ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sábado, 5 de fevereiro de 2011

DENGUE - PESQUISA MOSTRA QUE MOSQUITO JÁ SE DESENVOLVE EM ÁGUA SUJA


Uma pesquisa realizada pela Superintendência de Controle de Edemias (Sucen) de São Paulo indica que o mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, está se desenvolvendo em ambientes sujos e até em água salgada.

Em entrevista ao Jornal Folha de São Paulo, a pesquisadora Marylene de Brito Arduino responsável pela pesquisa, diz, entretanto que ter encontrado larvas do Aedes em água com sal não significa que o inseto possa se reproduzir no mar. Ela, agora, realiza testes para saber qual o limite de salinidade que as larvas suportam."É importante ressaltar que o sal mata as larvas do Aedes e continuamos recomendando seu uso no combate aos criadouros", disse.

O estudo realizado pela pesquisadora em São Sebastião mostrou que larvas do Aedes aegypti foram encontradas em recipientes com água com resíduos de sal e até em outros com produtos como graxa, tinta, cal e óleo combustível.

Marylene analisou 1.325 pontos com larvas do mosquito, e desses, 323 estavam em água com algum tipo de salinidade, ou seja, resíduos de sal ou outros produtos químicos.

Isso mostra, de acordo com a pesquisadora, que é preciso se preocupar com possíveis criadouros que antes eram ignorados, como latas de tinta e pneus com resto de óleo. "O mosquito está evoluindo. Todas as espécies tentam manter sua população. Se não encontram o ambiente que preferiam antes, acabam se adaptando ao que existe", declara.

O virologista da Unifesp Celso Francisco Hernandes Granato, especialista em dengue, afirmou na reportagem que não se surpreende com a possibilidade. "O conceito que tenho é que ele [Aedes] prefere água limpa e parada. No entanto, trata-se de um mosquito de grande facilidade de adaptação, o que certamente possibilita que procure novos locais de reprodução."

MUNICIPIOS PERNAMBUCANOS COM ALTA INFESTAÇÃO POR LARVAS DO AEDES AEGYPTI

Araripina, Afogados da Ingazeira, Bezerros, Camaragibe, Floresta, Ouricuri, Pesqueira, Santa Cruz do Capibaribe, Serra Talhada, Timbaúba,

Fonte - JC Online

Nenhum comentário: