ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

PETROLINA - EMBRAPA VAI APRESENTAR TRÊS NOVAS VARIEDADES DE FEIJÃO NO SEMIÁRIDOSHOW


Os agricultores que visitarem a Semiárido Show 2011, que começa hoje (22) e vai até quinta-feira (25) na Embrapa em Petrolina, vão conhecer três novas variedades de feijão caupi – BRS Tapaihum, BRS Acauã e BRS Carijó – desenvolvidas pela Embrapa Semiárido.

O feijão caupi é uma das culturas mais importantes do do Brasil, tanto como principal fonte de proteína na alimentação, quanto na geração de renda e emprego nos sertões da Bahia, Pernambuco e Piauí. As opções de plantio para esta espécie estão limitadas a cultivares de grãos de cores, marrom, canapu e mulato, principalmente.

As novas variedades oferecem opções interessantes de plantio, pela alta produção, precocidade, resistência às principais viroses e de mercado para os agricultores da região. Um deles, o BRS Tapaihum, por exemplo, é a primeira cultivar de grão de tegumento preto disponibilizadas pela pesquisa para consumo humano.

No Rio Grande do Sul e Santa Catarina há cultivares com essa coloração, mas usadas para adubação verde. Tapaihum é uma palavra indígena da etnia Pataxó e que significa preto. De acordo com o pesquisador Carlos Antonio, misturada à carne de caprina defumada, poderá ser uma opção para consumidores cozinharem uma autêntica feijoada nordestina.

A BRS Acauã, por sua vez, é a primeira cultivar tipo “canapu” desenvolvida pela pesquisa agropecuária brasileira. Os grãos desta espécie são de cor clara amarelada, formato arredondado, sabor agradável e coloração persistente durante o armazenamento.

Ela é recomendada para áreas irrigada e de sequeiro dos sertões da Bahia, Pernambuco e Piauí. O terceiro tipo de feijão a ser apresentado é o BRS Carijó. Esta cultivar é do tipo “fradinho”, tendo sido desenvolvida para as condições de cultivo do Vale do São Francisco, que até então não tinha esse tipo. (com infprmações da Ascom Embrapa).

Fonte - Blog do carlos Britto

Nenhum comentário: