ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

LBV NA SEMANA DA PÁTRIA - PAIVA NETTO


Conforme informei neste espaço, a Liga da Defesa Nacional (LDN-RS), entidade que organiza a Semana da Pátria, e o governo do Rio Grande do Sul homenageiam este ano, no tema estadual, a Legião da Boa Vontade e, no nacional, o padre e inventor brasileiro Landell de Moura (1861-1928).

Alunos da rede municipal e estadual de ensino e diversas instituições gaúchas pesquisarão sobre a história e os programas socioeducacionais da LBV, que, no decorrer de 61 anos, prima pelo civismo e pelo desenvolvimento da cidadania ecumênica. Aliás, no mês de setembro, a LBV participará, como faz todos os anos em várias regiões do país, dos desfiles cívicos estudantis e militares, levando às ruas sua mensagem de Paz e, à frente do pelotão legionário, a majestosa estampa de Jesus, o Cristo Ecumênico.

Programação

Os eventos da Semana da Pátria começaram no domingo, 14/8, em Glorinha/RS, com a 74a edição da Corrida do Fogo Simbólico da Pátria. No mesmo dia, à tarde, a chama foi recebida em Porto Alegre, na Usina do Gasômetro. Na ocasião, o prefeito José Fortunati assim se pronunciou: “Sabemos que a Chama do Fogo Simbólico da Pátria sempre significou o conhecimento, o saber, a esperança de nova vida.

E é isso que queremos, que a Chama Simbólica de 2011, em Porto Alegre, signifique conhecimento, saber, tolerância e uma sociedade nascida da Espiritualidade, da Solidariedade, cada vez mais humana, enfim, na qual as pessoas possam conviver em melhores condições”. A respeito da homenagem à LBV, Fortunati comentou: “Mais do que justa. A LBV tem, ao longo de sua história, construído, especialmente, um trabalho social da maior importância, que tem se enraizado no país, que alcança crianças e adolescentes em situação de risco social.

Tem feito um trabalho espiritual para todas as idades, e acho que esse reconhecimento vem exatamente ao encontro da expectativa de todos. Que a gente possa, através de instituições sérias, como no caso da LBV, realmente consolidar um país mais justo e mais solidário”. Em 27 de agosto, sábado, o Coral Ecumênico Infantil Boa Vontade abrirá o Dia Cívico na Escola Municipal Passarinho Dourado, onde estarão representadas outras instituições e escolas de Porto Alegre. No dia primeiro de setembro, quinta-feira, o governador Tarso Genro fará a abertura oficial da Semana da Pátria em todo o Estado.

Na capital gaúcha, pela manhã, no Monumento ao Expedicionário, e no período da tarde no Memorial do Rio Grande do Sul, um representante da LBV também se pronunciará. Uma mostra sobre os homenageados, com o título “Nós Brasileiros”, organizada pelas Secretarias de Educação do Estado e do Município e diversas entidades, será aberta, nesse dia, pelo governador. A exposição irá até 11 de setembro. Em Santo Ângelo, o desfile cívico estudantil ocorrerá no domingo, 4/9, e a parada militar, na quarta-feira, 7/9. Ambos, na Av. Marechal Floriano.

A Semana da Pátria se encerrará na quarta-feira, 7/9, com o Desfile da Independência, na Av. Loureiro da Silva. Nesse dia, além de desfilar, jovens da LBV farão a Guarda do Fogo Simbólico da Pátria no Monumento ao Expedicionário, no Parque da Redenção, na capital do Estado. Minha saudação aos que se esmeram para o sucesso desses eventos. E meus agradecimentos à Liga da Defesa Nacional e ao governo gaúcho pelo expressivo gesto de apreço e reconhecimento ao trabalho da LBV.
Força armada e civil, tudo é Brasil!

Professor Niskier

Agradeço ao ilustre educador Arnaldo Niskier as publicações que gentilmente me encaminhou. Entre elas, o “Jornal de Letras”, do qual é diretor responsável, e a “Revista do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE/Rio)”. Trabalhos que primam pela excelência na Educação e na Cultura. Por sinal, o professor Niskier, que é também presidente do Conselho de Administração do CIEE/Rio e membro da Academia Brasileira de Letras, foi agraciado recentemente com o Prêmio Personalidade Cidadania 2011, uma iniciativa da “Folha Dirigida”, do Centro de Informação das Nações Unidas e da Associação Brasileira de Imprensa.
Ao nosso caro amigo, os parabéns da LBV.

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br – www.boavontade.com

Nenhum comentário: