ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

"OPERAÇÃO MORFEU" - ANVISA INTERDITA FARMÁCIAS EM ARARIPINA E LACRA LABORATÓRIO CLANDESTINO


Seis cidades do Sertão e do Agreste pernambucanos foram alvo de uma varredura que buscava remédios controlados vendidos sem receita médica, ontem e anteontem. A Operação Morfeu, desencadeada entre a Polícia Civil e a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), interditou 22 farmácias e prendeu dez pessoas em flagrante. Entre elas, o secretário de saúde de Araripina, Venílton Carlos Cardoso, farmacêutico responsável por uma fábrica clandestina de medicamentos fitoterápicos, que foi fechada. Pelo menos 12 mil caixas de produtos foram apreendidas, nos dois dias.


O foco principal da Operação Morfeu era o Desobesi, medicamento emagrecedor que costuma ser usado por caminhoneiros, para inibir o sono. O ponto de partida da ação foi um levantamento da Apevisa que constatou que 95% das vendas do remédio em Pernambuco eram concentradas em três farmácias de Serra Talhada. Após investigação detalhada, descobriu-se uma série de irregularidades na região.


Visitar essas farmácias foi o primeiro momento da operação, anteontem. Somente em uma delas, a Farmácia Débora, havia cinco mil caixas de Desobesi, com 30 comprimidos cada. Outras 500 unidades de sibutramina, substância com venda controlada no País e proibida na Europa, também estavam no local. A dona foi presa.


Nas outras duas farmácias, polícia e Apevisa não localizaram os medicamentos, mas o presidente da Agência de Vigilância Sanitária, Jaime Brito, acredita que os produtos tenham sido repassados para atravessadores. Oito estabelecimentos acabaram interditados.


A varredura em Serra Talhada levou as equipes até a Farmácia Pais e Filhos, em Lajedo. Lá, o dono foi preso em flagrante porque usava sua residência como depósito para milhares de caixas de Desobesi e outros psicoativos.


Ainda nas ações de anteontem, quatro farmácias (duas em Floresta e duas em Belém de São Francisco) também foram interditadas. Elas já vinham sendo investigadas por receber quantidades de medicamentos incompatíveis com seu porte. Durante a operação, ficou constatado que elas também estavam envolvidas no esquema de revenda irregular de psicoativos.


SECRETÁRIO




Em Araripina, a Apevisa interditou sete farmácias e tirou cinco mil medicamentos de circulação. Seis pessoas foram presas, incluindo o secretário e o dono da fabrica Sana Erva. A Operação Morfeu terminou em Cabrobó, onde três estabelecimentos foram fechados e duas pessoas, presas.


16 comentários:

João disse...

Agora só falta a prefeitura cuidar da saúde do pessoal da rua santa bárbara, especialmente do lado do posto de saúde, em que há um esgoto horível.

Eis algumas plantas que nascem nesse esgoto:
se plantar banana, nasce boxtana.
se plantar umbu, nasce boxto.

que leu deu para entender o que quero dizer.

Anônimo disse...

Brincadeira!!!!Ninguém se preocupa mesmo com a saude do povo!!!Justiça seja feita...maria

Anônimo disse...

Onde Araripina vai para com essa administração??? responda-me quem souber, ou poder... Brincadeira de péssimo gosto (e bote péssimo gosto) certa vêz uma professora funcionária da GRE me apresentou os produtos da Sana Ervas como os "Fachineiros do organismo" ou estava doida ou cheia da maconha, coisinha que ela gosta de vêz em quando, diga-se de passagem, grande irônia pois a Sana ervas divida espaço com baratas e ratos e nadava em água suja, ô voto vei perdido que dei a esse prefeito, Uma misturada de nepotismo, com safadeza, com argiotagem, com roubo... aí eu mais uma vêz pergunto... onde vai para Araripina???

Anônimo disse...

nois cidadoes ficamos muito revoltados com tudo isso que,falta de vergonha. o que o povo nao faiz pra te dinhero

fernando disse...

Precisamos ter cuidado com as palavras, para não condenarmos antes do Juiz. Uma fábrica que possui CNPJ 01.682.518/0001-15 e Registro na Vigilância sanitária 0036/03 não pode ser clandestina. O que pode haver é irregularidade administrativa, pois as resoluções da anvisa exigem que cada farmacêutico assine por uma só farmácia, e, neste caso, o Sr. vanilton Assinava por mais de uma.

Anônimo disse...

Como filha que ama a sua cidade natal e cidadã araripinense, envergonha-me o fato da Saúde, Secretaria de tamanha importância, sendo tratada em Araripina com tamanho descaso, incompetência e agora tamanha desonestidade. Não sei o que é pior, se o fato do próprio secretário (que tem até direito à ampla defesa) estar ligado a este escândalo infame e imoral ou ao Sr. Prefeito ainda encontrar argumentos para defender contravenções. Não importa se o genro está ligado direta ou indiretamente, importa que ele ao ser da área de saúde e ter conhecimento, ou errou ou foi no mínimo conivente e a única coisa digna que ele pode fazer é responder pelo erro e se afastar até que tudo esteja devidamente esclarecido. Que grande engodo! Que absurdo!

Anônimo disse...

o prefeito provou mais uma sua incompetencia criticando a policia civil, bem como a vigilancia sanitaria, se liga prefeito ai são dois orgãos serios, e merecem respeito,araripina estava merecendo mesmo esse tipo de fiscalização, porém todos devem trabalhar certos.

edvaldo reis eletron disse...

Na minha opinião foi corretissímo oq a ANVISA e A POLÍCIA CIVIL do estado de Pernanbuco fizeram na nossa cidade... desmantelando um verdadeiro Cartel de Falsidades e falcatroas N a Saude Publica e quem mais sofria eram nois cidadãos que não sabiamos de absolutamente nada...CAMBADA DE safados BOTA TODU MUNDO NA CADEA A tem mas este cabra QUE eo ajudei a eleger aida sai em defesa desta mundiça senhor prefeito OH SENHOR FOI ELEITO PELO POVO DEICHE DE SER SAFADO SEO TRAIRA VOVER COM SEOS COMENTARIOS VAI COMPRICAR MAS AIDA SUA VIDA E SUA CITUAÇAO PERANTE A POPULAÇAO MAS CARENTE DE ARARIPINA VC LENBRA DO CAVALETE 1 E2 VILA BRIGEL NOS TAMOS AQUI AINDA VOCER AINDA VEM AQUI MEM PEDIR AJUDA NAO LENBRA DE NADA TA BOM UM DIA E DA CAÇA OUTRO DO CAÇADOR FUIIIIII....

Anônimo disse...

oq é q tem a ver com o prefeito isso??? n tem nada a ver esse fato com o prefeito..agora vcs aproveitam uma coisa q n tem nada a ver mais nada aver com a prefeitura e falam besteira kkkk brincadeira eu digo é vc que n sabe diferenciar uma farmacia e uma prefeitura kkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Pessoal... saber diferenciar uma farmácia de uma prefeitura nós sabemos perfeitamente... não precisa insultar a inteligência da população!!! Apenas... questionaram o fato do prefeito estar CONTRA a policia e a anvisa neste caso tão bárbaro!!!
Concordo plenamente com aqueles que se encontram revoltados com tudo isso... Apoiei o nosso atual prefeito a vida inteira.. então se o vejo fazer descaso dos moradores da nossa cidade, para defender quem agiu de forma desonesta ..é claro que temos o direito de expressar nossa decepção!
Não é fácil pra nós ver o que está acontecendo... e tenho a esperança de que tudo isso vá mudar... Que Deus toque o coração de todos estes líderes e que eles comecem a agir de forma mais honrosa!

Por favor.. deixe-nos falar o que pensamos, ou melhor, VIMOS! Quem sabe assim, as coisas melhoram aos poucos.. ñ podemos nos calar diante de tanto erro!

Anônimo disse...

anônimo disse: não queriam mudanças.....tai a mudança eu sou do vermelhinho... e continuo no vermelhinho....

Anônimo disse...

sobre o que foi falado no jornal GR tv, que A SANAERVAS funcionava a 14 anos é mentira, por que Ela nasceu em 2003 ,e eu conhecia o ambiente la,tinha limpeza sim,agora se faltou descuido com a limpeza é outra historia,maldosos gostam é de ver os outros na forca,vão cassar o q fazer,bando de desempregados,por q como dize ,nessa vida instatanea tudo pode acontecer,vão cuidar da vida de vçs...........

Anônimo disse...

minha nossaaa kkkkkk esse outro awe deve ser um trouxa mesmo abestalhadooooooo oq q tem a ver eu sou amerelo ou sou vermelhinho???? kkkkkk vai crescer doido kkkkkkk quem fechou foi farmacias e n partidos politicosssss huahuahuahauhauhau e outra n vai ninguem preso pode esperar. e outraaaaa dinovoo o prefeito n tem nada a ver com isso .n votei nele mais sou honesto de falar.ele tem seus erros mais isso n tem nada a ver com ele. só lembrando n voto em ninguem p n penssarem q tow puxando saco p um ou p outro .

lúh vieira disse...

eita briga boa,continua estou me divertindo...

Anônimo disse...

Independente de qualquer coisa, é uma vergonha para nosso estado a situação caótica em que se encontra o municipio de araripina. A corrupção anda solta e pessoas que deveriam dar exemplo de conduta acabam se envolvendo em escandalos como esse. Espero que os fatos sejam apurados e que a verdade seja descoberta para não haver injustiça nem impunidade.

Anônimo disse...

Legal, depois de ler todas essas postagens fico me perguntando... Aonde Araripina vai parar com essa administração???
"Meu Deus, perdoa essas pessoas que blasfemam, pois elas não sabem o que dizem"
Um grande líder certa vez disse esta frase, tentando perdoar seus carrascos, mais como ser tão puro de coração em um mundo cheio de pecados, de insanidades e de blasfêmeros, como não condenar em palavras (apenas) e repúdio, tais atos e bem como, seus defensores, vi uma manifestação recheada de demagogia, Carlos Jacó é uma ótima pessoa, isso não resta dúvidas, mais uma ótima pessoa que trabalhava errado, charlatanismo, exercício irregular de profissão, irregularidade em medicamentos, tudo isso é crime, e que seja dito, É CRIME!, pela pessoa dele defendo que tenha o direito de responder em liberdade, mais responder, pois a impunidade já é muito grande em nossa região, queria ver se fosse um qualquer, não influente socialmente, se haveria toda essa manifestação, se haveria toda essa benevolência e comoção, hipócresia tem limites, não vamos ser ridículos, por favor, aí vc me pergunta o que isso tem haver com o administração pública, se tivéssemos médicos nos hospitais e postos de saúde, não teríamos Carlos Jacó tendo que trabalhar de maneira errada, quem toma de conta da saúde pública? deixa eu pensar um pouco, O PREFEITO, seja ele quem for, e venhamos a convir, isso é de muito tempo atrás, mesmo ates dos amarelos e dos vermelhos, não é cangaia nova... Quem não pode com o pote não segura a rudia! entrar na prefeitura de Araripina exige um montão de qualidades que infelizmente não vejo nos atuais lideres políticos, sejam amarelos ou vermelhos, azuis ou laranjas que venham pela frente, na verdade teria que haver uma MEGA RENOVAÇÃO nesse quadro, pessoas que ainda tivessem sido corrompidas pelo podridão politico vigente, Acorda Araripina! Tá na hora de mudar, mudar de verdade, SAMPAIO, BATISTA, ALENCAR, GUALTER, SANTIAGO, PEREIRA LIMA, ARRAES, NUNES são sobrenomes políticos ultrapassados, démodé, tira toda essa cabada de onde estão pois estão saturados, e só olham pra o próprio bolso, seria mais em conta votar em branco ou anular o voto, um vez que quem tem sangue politico sadio não quer entrar. Há quase esqueci de falar dos outros detidos... poxa... que cabeça... bom... deixa eu ver... na verdade não merecem nem comentários, vou me abster da palavra e não gastar dedo digitando algo sobre Venilton, Gláuber e Gílson, alem de outros que tiveram suas farmácias fechadas ainda que por algum tempo, vergonha e preocupação afinal eu compro medicamentos em algumas dessas farmácias. volto a peguntar... Onde Araripina vai para???