ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

VLT - PETROLINA TERÁ NOVO SISTEMA DE TRASNPORTE PÚBLICO


O prefeito Julio Lóssio assinaou nesta quinta-feira (10), a Ordem de Serviço para iniciar um estudo sobre o sistema de transporte coletivo municipal e para a elaboração do projeto executivo da implantação de um Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).

Petrolina está crescendo em um ritmo acelerado, a cada mês. Dados do IBGE, apontam uma população de 294 mil habitantes residentes na cidade, dos quais 74,57% vivem na área urbana. Com essa realidade, o município está alcançando o patamar de metrópole e, chega o momento de ajustar a sua infraestrutura e redefinir o seu sistema de transportes.

De acordo com o secretário de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente de Petrolina, Geraldo Junior, o trabalho que será desenvolvido pelo Consórcio Linha Verde pode ser dividido em dois eixos. O primeiro consiste em um diagnóstico da situação atual do transporte coletivo no município, que identificará as principais deficiências no funcionamento desse sistema, como a análise de cada linha, os horários de maior fluxo de passageiros e a demanda de passageiros por bairro.

A partir desse estudo, será possível definir o formato do novo sistema de transporte, o posicionamento dos novos terminais de passageiros e a localização dos terminais de integração do sistema de transporte. “O objetivo do prefeito Julio Lóssio é criar um formato no qual cada pessoa possa de deslocar de um ponto a outro da cidade pagando apenas uma passagem. Nossa expectativa é que esse diagnóstico indique o futuro do sistema de transporte do município para os próximos 20 anos”, completa Geraldo Junior.

O segundo eixo, ainda de acordo com o secretário, refere-se à elaboração do projeto executivo do VLT. Na primeira etapa do projeto, contará com dois quilômetros de linha férrea, do hotel Grande Rio ao Centro de Abastecimento de Petrolina – CEAPE, mas a intenção é ampliar essa distância até a rotatória do bairro Pedra Linda. A opção por inserir o VLT no município, que já vem sendo adotado por várias cidades no Brasil, coloca Petrolina no caminho da modernização.

O projeto estrutural com o diagnóstico tem um prazo de seis meses para ser concluído. A estimativa da prefeitura é de que as obras rodoviárias sejam iniciadas logo após o recebimento do estudo. Para a construção do VLT, Julio Lóssio está buscando parceria com o Governo Federal e com o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).

Fonte - Blog da Elba Galindo

Nenhum comentário: