de Waldemar Manoel Silva de Souza, que é secretário-executivo do Ministério do Esporte, como interino da pasta. O último despacho de Orlando Silva tratou do cancelamento de autorização para que Souza se afastasse do país para acompanhar eventos esportivos dos XVI Jogos Pan-Americanos.

A saída de Orlando Silva é o resultado de quase duas semanas de desgaste político depois da divulgação da denúncia de que o ministro teria participação em um esquema de desvio de dinheiro público do Segundo Tempo, um programa do federal destinado a promover o esporte em comunidades carentes.

O próprio ministro fez o anúncio, em uma entrevista coletiva depois do encontro com a presidente. Silva, que tinha ao lado o presidente nacional do PC do B, Renato Rabelo, disse que examinou com Dilma a “crise” que, segundo afirmou, foi produzida com as denúncias sobre ele.

“Examinamos essa crise criada nos últimos dias, os ataques que sofri. Eu reafirmei para a presidenta que não há, não houve nem haverá quaisquer provas que me incriminem, diferentemente do que foi publicado em uma revista semanal. Fato nenhum houve que possa comprometer a minha honra, fato nenhum houve que possa comprometer a minha conduta ética”, declarou.

(Do G1 c/foto)

ARARIPINA – PE-615 – AGRICULTOR MORRE APÓS COLISÃO E ATROPELAMENTO


A vítima Severino Rodrigues dos Santos de 49 anos, casado, agricultor, o qual residia na localidade de Lagoa de Dentro, zona rural de Araripina, trafegava por volta das 13:30 de domingo pela PE-615 em uma motocicleta YBR, cor preta, ano 2009, placa KHZ-8084, quando segundo a polícia colidiu com outro veículo não identificado que trafegava na mesma via e não foi identificado.

Com o impacto da batida a vítima morreu no local e seu corpo ficou totalmente dilacerado com a cabeça esmagada. A polícia militar foi acionada, mas não conseguiu localizar o carro e nem o motorista.

A polícia civil foi acionada e após a perícia o corpo foi removido do local até o necrotério do HMSM por uma equipe da AFASAL, Assistência Familiar São Lázaro. O caso foi registrado na delegacia para as investigações.

TRINDADE – CENTRO E VILA SÃO PEDRO – DUAS PESSOAS SÃO PRESAS POR MANDADO DE PRISÃO
Duas pessoas foram presas por força de mandado de prisão em Trindade na terça-feira, 25/10/11. A primeira prisão aconteceu por volta das 11:30 da manhã na Rua 25 de Abril no centro, sendo detido o indivíduo de 45 anos, residente na Vila Saraiva. A segunda prisão aconteceu no mesmo dia por volta das 20:40 na Rua São João, Vila São Pedro. Lá foi preso José de 26 anos. Os acusados foram apresentados na delegacia de Trindade para adoção das medidas legais.

OURICURI – BAIRRO NOSSA SENHORA DO CARMO – HOMEM É PRESO COM 3kg DE MACONHA
O indivíduo de idade ignorada, residente no Bairro Nossa Senhora do Carmo em Ouricuri, foi preso por tráfico de drogas por volta das 02:00 da madrugada de terça-feira, 25/10/11. Na casa dele os policias encontraram uma bolsa com 3kg de maconha pronta para o consumo. O acusado foi conduzido até a DPC local e autuado em flagrante.

EXÚ – CENTRO – JOVEM É PRESO PELO GATI COM 20 PAPELOTES DE COCAÍNA

O de 18 anos, solteiro, residente na Vila Aparecida em Exu, foi preso pelo GATI por volta de 01:45 da madrugada de domingo, 23/10/11, próximo ao Clube Brilho do Sol no centro. Segundo a polícia ele estava com 20 papelotes de cocaína e no momento da prisão conduzia uma motocicleta CG Honda 150 Titan, placa KJM-5701, que também foi apreendida e junto com ele e a droga foram entregues na DPC local.

Fonte - CPS-II/GPS-II/DEPOL e 2ªCIA/Araripina

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

SAÚDE - UNIDADE MÓVEL DA UNICLINIC NOVIMENTA FIM DE SEMANA NO DISTRITO DO MORAES


A Uniclinic do Araripe, a maior e mais completa clínica do sertão tem uma missão muito especial, cuidar bem das pessoas. Assim nasceu o projeto da Unidade Móvel da Uniclinic, o qual foi logo denominado o braço social desta grande prestadora de serviços médicos do Araripe.

Muita gente quis saber a razão do nascimento dessa Unidade Móvel, mas basta um olhar para a saúde do Município de Araripina que logo se constata a existência de uma profunda precariedade no sistema. Muitas vezes faltam médicos nos PSFs, hospital e o número bastante reduzido de especialistas provoca um profundo descontentamento da população, muitas vezes abandonada e esquecida.

Dr. Valmir Filho informou que a cidade vive uma situação difícil com a falta de medicamentos, lentidão na marcação de consultas, sem urgências, o que aumenta o sofrimento da população, muitas vezes até por descasos administrativos da gestão atual.

Para amenizar a situação Valmir Filho e o seu irmão Dr. Ryan Lacerda, estarão juntos no Distrito do Moraes no próximo domingo, dia 30/10/11, e com eles a unidade móvel com mais 03 médicos, 02 enfermeiros e um dentista, os quais prestarão gratuitamente à população, atendimento durante todo o dia. Na agenda dos médicos consta também uma programação no dia anterior, sábado 29/10/11, também no Moraes, onde a Uniclinic realizará à noite uma grande festa após uma reunião com a comunidade.


Jovens e lideranças locais vão comemorar a inauguração da carreta móvel, que estará exposta no distrito até a data do atendimento. “Vamos todos prestigiar e participar desse mega evento que vai se transformar na mais moderna e pujante obra social dos empreendedores e médicos Valmir Filho e Ryan Lacerda, vamos juntos de forma solidária fazer a nossa parte e construir uma nova perspectiva de saúde onde não haja tanto sofrimento e desencanto da população araripinense”, disse o médico Valmir Filho.

Ele ainda alfinetou o atual prefeito Lula Sampaio dizendo que o mesmo conhece muito bem e sabe suas obrigações, sabe o que prometeu à população e tudo que não foi feito. “A nossa missão e o nosso compromisso é trabalhar, é realizar, é desenvolver a minha terra e por isso que a Uniclinic vem trazendo mais médicos e serviços especializados para toda região do Araripe, Falou o médico Valmir.

Encerrando as suas palavras junto a membros da imprensa na clínica o médico Valmir Filho deixou a seguinte mensagem: “É uma questão de humanidade, de sentimento, de amor, de respeito ao ser humano. Não poderia continuar vivendo aqui de forma omissa, assistindo tudo que acontece, fazendo de conta que a saúde da população está boa. Afinal sou um profissional da saúde e vejo que ela, a saúde está quebrada. É triste falar tudo isso, mas é a realidade das comunidades, dos jovens, das mulheres e dos homens todos vêm sendo penalizados. É necessário que rapidamente se resolva essa questão para que ela não continue, por isso, convoco meus colegas médicos, meus amigos, as lideranças para juntos por amor a Araripina nos unirmos em defesa do povo. Agradeço a Deus pela força que vem me dando e agradeço a população o incentivo que recebo todos os dias”.

ESTRADAS - LULA SAMPAIO, SALOMÃO E COMITIVA VÃO AO RECIFE COBRAR O ASFALTO DA ESTRADA DA RANCHARIA


Na semana Passada o prefeito Lula Sampaio em companhia do ex-vereador Salomão da Rancharia, do vereador Evilásio Mateus e do deputado federal Wolney Queiroz, levaram uma comitiva do Distrito de Rancharia diretamente para o Recife e lá cobrar o asfaltamento que liga a PE-615 até o citado distrito.


A comitiva foi bem recebida na SETRA, Secretaria de Transportes do Estado de Pernambuco e DER, Departamentos de Estradas e Rodagem.


Saíram satisfeitos do encontro com o secretário, o qual prometeu agilizar o andamento da obra e analisar com atenção a situaçõa da Avenida Perimetral de Araripina, que liga o aeroporto à BR-316, além de cortar toda a cidade.


Fotos - Paulo Elias

ELEIÇÕES 2012 - Dra. SOCORRO FALCÃO LANÇA PRÉ-CANDIDATURA A PREFEITA DE ARARIPINA


A médica Socorro Falcão esteve participando na manhã de terça-feira, 25/10/11, de uma entrevista ao Programa Canal Aberto da rádio Arari FM, quando na ocasião lançou a sua pré-candidatura a prefeita de Araripina. Filiada ao PSL a médica explicou a sua opção partidária como uma forma de gratidão por ter sido este o partido que garantiu a primeira eleição do seu esposo Raimundo Pimentel à Assembléia Legislativa. Também, segundo ela, pelo impasse que estava sendo criado dentro do PSB, legenda presidida no município por Pimentel.

Socorro Falcão não poupou críticas ao prefeito Lula Sampaio. Em vários momentos da entrevista, ela fazia questão de dizer que a decisão política de rompimento era dirigida única e exclusivamente ao prefeito Lula Sampaio. Para ela, a frente das oposições representa o sentimento de renovação e mudança ao atual modelo de gestão implantado na prefeitura de Araripina.

Dra Socorro disse ainda que a frente de oposição vai percorrer Araripina mantendo contatos e conversando com a população, empresários, profissionais liberais, entidades de classe, enfim, todos os segmentos da sociedade para formular um plano de ação que venha a beneficiar Araripina.”Precisamos resgatar Araripina e vamos conseguir com a força e a determinação de todos aqueles que gostam dessa cidade. Araripina não pode mais conviver com esse atraso e esses desmandos”, disse Socorro.

Com informações do Blog do Martinho Filho

NO PREGO - CARRO DO CONSELHO TUTELAR DE ARARIPINA SEM RODAR HÁ 03 MESES E TRABALHOS PARADOS


O Conselho Tutelar de Araripina vem enfrentando uma série de dificuldades e culpa o poder público municipal pela falta de atenção para com aquele órgão, que cuida das crianças e adolescentes do município. Segundo os conselheiros, o conselho tutelar está entregue as baratas, sendo que até o telefone foi cortado e depois de muito trabalho religado.

Um dos problemas mais graves que está enfrentado no momento é a falta de transporte para deslocamento nas ocorrências diárias. Segundo Luiz Henrique, o carro está no prego em uma oficina no Bairro da Bomba há pelo menos 03 meses, levando sol e chuva, enquanto que as várias diligências e ocorrências não estão sendo feitas por conta do carro.

Ainda sengundo Luiz, o conselho vem sentindo na pele a insatisfação da população, que vê todo o trabalho do órgão ir por água abaixo. Os conselheiros estão de mãos atadas sem o veículo que é o principal meio de locomoção do grupo até os limites do município de Araripina e região. Eles pedem uma atenção maior da prefeitura e acreditam que o problema possa ser solucionado o mais rápido possível

Com informações do Blog do Conselho Tutelar de Araripina

22 ANOS - GRUPO ROSAS DE ARARIPINA PARABENIZA O JOVEM FÁBIO OLIVER PELA PASSAGEM DO SEU ANIVERSÁRIO


Nascido em 26 de outubro de 1989, filho José Francisco Pereira dos Santos e de Lailza Oliveira Nunes dos Santos, residente no Sitio Torrinha – Zona Rural de Araripina, rsse jovem tem mostrado força e compromisso pelas causas coletivas e sociais.

Seu prazer pelo meio social deu-se início no Grêmio Estudantil da Escola Luiz Gonzaga Duarte (CERU) quando com 60% dos votos da comunidade estudantil, entre 3 chapas foi eleito Presidente por dois anos (2005/2006). O jovem Fábio participou de alguns movimentos que trabalham na área social como Presidente do Rotaract Club, onde entre outras atividades realizou um desfile de moda com jovens da nossa cidade no Shopping de Rua, realizado pelo Rotary Club.

Conselho de Direito da Criança e do Adolescente, realizou palestras na Escolas Estaduais sobre o ECA( estatuto da Criança e do Adolescente) e representou por três vezes o estado de Pernambuco na Conferência Nacional em Defesa dos Direitos de Criança e Adolescentes, contribuindo com suas propostas, idéias e levando a necessidade e o nome de nossa cidade (2005/2007/2009).

Na I Conferência de Juventude realizado em 2007, recebeu o Prêmio Jovem Promessa entregue pelo Presidente LULA. Foi coordenador ( 2008/2009/2010) da Catequese de Crisma da Igreja Católica. Em parceria com o SEBRAE e Instituto Fé-Comercio foi instrutor do curso de formação em Empreendedorismo para jovens, capacitando 60 jovens de Araripina e mais 140 da região para o mercado empreendedor.

Hoje o jovem presta serviço voluntário ao Grupo Rosas de Araripina e é por sua simplicidade e determinação que o parabenizamos nesta data tão especial. Ao jovem Fábio Oliver, os nossos votos de muita paz, saúde e felicidade. É o que deseja Cristiane Moura em nome do Grupo Rosas de Araripina, toda a sua família, amigos e aqueles que em tão pouco tempo você vem conquistando os corações dos seus colegas de trabalho da GRE Sertão do Araripe.

PARABÉNS AMIGO!!!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

ARARIPINA - 14 ACIDENTES DE TRÂNSITO NO FIM DE SEMANA E UM MORTO


Cerca de 23 ocorrências foram registradas neste último fim de semana na emergência do Hospital e Maternidade Santa Maria com 14 acidentes de trânsito divididos em 10 motociclísticos, 02 automobilísticos e 02 atropelamentos com uma vítima fatal e outra duas transferidas para o Hospital Regional Fernando Bezerra em Ouricuri.
Os números são das 13:00 de sexta-feira, 21/10/11 às 10:00 da manhã de segunda-feira, 24/10/11. Neste mesmo período também foram registrados 02 acidentes de trabalho, 03 agressões físicas por espancamento, 02 agressões físicas por arma branca, 01 agressão física a enxada e 01 acidente doméstico.
Os casos deste fim de semana aconteceram na Lagoa de Dentro, Centro (06), Serra da Torre, BR-316, Sítio Morada Nova, Distrito de Rancharia, Vila Santa Maria, Rua Sargento Orlando (02), Alto da Boa Vista, Avenida Antonio de Barros Muniz, Serra do Aperto, Cavalete-I, Sítio Lagoa Redonda e Vila Serrânia.
Na semana passada das 20:40 de quarta-feira, 19/10/11 às 11:00 da manhã de sexta-feira, 21/10/11, outras 10 ocorrências foram registradas naquela unidade hospitalar com 06 acidentes de trânsito divididos em 05 motociclísticos e 01 automobilístico.
No mesmo período também foram registrados 02 acidentes de trabalho, 01 caso de abuso sexual e 01 caso de morte natural. Os casos na semana passada aconteceram no Sítio Mulungú, Centro (03), Alto da Boa Vista, Vila Santa Maria, Sítio Tamanduá e Sítio Catolé.
Fonte - HMSM/Araripina



Fotos - Fredson Paiva

REGIÃO DO ARARIPE - CAMPEONATO SUB-19 TERÁ INÍCIO DIA 29 DE OUTUBRO


Conforme planejado pela Diretoria do Bode, o técnico Mirandinha, terminou neste último final de semana, a fase de observação de jogadores que estavam atuando em Campeonatos de Pernambuco e Alagoas. A observação pelo técnico teve início em setembro deste ano. Foram relacionados 28 jogadores dos 32 previstos inicialmente pelo professor Mirandinha;

O Campeonato sub – 19, na região do Araripe, será iniciado em 29/10/11, com 12 Cidades do sertão do Araripe. Este Campeonato servirá de base para a formação do juniores.

Com a saída do Diretor de futebol Walmy Bezerra, as atribuições foram divididas em três, sendo as atividades administrativas para a secretaria executiva, Mercia Arruda e atribuições de representação, para o Presidente Ronaldo Fabiano, além das atribuições técnicas para o Professor Mirandinha.

Com informações do www.bodedoararipe.com.br

ARARIPINA – BR-316 – BANDIDOS ASSALTAM CARRETA, SEQUESTRAM CASAL E ROUBAM 34 PNEUS


Conforme informações policiais por volta das 05:00 da manhã de sábado, 22/10/11, as vítimas encontravam-se dormindo no interior da carreta volvo de cor preta, placa KYX-1908, ano 2011, a qual estava estacionada em frente a empresa Supergesso de Araripina, localizada na BR-316, quando 03 elementos não identificados quebraram os vidros das portas com revólver e pistola, renderam as vítimas e as amarraram no banco cama que fica na parte de trás do veículo, em seguida conduziram a carreta para a Serra do Jardim, ao lado da PE-585, e com ajuda de outro elemento roubaram os 34 pneus da carreta.
A carga roubada foi colocada em outro veiculo, em seguida fugiram tomando destino ignorado. As vítimas um casal residente no Paraná. Depois que os mesmos foram libertados procuraram a delegacia para prestar queixa e registrar o caso. A polícia ainda não tem pistas dos assaltantes, mas as investigações continuam.

ARARIPINA – II – HOMEM É PRESO POR FURTAR OUTRO DENTRO DE BAR NO HORTIGRANJEIRO
A vítima de 20 anos, residente no Alto da Boa Vista, foi roubado por volta das 09:00 da manhã de sábado, 22/10/11, nas imediações do Hortigranjeiro por um elemento de 25 anos, residente no Bairro Zé Martins. Segundo a polícia os dois estavam discutindo em via pública na Rua XV de novembro por conta de um dinheiro que o acusado havia furtado, cerca de R$ 135,00 quando a vítima cochilava em um bar do Hortifrutigranjeiro. Diante da situação todos os envolvidos foram conduzidos para DPC de Ouricuri que estava de plantão onde foi lavrado o flagrante.

OURICURI – FAZENDA PRADICÓ – GATI RECUPERA VEÍCULO ROUBADO
Uma equipe do GATI de Ouricuri realizava rondas no município por volta das 17:00 de sexta-feira, 21/10/11, quando abordaram no Sítio Pradicó na zona rural, o veículo Honda Civic, placa NPR-0718, de cor cinza, conduzido pelo motorista idade não informada. Quando foi verificado no sistema INFOSEG, os policiais descobriram que havia uma queixa de roubo do citado veículo. O condutor do carro informou aos policiais que o veiculo pertencia ao senhor de 46 anos, casado, agricultor, residente no Sítio Mandacaru, também na zona rural. Durante diligências os policiais localizaram o segundo e os dois foram apresentados na DP local juntamente com o carro, para adoção das medidas legais.

EXÚ – VILA MANASCÁS – GATI CUMPRE MANDADO DE PRISÃO E PRENDE DUPLA ACUSADA DE HOMICÍDIO

Policiais do GATI de Exú Cumpriram um mandado de prisão por volta das 13:00 de sexta-feira, 21/10/11, em desfavor de duas pessoas, ambos residentes no Bairro Gonzagão. O mandado de prisão foi expedito pelo juiz Ivan Noé Holanda Felix, onde a dupla é suspeita de um homicídio na cidade há alguns meses. A prisão dos mesmos aconteceu na Vila Manascás. Os evolvidos foram conduzidos e entregues na DPC local e depois recolhidos à cadeia pública, onde ficarão à disposição da justiça.

Fonte - CPS-II/GPS-II/Petrolina/DEPOL e 2ªCIA/Araripina


Fotos - Fredson Paiva

IMAGEM DA HISTÓRIA - BOB MARLEI E MICK JEAGGER JUNTOS

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

NO RECIFE - PREFEITO LULA SAMPAIO SE REÚNE COM O PRESIDENTE DA COMPESA


No último dia 21/10/11, o prefeito Lula Sampaio, o vereador Evilásio Mateus e o deputado federal Wolney Queiroz estiveram na sede da Compesa em Recife, quando foram recebidos pelo presidente da companhia Roberto Tavares. Na ocasião relataram ao presidente as constantes reclamações da população de Araripina com os serviços prestados pela Compesa, que vão desde a falta d´água em diversos bairros da cidade e a grande polêmica gerada em razão da mistura da água do açude de Lagoa do Barro com a do Rio São Francisco, que está gerando uma grande insatisfação da população.

Roberto Tavares disse que entendia a inquietação da população, mais assegurou que infelizmente essa é a única maneira de poder chegar água nas torneiras de Araripina, devido ao colapso que vive hoje a adutora do oeste que não tem capacidade de fazer chegar satisfatoriamente no município, por ser a última a ser servida pela adutora. Além disso, existem inúmeras ligações na trajetória da adutora. O presidente da Compesa disse que a água misturada atende a todos os requisitos exigidos pela legislação, inclusive citou que o açude de Lagoa do Barro está sendo responsável por 60% da distribuição de água.

Não muito satisfeito com os argumentos do presidente da Compesa, o prefeito Lula Sampaio quis saber o que seria necessário para que o povo de Araripina tivesse o direito de consumir água de boa qualidade. Roberto Tavares acertou com os presentes de passar um projeto que tem já pronto sobre o assunto, o que daria tranqüilidade à população e, sobretudo resolveria o problema de uma vez por todas. O projeto da Compesa será entregue ao prefeito Lula Sampaio e ao deputado federal Wolney Queiroz, para que ambos iniciem uma articulação política para resolverem de uma vez por todas esse problema.

A idéia é executar um projeto que tem na Compesa onde seriam perfurados poços profundos na chapada do Araripe com o objetivo de atender a cidade de Araripina. O projeto está estimado em R$ 50 milhões, e ficou acertado que o deputado Wolney Queiroz agendará uma audiência com o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, para em conjunto com o prefeito Lula e o governo do estado buscarem apoios para este projeto.

Com informações da Assessoria de Comunicação da PMA

Foto Paulo Elias

ENQUANTO ISSO...

POLÍTICA - CANTOR JOÃOZINHO DO EXÚ QUER SER PREFEITO


Em entrevista ao jornal Folha de Exu, o cantor Joãozinho do Exu revelou que é candidato a prefeito da cidade. Presidente municipal do PRB (Partido Republicano Brasileiro) em Exu, sertão de Pernambuco, o cantor – que já foi candidato a vice-prefeito - diz que é a solução para a cidade.

“Não me defino nem situação e nem oposição, hoje me defino como a solução para o Exu e sua riqueza cultural”, afirma.

Ele informou que quer ser prefeito para dar ao centenário de Luiz Gonzaga a importância que o evento merece.

Fonte - Blog do carlos Brito

Foto - Demóstenes Saraiva

SETE FACES QUE REVELAM DEUS - PAIVA NETTO


Em 21 de outubro, há 22 anos, tive a honra de inaugurar com a indispensável ajuda do povo, em Brasília/DF, o Templo da Boa Vontade (TBV). Desde que abriu suas portas, o TBV é, segundo dados oficiais da Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal (Setur), o local mais visitado da capital do país. Num artigo que escrevi para a Folha de S.Paulo, em 9 de agosto de 1987, delineei o espírito que norteia a Pirâmide das Sete Faces: A construção do Templo da Boa Vontade, com um só altar e um trono exclusivamente dedicados ao Senhor Deus, tem como supremo objetivo reunir todas as criaturas, sejam quais forem suas crenças ou descrenças (ateu também é filho de Deus), conduzindo-as à Unidade de Fé Realizante com base no Ecumenismo Irrestrito.

A Fé Realizante é aquela que se opõe à ociosa, egoística. (...) Revelou Jesus à samaritana, junto ao Poço de Jacó: “Deus é Espírito” e, por isso, “breve não mais será adorado em templos de pedra feitos pela mão do homem”. Por ser Espírito, “Ele procura, para Seus adoradores, aqueles que O adorem em Espírito e Verdade”. O TBV é, pois, a fase intermediária entre os templos de pedra e a época tão esperada em que os homens não mais necessitarão de templos materiais para orar a Deus. Natura non facit saltum. Por ser uma etapa transitória, aplicam-se a ele estas palavras inspiradas no ensinamento do Cristo Planetário: “Neste Templo até as pedras clamarão que Deus é Espírito e importa que seja adorado em Espírito e Verdade”. Corresponde dizer que nos tempos vindouros evoluirá a concepção restritiva de se adorar Deus apenas quando sob tetos materiais. Os templos, por mais que louváveis, não serão essenciais.

Curiosamente, nessa era ideal, sua frequência será a mais gloriosa de todos os tempos da Humanidade, porque haverão os homens compreendido ter Deus dentro de si mesmos. Ninguém mais se atreverá a frequentá-los como quem vai a uma descartável obrigação social, a um piquenique, a um desfile de moda. Quadro que entristece os religiosos compenetrados de sua missão. O lugar preferido por Deus para Seu culto é o coração humano. Não há aqui censura alguma aos que veneram seus templos para adoração ao Todo-Poderoso. De outra forma, como construiríamos o da Boa Vontade em Brasília?

O que concebemos é uma antevisão do que anunciou o Cristo. Dia virá em que a Humanidade inteira será reconhecidamente o Templo do Deus Vivo — território sagrado, onde todos poderão viver em Paz, como profetizou Isaías no Velho Testamento da Bíblia Sagrada. O Ser Humano finalmente entenderá que o Pai Celestial em Sua infinita sabedoria deve ser buscado e vivido em todos os lugares, durante todos os segundos da existência. Os sacerdotes sempre serão sacerdotes. Isto lhes nasce da alma: em seus templos e em qualquer parte. Sentem-se assim os homens de Fé, em todos os pontos do mundo. O Homem pode tentar, ainda que em vão, destruir as religiões na Terra: contudo, jamais conseguirá extinguir a religiosidade que nasce com ele, mesmo quando ateu.

Dia do Ecumenismo

Em homenagem ao Templo da Paz, por proposição do Deputado Federal Rodrigo Rollemberg, foi oficializado em Brasília o 21 de outubro como Dia do Ecumenismo. A iniciativa recebeu a adesão de outros pontos do País, a exemplo dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Paraná, e da cidade de Novo Hamburgo/RS. Durante todo o mês, uma rica programação cultural, religiosa e ecumênica celebra os 22 anos do TBV. Ele está localizado no SGAS 915, Lotes 75/76, Brasília/DF, Brasil.

PARÚSIA E A QUESTÃO ESPIRITUAL DO TEMPO

Foi para um 22 de outubro, do longínquo ano de 1844, que alguns irmãos cristãos norte-americanos aguardavam o retorno de Jesus à Terra. Fundamentaram-se em interpretação própria da profecia das 2.300 tardes e manhãs, descrita no livro de Daniel, no capítulo 8º, no Antigo Testamento da Bíblia Sagrada. Pelo fato de o segundo advento (a Volta do Divino Mestre ao plano das formas) não ter se dado, essa ocasião foi por eles denominada o Dia do Grande Desapontamento. No sábado, 22/10, durante a sessão solene das comemorações dos 22 anos do Templo da Boa Vontade, que tive a honra de comandar, reforcei que não percamos de vista o necessário cuidado que devemos ter ao apontar datas para o cumprimento das profecias de Deus. Como colaboração ao tema, apresento-lhes aqui trechos do capítulo “A questão espiritual do Tempo”, constante do meu livro “Jesus, o Profeta Divino”, um dos campeões de venda da 15ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro:

Essa questão do tempo, que está realmente próximo (Apocalipse, 1:1) — mas sempre lembrando que o tempo próximo da profecia apocalíptica se realiza por partes, dentro de grandes partes e da Grande Parte Final —, por sua vez, deve ser com insistência objeto de estudo e reflexão. O salmista no Velho Testamento da Bíblia Sagrada (Salmos, 90:4) o afirma e Pedro Apóstolo (Segunda Epístola, 3:8 e 9) no Novo Testamento o ratifica: “Mil anos dos homens são para Deus como o dia de ontem que já passou”. “Então, Jesus pediu dois dias para voltar”, constantemente destacava o saudoso Alziro Zarur. “E vai ressurgir, do mesmo modo como (no passado) ressuscitou, ao terceiro dia”, depois de ter sido “morto” e “sepultado” pelos seres humanos, os quais veio salvar.

Atentemos ainda para o fato de que esse “terceiro dia”, que terá início em 2001 (estávamos na década de 1990), possui mil anos de duração, segundo a contagem terrena. É palmar que lhes falamos do Terceiro Milênio, que vem logo ali. Nenhum de nós na Terra detém autoridade suficiente para apontar esta ou aquela data como a da Volta de Jesus, mas pode concorrer para abreviá-la, conforme se encontra na Segunda Epístola de Pedro, 3:11 e 12: “(...) Vivei em santo procedimento, (...) esperando e apressando a vinda desse Dia do Senhor (...)”.

O BREVE TEMPO DE DEUS

Reforçando o assunto Tempo, no tocante ao Retorno do Divino Mestre — como “o Leão da Tribo de Judá”, Apocalipse (5:5), isto é, com poder e grande glória (Evangelho segundo Mateus, 24:30), não mais como cordeiro a ser abatido —, releio em “Reflexões da Alma” trechos da análise que fiz, depois de estudar Zarur e em anos de pesquisa variada.

Alguns argumentam contra a credibilidade do Apocalipse, tendo em vista esta sua afirmativa: “... pois o tempo em breve chegará”. E o fazem até sem jamais o ter lido. Ou, se abriram suas páginas, passaram apenas os olhos nelas, com a ligeireza de quem lê um romance de quinta categoria... A esses, reiteradamente convido a levar em consideração determinados fatores, como há pouco vimos, e que, por serem tão importantes, ilustraremos melhor em outra ocasião.


José de Paiva Netto é jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

ARARIPINA – VILA SANTA MARIA – POLÍCIA CIVIL E OPERAÇÃO MALHAS DA LEI PRENDE HOMEM QUE TENTOU MATAR MULHER A GOLPES DE FACA


Policiais civis do CVLI da 24ª DESEC e Operação Malhas da Lei de Araripina prenderam por volta das 17:00 de quarta-feira, 19/10/11, na Vila Santa Maria em Araripina, o elemento de 40 anos. Conforme a polícia o preso é acusado de tentar matar sua companheira com vários golpes de faca no mês de junho deste ano na cidade de Ouricuri, sendo que na época o mesmo fugiu tomando destino ignorado, mas a justiça já havia decretada sua prisão preventiva, a qual foi cumprida pelos policiais. O acusado foi recolhido à cadeia pública onde ficará à disposição da justiça.

ARARIPINA – II – BAIRRO ALTO DA BOA VISTA – MENOR É APREENDIDO POR FURTAR PEDREIRO E 4 MIL REAIS
Uma operação conjunta entre policiais militares da ROCAM e GATI da 2ª CIA de Araripina apreenderam por volta das 22:00 de quarta-feira, 19/10/11 no Alto da Boa Vista, um menor de 17 anos das iniciais A.S. de 16 anos. Conforme a polícia o menor furtou do Pedreiro de 48 anos, residente na Rua São Benedito no mesmo bairro, a quantia de 4 mil reais e gastou com diversos objetos, entre eles um ventilador, um micro system , uma TV de 21 polegadas, um tênis, um Hack, um aparelho celular, perfumes e 05 meses de aluguel adiantado de uma casa no mesmo bairro, no valor de R$ 455,00. No momento em que foi apreendido foi encontrado com ele quase R$ 400,00. A polícia investiga ainda a compra de um revólver calibre 38 pelo menor, mas a arma ainda não foi localizada. O mesmo foi conduzido até a delegacia juntamente com os objetos apreendidos onde o caso foi registrado.

SANTA FILOMENA – SÍTIO BARRO – AGRICULTOR É INTERCEPTADO E MORTO A TIROS
O agricultor João Cícero da Luz de 50 anos, o qual residia no Sítio Manoel Felipe, zona rural de Santa Filomena, foi assassinado com vários disparos de arma de fogo por volta das 17:30 de quinta-feira, 20/10/11, em uma estrada que liga a sede do município à residência dele, mais precisamente no Sítio Barro. Conforme a polícia a vítima foi interceptada por um homem o qual chamou a vítima para conversar e o matou a tiros. Após o crime o assassino fugiu tomando destino ignorado. A polícia civil vai investigar o crime.

Fonte - CPS-II e GPS-II/Petrolina/DEPOL e 2ªCIA/Araripina


Fotos - Fredson Paiva

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

AFC - WALMY BEZERRA NÃO É MAIS DIRETOR DE FUTEBOL DO BODE DO ARARIPE


O desportista Walmy Bezerra confirmou ao blog algumas informações que circulavam pela cidade e não mais continua fazendo parte da diretoria do Araripina Futebol Clube o querido “Bode do Araripe”.

Ele disse que não estava dispondo de tempo suficiente para ocupar a diretoria de futebol do clube uma vez que a sua empresa está necessitando da sua maior presença. Walmy inclusive lamentou o fato de ter que se afastar do clube, citando que está mesmo impedido de poder contribuir por falta de tempo.

A notícia vai pegar muitos torcedores de surpresa e será motivo de repercussão. Walmy goza de muito prestígio junto aos torcedores, uma vez que foi ele o autor do projeto de criar uma equipe de futebol profissional em Araripina.

A idéia deu certa e hoje o município conta com um time que disputa a elite do futebol pernambucano. A saída de Walmy se dá justamente na fase em que o clube está montando a equipe para disputar o campeonato de 2012, que será iniciado na primeira quinzena do próximo ano.

Fonte - Blog do Martinho Filho

QUEDA DO DITADOR - KADHAFI FOI MORTO EM TIROTEIO APÓS SER CAPTURADO, DIZ GOVERNO DA LÍBIA


O ex-ditador líbio Muammar Kadhafi morreu nesta quinta-feira (20) vítima de um tiro na cabeça durante um tiroteio entre seus combatentes e homens fiéis ao novo governo, pouco após sua captura, segundo autoridades do Conselho Nacional de Transição (CNT), o governo provisório da Líbia. Não houve ordem para matar Kadhafi, disseram eles em entrevista em Trípoli, capital do país.

Ataque a comboio

Kadhafi, que tinha 69 anos, foi atacado próximo à sua cidade-natal, Sirte, quando integrava um comboio que tentava fugir da cidade. O comboio foi parado por um ataque aéreo francês, e depois abordado por tropas do novo governo líbio que estavam em solo. O premiê líbio, Mahmoud Jibril, citando um laudo pericial, disse que Kadhafi morreu vítima de uma bala na cabeça, durante o fogo cruzado. Segundo ele, não foi possível determinar de onde partiu o tiro. "Kadhafi foi tirado de uma tubulação", na qual tentou se esconder, descreveu Jibril. "Ele não mostrou resistência. Quando começamos a andar com ele, ele foi atingido por uma bala em seu braço direito, e quando o colocamos na caminhonete ele não tinha outros ferimentos." Um combatente do novo governo líbio, ouvido pela Reuters, disse que Kadhafi gritou "Não atire! Não atire!" ao ser descoberto na tubulação. Mas não havia confirmação disso. "Quando o carro se moveu, ele foi atingido no fogo cruzado entre os revolucionários e forças de Kadhafi", continuou Jibril. O coronel estava vivo quando foi tirado do local, mas morreu minutos antes de chegar ao hospital para o qual seria levado na cidade de Misrata, sempre segundo o laudo citado por Jibril. Mas imagens feitas por telefone celular durante o ataque mostraram Kadhafi ferido sendo carregado por combatentes e também seu corpo sendo arrastado pelo chão. Ainda não estava claro o que seria feito do corpo de Kadhafi.

Transição democrática

O CNT -que assumiu o governo do país desde a queda de Kadhafi, no final de agosto -disse que o anúncio da criação de um novo governo transitório e o começo da transição democrática vão ser feitos no sábado (22) em Benghazi, cidade em que começou a rebelião anti-Kadhafi, em meados de fevereiro. O conselho também confirmou que Muatassim, um dos filhos de Kadhafi, foi morto e teve seu corpo levado à cidade de Misrata. Mas o governo transitório líbio não confirmou se outro filho de Kadhafi, Saif al-Isral, foi morto ou capturado vivo. A busca por ele continuava. Saif é acusado de crimes contra a humanidade pela Corte Penal Internacional, que nesta quinta-feira voltou a insistir para que se entregue e enfrente a Justiça.

Tomada de Sirte

A cidade de Sirte, último foco de resistência dos combatentes kadhafistas, foi tomada definitivamente pelos rebeldes nesta quinta, após semanas de cerco e resistência dos combatentes pró-Kadhafi. A TV Líbia Livre chegou a divulgar que, na ação, haviam sido presos Muatassim, um dos filhos do coronel, além de Mansur Dau e Abdala Senusi, dos serviços de inteligência. Os rebeldes depois confirmaram que Muatassim foi morto em Sirte. Já o médico Abdu Rauf disse à France Presse que o ex-ministro de Defesa do regime deposto, Abubakr Yunes Jaber, também morreu na ação.

Comemoração

Os rebeldes e a população comemoraram a notícia da captura e, logo depois, da morte de Kadhafi, nas ruas das principais cidades líbias.

Repercussão

O presidente dos EUA, Barack Obama, disse que a morte de Kadhafi era o fim de um "capítulo longo e doloroso" da história líbia. O democrata ofereceu ajuda americana na transição do país à democracia. Em Angola, a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, disse que a morte não deveria ser comemorada, mas que a transição democrática líbia deve ser apoiada.

Desaparecido

Kadhafi, derrubado após a tomada da capital, Trípoli, no fim de agosto, estava desaparecido desde então, e prometia reagir às tropas do CNT, que tenta, com apoio das potências ocidentais, reorganizar o país na transição para a democracia. Kadhafi era procurado pelo Tribunal Penal Internacional de Haia, da ONU, por crimes contra a humanidade cometidos durante a repressão aos rebeldes. O CNT havia garantido, em várias ocasiões, que pretendia levar o coronel e seus aliados a julgamento no próprio país.

Guerra civil

Iniciada em meados de fevereiro na cidade de Benghazi, a rebelião contra o ex-ditador colocou a Líbia em uma violenta guerra civil e em crise humanitária, que provocou milhares de mortes. A repressão da rebelião por forças do governo mataram pelo menos 25 mil pessoas e provocavam crescentes críticas da comunidade internacional, inclusive de ex-aliados do coronel. Com o apoio aéreo da Otan, obtido por resolução do Conselho de Segurança da ONU, os rebeldes lutaram em várias frentes para tentar derrubar o regime, que resistiu com violência. Após idas e voltas no campo de batalha, os rebeldes finalmente tomaram a capital, Trípoli, no fim de agosto. Desde então, focos de resistência foram combatidos, principalmente nas cidades de Bani Walid e Sirte. Desde o fim de agosto Kadhafi estava desaparecido. Mas ele prometia reagir às tropas do CNT, em declarações à imprensa aliada. O CNT afirmava que só começaria o novo governo transitório após debelar totalmente a resistência kadhafista. A rebelião contra Kadhafi começou no contexto da chamada Primavera Árabe, série de movimentos pró-democracia que também derrubou governos na Tunísia e no Egito e abala atualmente os regimes ditatoriais no Iêmen e na Síria.

O jovem que matou Kadhafi usou pistola dourada


A cadeia de televisão Al Arabiya identificou Ahmed Al Shebani, de 18 anos, como o autor do disparo que acabou com a vida de Kadafi. Aqui, ele exibe sua famosa pistola dourada.

Fonte: G1/You Tube/AFP/Blog Diniz K-09

ELEIÇÕES 2012 - DEPUTADO RAIMUNDO PIMENTEL GARANTE QUE FRENTE DE OPOSIÇÃO CONTINUA UNIDA


O deputado estadual Raimundo Pimentel (PSB) concedeu entrevista hoje pela manhã no Programa Canal Aberto da Rádio Arari FM, quando na ocasião garantiu que a frente de oposição em Araripina formada por 13 partidos continua unida e com o mesmo discurso. O deputado disse que a frente vem se reunindo com o objetivo de preparar um grande projeto político e administrativo para Araripina. Segundo ele, todos os segmentos da sociedade serão ouvidos para formalizar um plano de governo para ser apresentado no próximo ano.

Mais uma vez o parlamentar não poupou críticas ao prefeito Lula Sampaio (PTB). Questionado quando a frente de oposição definiria o nome do candidato a prefeito, o deputado disse que as discussões serão longas e o caminho do consenso será percorrido com muita responsabilidade e maturidade. Pimentel citou como exemplo o grupo de oposição contar com políticos que tem história em Araripina e também que são experientes e com maturidade para no momento certo decidirem quem será o candidato que vai disputar as eleições 2012.

Por outro lado, Pimentel também disse que os 13 partidos que integram a oposição estão bastante organizados e articulados para a disputa da eleição proporcional. Bastante otimista, o deputado disse que pelo menos seis frentes proporcionais foram montadas e estão bem competitivas com chances de eleger 10 vereadores podendo chegar a 12. Vale lembrar que a Câmara Municipal de Araripina passará a ocupar 15 cadeiras de vereadores nas próximas eleições.

Sobre o mistério em qual partido a sua esposa doutora Socorro Pimentel tinha se filiado o deputado informou que a mesma pertence ao quadro de filiados do PSL, cujo presidente é Idelfonso do Mel.

Fonte - Blog do Martinho Filho

CARAVANA DO TRABALHO - DISTRITO DE GERGELIM RECEBE PREFEITURA NOS DISTRITOS


Na última terça-feira, 18/10/11, O distrito de Gergelim recebeu a comitiva de secretários,assessores e lideres políticos do município, e ali foi anunciada a seqüência do programa Prefeitura nos Distritos.


Toda a prefeitura desenbarcou na comunidade de Gergelim com um leque de serviços, em todas as áreas, principalmente na infra-estrutura, quando se inicia a pavimentação de ruas, recuperação de estradas e o saneamento básico de varias ruas daquele distito.


Na ação social os programas se deslocaram possibilitando a população de Gergelim, o acesso rápido aos principais serviços desta secretaria e das outras que estavam atendendo a população.


A agenda positiva do prefeito Lula Sampaio, consiste em um forte instrumento de realizações, elevando a qualidade de vida das pessoas, onde resultados são aprovados e o benenefício vai para todos.


No sábado dia 22/10/11, a agenda positiva, do prefeito Lula Sampaio, chega a comunidade da Bela Visdta e entrega a obra mais esperada daquele lugar, a pavimentação das principais ruas. A solenidade de entrega contará com a participação do prefeito, secretários municipais, lideranças políticas e do povo. Será um momento festivo para comemor esta importante conquista, que resulta em qualidade de vida para todos que ali residem. Em cada comunidade, em cada lugar, em cada área, sonhos realizados, novos sonhos construídos. O trabalho no lugar da indiferença, a esperança no lugar do medo.


Com informações da Secretaria de Educação


Fotos - Paulo Elias