ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 30 de março de 2011

ARARIPINA - RUA XV DE NOVEMBRO - MOTORISTA EMBRIAGADO COLIDE COM TRÊS VEÍCULOS


Por volta das 14:00 de sábado, 26/03/11, policiais de trânsito da 2ª CPM de Araripina foram solicitados por populares para atender uma ocorrência na Rua 15 de Novembro, centro da cidade, onde um carro havia colidido com três veículos e seu condutor apresentava sinais de embriaguez. Quando a viatura chegou ao local se deparou com muitos curiosos, veículos avariados e um homem tentando se evadir, mas foi contido pelo policiamento e identificado como Santos de 30 anos, residente na Avenida Antonio de Barros Muniz. Segundo a polícia o acusado estava embriagado e conduzindo um veículo Fiat Strada de cor vermelha, placa KKS – 2710, colidiu com um Ford Fiesta Sedan de cor prata, placa PEY – 8262, de propriedade da primeira vítima de 32 anos, residente no centro.
Uma moto Yamaha de cor preta, ano 2010, placa NXV – 8562, pertencente a segunda vítima de 30 anos, residente na Rua José Arnold Campos e também com outra moto. Ambos os veículos estavam estacionados e ficaram danificados, sendo todos conduzidos até a delegacia com seus proprietários, enquanto que o acusado foi encaminhado ao posto da PRF em Ouricuri.
Lá ele fez o teste do bafômetro e foi constatado que estava com grande teor de álcool no sangue. Segundo a polícia o teste apontou 1.9 quando o limite aceitável é 0.3. Ao retornar a delegacia o acusado foi autuado por embriaguez e direção perigosa.

Graças a Deus esta ocorrência teve apenas danos materiais e por pouco não houve uma tragédia, pois era dia de feira e na rua havia várias pessoas, principalmente idosos, mulheres e crianças da zona rural que se deslocavam à pé para pegar a condução nas praças e retornar para suas residências. As fotos são do internauta e radialista Jony Monteiro.
ARARIPINA – II - ALTO DA BOA VISTA – MAIS UM HOMEM É ESFAQUEADO

Mais um homem foi esfaqueado no Alto da Boa Vista em Araripina. Desta vez a lesão corporal aconteceu na Travessa Frei Damião, por volta das 18:00 de sábado, 27/03/11, quando a vítima foi atingido com um golpe de faca nas costelas, desferido por um elemento identificado apenas por Genivaldo, idade e residência ignorada. A vítima foi socorrida por populares até o Hospital Santa Maria, mas evadiu-se do local minutos depois. A polícia foi acionada, tentou localizar a vítima, como também o agressor, mas não obteve êxito, sendo o caso registrado na delegacia.

ARARIPINA – III - DISTRITO DE GERGELIM - HOMEM É PRESO POR EMBRIAGUEZ, DESORDEM, DESACATO, RESISTÊNCIA E DANO AO PATRIMÔNIO PÚBLICO

Às 17:00 de domingo, 27/03/11, uma equipe da PM da 2ª CIA de Araripina realizava rondas no Distrito de Gergelim quando avistaram um indivíduo embriagado e discutindo com populares. Ao abordá-lo, o mesmo reagiu com violência, desacatou os policiais e chegou a empurrá-los. Segundo a polícia além de estar bêbado o indivíduo de 26 anos, solteiro, residente à Rua Tadeu Gomes Alencar naquele distrito, estava descontrolado. Para prendê-lo a PM teve que usar a força necessária para contê-lo e conduzi-lo até a delegacia. No percurso entre o distrito até o centro o acusado ainda danificou a viatura policial com vários chutes e pontapés. O mesmo foi autuado por embriaguez, desordem, desacato, resistência e dano ao patrimônio público.

ARARIPINA – IV – CENTRO - BORRACHEIRO É PRESO TENTANDO ARROMBAR CARROS

O borracheiro de 19 anos, residente na Vila Bringel em Araripina, foi preso por volta das 14:30 de segunda-feira, 28/03/11 na Rua José Barreto de Souza Sombra, centro comercial da cidade. Segundo populares o mesmo estava tentando entrar em vários veículos que estavam estacionados nas ruas próximas à igreja matriz. Um comerciante chegou a filmar a ação do acusado, que foi até seguido por um sargento reformado e depois denunciado aos policiais. Na delegacia o mesmo relatou se usuário de drogas como cocaína e crack e que já foi internado em uma clínica para dependentes em Petrolina.

EXÚ - PE-585 - GATI RECUPERA SPRINTER ROUBADA E PRENDE MOTORISTA

Policiais do Pelotão de Exú localizaram e recuperaram um veículo que havia sido roubado e estava trafegando livremente naquela região. A informação chegou ao policiamento por volta das 09:00 da manhã de segunda-feira, 28/03/11, que um veículo sprinter de procedência ilegal estava fazendo lotação entre a cidade de Ouricuri e Exu. De posse da informação uma equipe do GATI saiu em rondas com o objetivo de localizar o veículo e por volta das 15:00 do mesmo dia os policiais encontraram a sprinter na PE-545. Ao procederem a vistoria confirmou-se que a placa era fria e o CRLV apresentado pelo motorista, de 28 anos, residente no Centro de Exu, era falsificado. O veículo e o motorista foram encaminhados a DP de Exu para os procedimentos legais.

Fonte - CPS-II/Petrolina/DEPOL e 2ªCIA/Araripina

CHAPADÃO DO ARARIPE - DOMINGO O BODE PEGA O VITÓRIA DE SANTO ANTÃO


Neste domingo, 03/04/11, o Araripina Futebol Clube, O Bode do Araripe, tem mais um confronto pelo Campeonato Pernambucano e vai jogar em casa contra o Vitória de Vitória de Santo Antão no Chapadão do Araripe. O jogo começa às 17:00 pela 20ª rodada do campeonato.

Junte sua torcida e vá torcer pelo Bode não ir ao rebaixamento e conquistar mais pontos. Transmissão da Rádio Arari FM. No outro domingo o Bode pega o Petrolina lá na Região do São Francisco, estádio Paulo de Souza Coelho.

OUTROS JOGOS DA 20ª RODADA

SÁBADO - 02/04/11 -

20h00 Náutico x Central ÀS 20:00h

DOMINGO - 03/04/11 -

17h00 Sport x Santa Cruz-PE
17h00 Porto-PE x Cabense
17h00 Petrolina x Salgueiro
17h00 América-PE x Ypiranga-PE

FIM DE SEMANA EM ARARIPINA - 15 ACIDENTES DE TRÂNSITO REGISTRADOS


Mais 20 ocorrências foram registradas na emergência do Hospital e Maternidade Santa Maria neste fim de semana, sendo que das 20 ocorrências, 15 foram acidentes de trânsito divididos em 14 motociclísticos e 01 automobilístico. Apesar dos números não houve vítima fatal, mas 02 pessoas foram transferidas para unidade hospitalares em Ouricuri-PE e Barbalha-CE, por conta das lesões sofridas nos acidentes.
Os números são das 20:40 de sexta-feira, 25/03/11 às 11:00 da manhã de segunda-feira, 28/03/11. No mesmo período foram registradas também 02 agressões físicas por arma branca, faca peixeira, com uma vítima transferida para Ouricuri, 02 agressões físicas por espancamento e 01 agressão física por arma de fogo, disparo com uma vítima fatal, caso ocorrido no Distrito Industrial.
Os casos aconteceram no Alto da Boa Vista (03), Distrito de Nascente (03), Serrolândia, Centro (03), Sítio Aperto, BR-316, Sítio Lagoa de Dentro, Sítio Ponta da Serra, Alto do Adelino, Avenida Perimetral, Serra do Caldeirão, Estrada do Jardim e Distrito Industrial.
Na semana passada, das 12:35 de quarta-feira às 10:00 de sexta-feira, 25/03/11, foram apenas 04 ocorrências, sendo 01 agressão física por arma branca, faca peixeira, 01 acidente de trabalho e 02 acidentes de trânsito. As vítimas foram atendidas, medicadas e liberadas. Os casos aconteceram no Sítio Nova Maravilha, Alto da Boa Vista, FEAGRA e PE – 615.
Nas últimas horas, das 19:00 de segunda-feira, 28/03/11 às 11:30 da manhã desta quarta-feira, 30/03/11, foram mais 08 ocorrências registradas na emergência daquela unidade hospitalar, sendo 06 acidentes de trânsito com 05 motociclístico e 01 automobilístico e 02 acidentes de trabalho. Não houve vítima fatal e nem transferências, sendo todos atendidos, medicados e liberados. Os casos aconteceram na BR-316 (02), PE-615, Distrito de Gergelim, Sítio Canstra, Planalto e Avenida Florentino Alves Batista.
Fonte - Hospital e Maternidade Santa Maria de Araripina


Fotos - Fredson Paiva

terça-feira, 29 de março de 2011

BRASIL DE LUTO - MORRE O EX-VICE-PRESIDENTE JOSÉ ALENCAR


Acaba a luta de José Alencar Gomes da Silva. Após 13 anos de combate a um câncer no abdome e 17 cirurgias, o ex-vice-presidente da República José Alencar faleceu às 14h41 desta terça-feira (29), aos 79 anos.

Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês desde segunda-feira (28), por conta de um "quadro de oclusão intestinal e peritonite, em condições críticas". Alencar estava sedado e morreu cercado pela família.

HISTÓRICO - Alencar lutava contra o câncer desde 1997, quando, após se submeter a um check-up, foi encontrado um tumor no rim direito e outro no estômago, retirados naquele mesmo ano.

No ano 2000, uma nova cirurgia removeu um tumor na próstata. Depois de retirar outros nódulos no abdme, Alencar foi diagnosticado com câncer no intestino.

José Alencar foi vice-presidente durante as duas gestões de Luis Inácio Lula da Silva (PT). Era casado com Mariza Campos Gomes da Silva e deixa três filhos: Josué Christiano, Maria da Graça e Patrícia.

O médico Raul Cutait, um dos coordenadores da equipe que cuida do ex-vice-presidente disse mais cedo que o ex-vice-presidente voltou a apresentar uma perfuração no abdômen e que a preocupação da equipe era minimizar o sofrimento do paciente. Alencar estava sedado e não tinha condições de ser operado.

José Alencar tinha recebido alta no dia 16 de março, após ter sido internado no dia 9 de fevereiro por causa de uma peritonite, que é uma inflamação no peritônio - membrana que reveste as paredes do abmônen - causada por uma perfuração no intestino.

Alencar interrompeu as sessões de quimioterapia há mais de um mês, devido a obstruções no intestino descobertas em novembro. O vice-presidente passou alguns dias na UTI Cardiológica e começou a fazer sessões de hemodiálise depois que os médicos detectaram piora da função renal.

Em setembro deste ano, Alencar foi internado no mesmo hospital em razão de um edema agudo de pulmão. Em julho, por causa de uma crise de hipertensão, ficou hospitalizado e passou por um cateterismo. Em novembro, durante outro período de internação, sofreu um infarto.

JOSÉ ALENCAR - O MINEIRO QUE EMOCIONOU O BRASIL

José Alencar Gomes da Silva nasceu no dia 17 de outubro de 1931, em Itamuri, município de Muriaé, na Zona da Mata de Minas Gerais.

O gosto pelo comércio começou cedo. Filho de Antônio Gomes da Silva e Dolores Peres Gomes da Silva, deixou a casa dos pais aos 14 anos. Passou a trabalhar como balconista numa lojinha de Muriaé. Começou ganhando 600 cruzeiros por mês. Pouco tempo depois, recebeu proposta mais vantajosa, e mudou-se para Caratinga (MG), onde continuou a trabalhar de balconista. Aos 18 anos, emancipado pelo pai, estabeleceu-se como comerciante, com a lojinha A Queimadeira.

Depois, virou viajante comercial, atacadista de cereais, dono de fábrica de macarrão, atacadista de tecidos e industrial do ramo de confecções.

Mas foi em 1967, em parceria com o empresário e deputado Luiz de Paula Ferreira, da área de beneficiamento de algodão, que deu seu maior passo na área industrial. Fundou em Montes Claros (MG) a Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas), um dos maiores grupos têxteis do Brasil, com 11 unidades industriais em quatro Estados. As plantas produzem e distribuem fios, tecidos, malhas, camisetas, meias, toalhas de banho e de rosto, roupões e lençóis, vendidos no mercado interno, nos Estados Unidos, Europa e países do Mercosul.

Passando pelas entidades empresariais, Alencar foi presidente da Associação Comercial de Ubá, diretor da Associação Comercial de Minas, presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria.

Entrou na política em 1994, quando candidatou-se ao Governo de Minas. Em 1998, foi candidato ao Senado e elegeu-se com quase três milhões de voto.

Em 2002, compôs a chapa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e em 2003 chegou ao mais alto cargo de sua vida pública. Elegeu-se vice-presidente para o período 2003-2006, quando se reelegeu.

HOMENAGENS - Recebeu inúmeros títulos de reconhecimento, entre os quais os de Doutor Honoris Causa, concedido pelo Conselho Universitário da Universidade Federal de Viçosa (MG), em dezembro de 2002; Professor Honoris Causa, concedido pelo Conselho Superior da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), em junho de 2003; Professor Honoris Causa, concedido pelo Conselho Técnico Administrativo do Senai/Cetiqt, do Rio de Janeiro, em julho de 2003; Doutor Honoris Causa, concedido pelo Conselho Universitário da Universidade Estadual de Minas Gerais – Unimontes, de Montes Claros (MG), em abril de 2004.

Foi distinguido também as seguintes condecorações: Nacionais - Ordem do Mérito Legislativo – 1985; Comenda do Mérito Cairu – 1985; Ordem de Rio Branco, Oficial – 1989; Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, Comendador – 1991; Ordem do Mérito Militar, Grã-Cruz – 2003; Ordem do Mérito Judiciário Militar, Grã-Cruz – 2003; Medalha do Pacificador – 2003; Ordem de Rio Branco, Grã-Cruz – 2003; Ordem do Mérito Naval, Grã-Cruz – 2003; Ordem do Mérito Aeronáutico, Grã-Cruz – 2003; Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, Grã-Cruz – 2003; Ordem do Mérito da Defesa, Grã-Cruz – 2003. Estaduais - Medalha da Associação Comercial de Minas - Empresário Destaque – 1970; Medalha da Associação Comercial de Minas - Empresário Destaque – 1975; Comenda do Mérito Industrial – 1976; Grande Medalha da Inconfidência – 1983; Medalha do Mérito Santos Dumont – 1985; Medalha da Ordem do Mérito Legislativo – 1985; Medalha Alferes Tiradentes - Bicentenário da Inconfidência Mineira – 1989; Medalha Comemorativa do Dia do Estado de Minas Gerais – 1989; Medalha do Grande Mérito Comercial – 1987; Comenda do Mérito Municipalista - 2003; Medalha Promotor de Justiça Ozanam Coelho – 2003; Grande Colar da Ordem do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios – 2003; Grande Colar do Mérito Legislativo Municipal – Câmara Municipal de Belo Horizonte – 2003; Ordem do Mérito Aperipê – Governo do Estado de Sergipe – 2004; Colar do Mérito da Corte de Contas Ministro José Maria de Alkmim, do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais – 2004.

É Cidadão Honorário dos Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe e do Distrito Federal, bem como dos seguintes municípios brasileiros: Além Paraíba, Alpinópolis, Araguari, Arcos, Belo Horizonte, Betim, Bom Despacho, Carangola, Caratinga, Cataguases, Divinópolis, Formiga, Frutal, Guaxupé, Itabira, Ituiutaba, Janaúba, João Monlevade, Juiz de Fora, Lavras, Leopoldina, Mariana, Monte Alegre, Monte Carmelo, Montes Claros, Paracatu, Pará de Minas, Paraopeba, Passos, Patos de Minas, Patrocínio, Pirapora, Poços de Caldas, Ponte Nova, Pouso Alegre, Prata, Rosário da Limeira, Santa Luzia, São João del Rei, São Sebastião do Paraíso, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Timóteo, Tiradentes, Três Corações, Tupaciguara, Turmalina, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Várzea da Palma, todos em Minas Gerais, e Campina Grande (PB) e Natal (RN).

DOENÇA - Alencar lutou contra o câncer desde 1997, quando, após se submeter a um check-up, foi encontrado um tumor no rim direito e outro no estômago, retirados naquele mesmo ano.

No ano 2000, uma nova cirurgia removeu um tumor na próstata. Depois de retirar outros nódulos no abdme, Alencar foi diagnosticado com câncer no intestino.

Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês desde quarta-feira (20), por conta de uma grave hemorragia no abdome. Alencar chegou a ser operado às pressas, mas o sangramento não parou. Ao todo foram 17 cirurgias.

O vice-presidente morreu na tarde terça (29).

José Alencar era casado com Mariza Campos Gomes da Silva e deixa três filhos: Josué Christiano, Maria da Graça e Patrícia. Deixa de lição sua imensa vontade de viver.

Fonte - JC Online/Blog do Jamildo

DISTRITO INDUSTRIAL DE ARARIPINA - ATENDENTE COMERCIAL MORRE BALEADO AO SAIR DE BAR


O atendente comercial Carlos Antonio de Carvalho Martins de 23 anos, solteiro, que residia na Rua José Arnold Campos, centro de Araripina, foi assassinado com um disparo de arma de fogo por volta das 23:45 de domingo, 27/03/11, no Distrito Industrial de Araripina, próximo a balança, quase à margens da PE-615.
O crime aconteceu quando a vítima era levada como carona em uma moto e foi baleada por ocupantes de um veículo branco que efetuaram o disparo ao cortar moto. A vítima caiu, foi socorrida por populares, mas já deu entrada sem vida no Hospital Santa Maria. Segundo a polícia militar que atendeu a ocorrência, a vítima momentos antes estava bebendo no Barracão do Zeca, localizado naquele distrito, sendo os principais suspeitos dois homens que também bebiam no local minutos antes de acontecer crime. Populares informaram que eram dois homens, um moreno e outro pardo, acompanhados de duas mulheres.

Uma equipe da CIOSAC foi acionada e passou a fazer diligências nas imediações na tentativa de localizar os possíveis suspeitos, sendo que na manhã de ontem, segunda-feira, 28/03/11, por volta das 06:00, a mesma equipe da CIOSAC foi informada que um veículo com dois homens e duas mulheres com as mesmas características dos que estavam no barracão, estavam em um veículo de cor branca se deslocando na BR-316 no sentido à cidade de Trindade. Rapidamente os policiais saíram no encalço e localizaram o carro próximo ao Distrito do Morais.

Quando os ocupantes perceberam a viatura tentaram empreender fuga, mas bateram no meio fio de uma rua daquele distrito e foram obrigados a parar. No carro estavam dois casais que foram conduzidos até a delegacia juntamente com o veículo Gol de cor branca, placa LVP - 8482.

Na especializada policial os homens foram identificados por André de 18 anos, amasiado, natural do Crato, plaqueiro, residente à Rua Santa Joana, Bairro São Pedro em Trindade, e Francisco de 18 anos, amasiado, natural do Exu, plaqueiro, residente no Bairro do Gonzagão em Exu. Eles negaram o crime e as companheiras deles também negaram, dizendo que não tinham nada a ver com o caso, mas as investigações da polícia civil e o depoimento de testemunhas confirmaram a participação na dupla no crime, sendo que falta descobrir quem realmente efetuou o disparo.  
Durante uma entrevista ao repórter policial Fredson Paiva da Arari FM, o suspeito André diz que no bar havia muitas pessoas, mas o proprietário também em entrevista confirmou que haviam somente 9 clientes, sendo 03 caminhoneiros, dois casais que ocupavam o veículo, um agricultor e a vítima. Em dado momento os dois casais saíram do bar e minutos depois retornaram só os homens.

Após os depoimentos os suspeitos foram encaminhados à cadeia pública, onde ficarão à disposição da justiça. Os dois já têm passagens na polícia conforme declarou o delegado Marcelo do Departamento de Homicídios da 24ª DESEC, mas a arma do crime ainda não foi localizada.
O sepultamento do jovem, que estava noivo, aconteceu sob forte comoção na tarde desta segunda-feira no cemitério do Sítio Tamboril. Confira a abaixo no player a entrevista com os suspeitos.

Reportagem/otos - Fredson Paiva

TRIBUTOS - BEBIDAS VÃO FICAR ATÉ 15% MAIS CARAS


O aumento médio na tributação das bebidas vai chegar a 15%, de acordo com a Receita Federal. Esse foi o percentual médio da correção dos preços de referência usados pelo Fisco para tributar cervejas, refrigerantes e água, segundo decreto publicado ontem no Diário Oficial da União. “Não houve aumento de alíquota, mas dos preços de referência, que estavam defasados desde 2008”, alegou o subsecretário de tributação e contencioso da Receita, Sandro Serpa. Ele admitiu que o impacto médio na tributação deve ter a mesma proporção.

A alíquota de Imposto sobre Produtos Industrializado (IPI) para cervejas continua 15%, enquanto para refrigerantes se manteve em 10%. Além disso, as chamadas bebidas frias pagam 9,5% de PIS/Cofins. Com o aumento da tributação, que entra em vigor em 4 de abril, e incluindo também o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) o governo espera um adicional de R$ 948 milhões na arrecadação de 2011.

Serpa explicou que a tributação de bebidas era feita por meio de alíquotas fixas por litro do produto até 2008, mas essa metodologia onerava os produtos mais baratos. Por isso, desde o fim daquele ano foi estabelecida tributação de acordo com os preços de cada categoria de produto no mercado, variando conforme a marca e a embalagem. A atualização da tabela corrigiu valores tomados entre julho e setembro de 2008 pelos praticados no varejo entre julho e setembro no ano passado, segundo pesquisa nacional elaborada pela FGV. O umento na tributação deve ser repassado para o preço final dos produtos.

Fonte - JC Online

SAÚDE - ALENCAR PASSA POR "MOMENTO CRÍTICO"


SÃO PAULO – Em estado crítico, o ex-vice-presidente José Alencar voltou ontem à unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Ele foi internado às pressas com uma suboclusão intestinal, um dos problemas de saúde que o ex-vice-presidente desenvolveu em razão do câncer no abdome. A assessoria de imprensa do hospital apenas informou que ele chegou, por volta das 13h20, em “condições críticas” e que a equipe médica que o acompanha estava oferecendo “medidas de suporte necessárias”. Desde o final do ano passado, a saúde de Alencar está cada vez mais debilitada. Ele sequer pode comparecer à posse da presidente Dilma Rousseff devido a esses problemas de oclusão intestinal.

Ele já foi submetido este ano a duas microcirurgias para conter sangramentos do aparelho digestivo, causado pela pressão dos tumores de câncer. As microcirurgias foram uma maneira de driblar as operações convencionais, já que Alencar passou por 17 cirurgias de porte e poderia não resistir a uma outra intervenção desse tipo.

Fazia poucos dias que Alencar havia voltado para casa. Em sua passagem anterior pelo hospital, ele ficara internado do dia 9 de fevereiro até o dia 15 deste mês. Enquanto esteve em casa, após a última alta, Alencar teve de ser levado ao Sírio-Libanês três vezes por semana para fazer hemodiálise e dar continuidade ao tratamento contra o câncer contra o qual luta há mais de 13 anos. A quimioterapia havia sido suspensa meses atrás em razão da saúde frágil do ex-vice-presidente. Sem ela, os tumores voltaram a crescer. Entre novembro do ano passado e janeiro deste ano, Alencar não chegou a ficar mais do que seis dias seguidos longe do hospital.

Em 25 de janeiro, ele fez uma aparição pública ao receber a Medalha 25 de Janeiro, em comemoração ao aniversário de São Paulo. Ao lado do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff, o ex-vice emocionou o público com um depoimento sobre a luta contra o câncer na região abdominal. “A situação está tão boa que não tem como melhorar. Todo mundo rezando, torcendo por mim. Se eu morrer agora, está bom demais, não posso me queixar. Mas estou lutando para não morrer”, disse Alencar.

Fonte - JC Online

ARARIPINA – VILA SERRANIA-I - HOMEM É PRESO AO ESFAQUEAR OUTRO DENTRO DE BAR


Após uma discussão no Bar do Ricardo na Vila Serrania-I, zona rural de Araripina, por volta das 11:30 da manhã de domingo, 27/03/11, o acusado de 25 anos, amasiado, residente na Rua 05 da mesma vila, esfaqueou no ombro a vítima de 21 anos, residente na Rua 06 da mesma vila. Policiais militares que estavam de serviço no Posto Fiscal foram acionados e conseguiram prender o acusado em outro bar na vila. A vítima foi socorrida ao Hospital Santa Maria, foi medicado e liberado.

IPUBÍ - SÍTIO PAU BONITO - MULHER É ESFAQUEDA POR AGRICULTOR

A agricultora residente no Sítio Pau Bonito, zona rural de Ipubí, foi agredida com um golpe de faca desferido pelo agricultor vulgo Mutuca de 50 anos, também residente no Sítio Bonito. O caso aconteceu por volta das 14:00 de sábado, 26/03/11 no local onde reside as partes. A Guarnição Tática foi informada pelo hospital local onde a vítima deu entrada e realizou diligências, culminando com a prisão do acusado. A agricultora foi medicada e liberada.

OURICURI - PE-122 - MENOR FRETA MOTO TAXI E TENTA MATÁ-LO COM PUNHAL
O moto taxista de 33 anos, residente no Bairro Nossa Senhora de Fátima em Ouricuri, foi apunhalado várias vezes por um menor infrator identificado por F.W.V.S. de 16 anos, residente no Bairro Nossa Senhora do Carmo. A agressão aconteceu por volta das 20:00 de sábado na PE-122, imediações do Sítio Primavera, zona rural do município. Conforme a polícia o menor fretou o moto táxi para o citado sítio e no local agrediu o mesmo com vários golpes de punhal, em seguida evadiu-se com sua moto. Através de informações os policiais realizaram diligências e localizaram o menor, a arma do crime e a moto. A vítima foi medicada e não corre risco de morte.

Fonte - CPS-II/Petrolina/DEPOL e 2ªCIA/Araripina

segunda-feira, 28 de março de 2011

PERNAMBUCANO 2011 - SALGUEIRO E ARARIPINA FICAM NO 2X2


Ainda não foi desta vez que o Salgueiro se recuperou da goleada sofrida para o Náutico na última semana. Ontem, o Carcará ficou apenas no empate em 2 a 2 com o Araripina, no Cornélio de Barros.

Com o resultado, a equipe do técnico Neco chegou aos 23 pontos e permanece na 7ª colocação. O mau desempenho no Estadual alimenta os rumores de uma reformulação do elenco antes do início da Série B do Brasileiro.

O Salgueiro abriu o placar numa bela jogada de Clébson, que depois de driblar um adversário acertou um belo chute no ângulo direito de Adson. O Bode conseguiu empatar aos 45 do primeiro tempo, com Marcelo Paraíba escorando cruzamento de Jonílson.

Logo no início da etapa final, o Carcará ficou em vantagem novamente, com o gol de cabeça de Rinaldo. No entanto, Oliveira voltou a deixar tudo igual aos 25. O Araripina chegou aos 18 e ainda briga contra o rebaixamento.

outros resultados na 19ª rodada

Central 2 x 3 Sport
Ypiranga-PE 0 x 3 Náutico
Santa Cruz-PE 2 x 0 Porto-PE
Cabense 1 x 0 Petrolina
Vitória-PE 1 x 3 América-PE

PRÓXIMOS JOGOS

SÁBADO - 02/04/11 -

20h00 Náutico x Central ÀS 20:00h

DOMINGO - 03/04/11 -

17h00 Sport x Santa Cruz-PE
17h00 Porto-PE x Cabense
17h00 Petrolina x Salgueiro
17h00 Araripina x Vitória-PE
17h00 América-PE x Ypiranga-PE

AVENIDA PERIMETRAL - GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS VAI PRESTAR HOMENAGEM AO EX-GOVERNADOR JOSÉ RAMOS


Durante sua passagem por Araripina no Seminário Todos por Pernambuco, o governador Eduardo Campos anunciou na casa do vice-prefeito Alexandre Arraes (PSB) que até meados deste ano iniciará a requalificação da Rodovia Perimetral que tem o nome do seu criador: o ex-governador José Ramos, ilustre morador daquele município.

A informação foi dada no Recife, pelo ex-deputado Emanuel Bringel (PSDB), que estava na casa do vice-prefeito quando o governador fez o anúncio.

Textual: “Esta rodovia tem apenas 6 km de extensão e foi um presente dado a Araripina por José Ramos quando era governador. Ela está totalmente deteriorada. O governador disse que vai recuperá-la e recuperar também o Hospital e Maternidade Santa Maria, que também está muito necessitado”, afirmou Bringel.

domingo, 27 de março de 2011

TECNOLOGIA & MEIO AMBIENTE - EMPRESA NEWGIPSO DO VICE-PREFEITO ALEXANDRE ARRAES SERÁ ABASTECIDA COM GÁS NATURAL


O gás natural é apontado como o único combustível capaz de aliar a sustentabilidade ambiental e o menor custo na produção do gesso, mudando a atual matriz energética no Araripe, hoje 95% baseada na lenha. Várias alternativas estão sendo estudadas para levar o gás para o maior polo gesseiro do país, como a construção de um gasoduto entre Caruaru e Araripina até 2014.


Enquanto a interligação não sai do papel, a Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) iniciou um projeto piloto no ano passado para promover o abastecimento através de carretas. Durante um mês, duas indústrias de gesso da região receberam o combustível de forma subsidiada. O objetivo da experiência era estimular outras empresas a optarem pelo gás natural.


Na quinta-feira desta semana a Empresa Newgipso, localizada no Distrito Industrital de Araripina, do empresário e vice-prefeito do município, Alexandre Arraes, recebeu uma carreta da Copergás, iniciando assim com pioneirismo via GNC, fornecimento de gás natural a sua empresa no município.


A iniciativa marca a entrada da companhia no polo gesseiro do Araripe, no Sertão Pernambucano, onde até 2014 a distribuidora espera expandir o consumo para mais de 100 mil m3/d. O carregamento inicial vai atender a demanda de 5 mil m3/d. A empresa utilizará o gás, inicialmente em fase de testes, no processo de queima direta dos fornos. Posteriormente, mais duas indústrias, a SM Gesso e a Super Gesso, passarão a receber o produto. O volume consumido vai saltar para uma média de 10 mil m3/d na região, que tem um potencial de consumo de cerca de 200 mil m3/d.


O uso do gás natural no Polo Gesseiro do Araripe é uma reivindicação antiga da cadeia produtiva local e das organizações ambientais. A região enfrenta sérios problemas de desmatamento para obtenção de lenha destinada à queima nos fornos do pólo gesseiro. Para incentivar o uso do gás natural na indústria local, o governo pernambucano isentou de ICMS todo o gás natural para uso industrial utilizado na região.


Araripina é a maior cidade do Polo Gesseiro de Pernambuco, considerado o mais importante do Brasil. Somente o município responde por 95% de todo o gesso utilizado no país e 40% das reservas mundiais.


Alexandre Arraes disse que a chegada do gás natural é uma renovação, é uma força do governo do estado procurando consolidar a matriz energética do pólo Araripe, onde haverá mais uma alternativa na substituição da lenha pelo gás.


Um dos benefícios é a fonte de energia limpa, que todos desejarão usar, usada hoje em grande parte da Europa e Estados unidos, que não degrada o bioma e evita a queima de madeira ilegal.


Para atingir 5 milhões de toneladas de gesso, volume de produção estimado para 2011, mais de 50 mil hectares são desmatados por ano. No processo de fabricação a partir de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), tem-se um consumo de 15 m3 por tonelada de gesso. Os empresários estão certos de que a mudança de combustível trará ganhos de produtividade em relação a outras matrizes como a lenha, coque ou óleo. "Com o gás natural, a queima ocorre mais rápido. E como a queima não gera cinzas, os gastos com manutenção serão bem menores", destaca Alexandre Arraes.


sexta-feira, 25 de março de 2011

IPUBÍ - CENTRO - ASSALTO, TIROTEIO E MORTE


Um assaltante morreu e outro foi apreendido pela polícia em um assalto frustrado à casa lotérica no município de Ipubí localizada na Praça Professor Agamenon Magalhães no centro. O assalto aconteceu por volta das 10:30 da manhã de ontem, quinta-feira, 24/03/11 e conforme a polícia, dois elementos chegaram ao local em uma motocicleta, adentraram na casa lotérica com armas em punho, renderam o segurança e anunciaram o assalto, tendo subtraído a quantia de 1.350,00 em espécie. No momento em que tentavam fugir, já na parte externa do estabelecimento, houve uma troca de tiros entre os indivíduos e uma terceira pessoa não identificada. 

No tiroteio o assaltante que depois foi identificado por Jeová Monteiro da Silva de 20 anos, solteiro, que residia em Trindade, tombou morto no meio da rua, enquanto que o outro, um menor infrator de 15 anos das iniciais L.A.L. residente na Vila Saraiva, também em Trindade, foi dominado por populares.

Viaturas de Serrolândia e Ipubi chegaram rapidamente ao local e apreenderam o menor, bem como um revolver calibre 38 com 05 munições, a motocicleta Honda de cor preta sem placa usada no crime e recuperaram o dinheiro. Tudo foi entregue na DP de Ipubi para os procedimentos legais. Esse foi o quarto assalto sofrido na agência do ano passado até agora, onde teve esse desfecho fatal.

BODOCÓ - PÁTIO DE EVENTOS - AGRICULTOR É PRESO POR DIREÇÃO PERIGOSA

Por volta da 05:40 da madrugada de sexta-feira, 25/03/11, o agricultor de 35 anos, casado, residente na Fazenda Carambola, zona rural de Bodocó, estava com visíveis sintomas de embriaguez e conduzindo uma camioneta Hilux/Toyota, de cor preta, ano 2004, placa LRB - 0552, em velocidade excessiva e manobras bruscas, invadiu a praça de eventos no centro da cidade, colocando em risco a vida de pedestres. O efetivo do GATI agiu rapidamente, interceptou o condutor que reagiu, mais foi detido e conduzido para a Polícia Rodoviária Federal de Ouricuri-PE. Após o teste do bafômetro retornou para a DPC de Bodocó-PE e foi autuado por direção perigosa e embriaguez.

Fonte - CPS-II/Petrolina/ 2ªCIA e DEPOL/Araripina

OURICURI - PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA MUDA A CARA DA CIDADE


A população de Ouricuri está recebendo melhorias no centro de sua cidade. Várias ruas e avenidas estão recebendo pavimentação asfáltica. O prefeito Ricardo Ramos disse que o objetivo é avançar e pavimentar mais ruas.


Algumas, inclusive, já em fase de acabamento como as ruas Jose Tomás de Aquino, João Virgíneo da Silva, Pedro Gonçalves entre outras. O prefeito informou ainda que prepara nova visita à Brasília para atrair outros investimentos.

Fonte - Blog do Carlos Brito

ARARIPINA E OURICURI A CAMINHO DO SANEAMENTO UNIVERSAL


As cidades de Araripina e Ouricuri, ambas no Araripe pernambucano, terão os perímetros urbanos totalmente saneados. O saneamento universal será implantado pela Codevasf com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento, PAC. Os dois contratos somam R$ 62,5 milhões, dos quais a maior parte, R$ 32,5 milhões, será investida em Ouricuri.

O edital de licitação, dividido em dois lotes, foi publicado no Diário Oficial da União dessa semana. A abertura das propostas está marcada para o dia 25 de abril. Segundo o superintendente da Codevasf em Pernambuco, Luís Frota, serão instalados 370km de rede de esgoto (coletora e condominial). "O saneamento básico vai beneficiar uma população urbana calculada em 75 mil habitantes nas duas cidades", informa.

Em Araripina, o esgotamento sanitário vai despoluir o canal São Pedro, cuja função é escoar águas pluviais, mas que tem sido utilizado para transporte do esgoto produzido na cidade. "A rede coletora que vamos construir vai receber todo esgoto que atualmente é direcionado para o canal", esclarece o engenheiro da Codevasf Ricardo Lisboa, gestor do PAC Saneamento em Pernambuco. Ainda de acordo com Lisboa, as duas obras vão gerar centenas de empregos para o sertão do Araripe. "Nós acreditamos que devam ser criados em torno de 600 novos postos de trabalhos para a região", informa.

Fonte - ASCOM

ARARIPINA E CARUARU SERÃO BENEFICIADAS COM CRECHES


Nesta quinta-feira (24), o deputado federal Wolney Queiroz (PDT/PE), com os prefeitos de Caruaru, José Queiroz (PDT-PE) e de Araripina, Lula Sampaio (PTB/PE), assinaram um convênio com a presidente Dilma Roussef, em Brasília, para a construção de seis creches nesses municípios.NE10.

De acordo com o convênio, quatro ficarão em Caruaru e duas em Araripina. Os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), como passaram a ser chamados os novos modelos de creches do Governo Federal, estão orçadas em R$ 1.320.962,99, cada uma, e têm capacidade para abrigar 216 crianças, na faixa etária de 0 a 5 anos.

As obras devem ser iniciadas ainda este ano e têm prazo de execução de 90 dias. Em Caruaru, os bairros contemplados com as unidades são: Agamenon Magalhães, Rendeiras, José Carlos de Oliveira e São João da Escócia.

“Nós sabemos que existe uma carência enorme nessas cidades de espaços de qualidade que possam receber crianças pequenas, inclusive de colo, para que as mães possam trabalhar com tranquilidade, sabendo que seus filhos estão sendo bem cuidados. Por isso comemoramos bastante a conquista dessas obras para Caruaru e Araripina”, comemorou Wolney.

Fonte - N10

ARARI FM - PROGRAMA FRENTE A FRENTE É APRESENTADO DE ARARIPINA PARA TODO ESTADO


Os deputados Wolney Queiroz (PDT) e Raimundo Pimentel (PSB), além do presidente da Compesa, Roberto Tavares, no programa Frente a Frente apresentado pelo jornalista Magno Martins, que foi transmitido diretamente da Arari FM 90,3, em Araripina, onde o blogueiro Magno acompanhou o seminário Todos por Pernambuco na semana passada.


DO PASSADO AO PRESENTE - IVENTE SANGALO 20 ANOS ATRÁS


Ai está a nossa Ivete Sangalo, no palco com a imortal Banda Mirage. “Os Beatles de Juazeiro-BA E Petrolina-PE” eram reis e Ivetinha (Nós a chamávamos assim) aparecia de vez em quando pra dar uma canja.

CHAPADÃO DO ARARIPIE - ARARIPINA NÃO PASSA DO 0X0 CONTRA O YPIRANGA


O goleiro do Ypiranga Geday e os erros de finalização do Araripina fizeram o placar da partida de ontem entre o Bode e a Máquina de Costura, no Chapadão do Araripe, não sair do 0x0. O resultado foi comemorado pelo time de Santa Cruz do Capibaribe, que ganhou um ponto e uma posição. Chegou aos 17 pontos e assumiu a 9ª colocação, na vaga do Vitória, que foi derrotado pelo Porto por 2x0.


Já os sertanejos lamentaram o placar, pois permaneceram em penúltimo, na zona do rebaixamento, também com 17 pontos, levando desvantagem no número de vitórias (5x4). Na próxima rodada, o Araripina pega o Salgueiro, e o Ypiranga recebe o Náutico.


No jogo de ontem, o goleiro Geday foi o grande destaque, com, pelo menos, três defesas que salvaram a Máquina de Costura, que quase conseguiu o gol nos contra-ataques. O jogo foi corrido e o placar terminou sendo justo no final.


OUTROS RESULTADOS DA RODADA


Náutico 5 x 1 Salgueiro
Porto-PE 2 x 0 Vitória-PE
Petrolina 2 x 1 Central
América-PE 1 x 2 Santa Cruz-PE


VEJA ABAIXO MAIS FOTOS DO JOGO