ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

domingo, 30 de janeiro de 2011

FLA, FLU, VASCO E LBV - PAIVA NETTO


O deslizamento provocado por fortes chuvas na região serrana do Rio de Janeiro está entre os 10 piores do mundo nos últimos dez anos. São dados do banco de estatísticas do Centro para a Pesquisa da Epidemiologia de Desastres, entidade com sede na Bélgica. Neste momento, milhares de pessoas tocadas no mais íntimo do ser, como a nossa querida colega Marlene Galeazzi, se voluntariam e unem forças com os órgãos competentes no amparo aos habitantes das áreas devastadas.

Nessas horas, graças a Deus, não se faz notar cor da pele, partidarismo político, religioso, esportivo, ou o que mais possa inibir uma aproximação sadia entre as criaturas humanas. Prevalece o cuidado na valorização da vida, fazendo surgir, por toda parte, heróis anônimos que se arriscam, pois no sofrimento não há pessoas desconhecidas. Essa é ação do ecumenismo que se comove com a dor. Aquele que nos convence a não perder tempo com ódios e contendas estéreis, mas a estender as mãos aos caídos, a tirar a camisa para vestir o nu e contribuir para o bálsamo curador do que se encontra enfermo.

O TIME DE TODAS AS TORCIDAS

A Legião da Boa Vontade integra o mutirão em prol das vítimas dessa calamidade climática. A máxima popular de que “a LBV é o time de todas as torcidas” mais uma vez ficou evidenciada no apoio conjunto de Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama, visando arrecadar alimentos não perecíveis.

O Portal Boa Vontade registrou comentários dessa importante união no esporte. A presidente do rubro-negro carioca, Patrícia Amorim, destacou: “O Flamengo se solidariza com as vítimas das enchentes na região serrana. Estamos pedindo aos torcedores que colaborem com essa parceria, que se estende além das fronteiras do Rio de Janeiro”. O vice-presidente social do clube, Cacau Cotta, também se manifestou: “A LBV tem uma história marcante em atendimento aos mais necessitados. Realmente, o Flamengo confia na LBV. (...) Ela é o caminho certo de essas doações chegarem para aqueles que realmente precisam”.

Outro depoimento foi o do presidente do Vasco, Roberto Dinamite: “A LBV é uma referência. É a certeza de que, mais do que nunca, essas doações vão seguir seu caminho e chegar às pessoas que estão precisando”. Opinião compartilhada pelo dirigente do Fluminense, Peter Siemsen: “Criamos um posto de coleta aqui no clube e estamos incentivando o sócio-torcedor a fazer suas doações”. Até ontem (19/1), mais de 177 toneladas de alimentos, roupas e itens de primeira necessidade já haviam sido encaminhadas às vítimas. Por e-mail, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, declarou: “A LBV está dando um show de solidariedade”. O Portal Boa Vontade registra, ainda, que “a mídia, destacadamente a GloboNews e a Boa Vontade TV, vem acompanhando etapas dessa ação caritativa da LBV, mostrando ao povo a mobilização dos voluntários e legionários”.

ESTIAGEM

Se no Sudeste a chuva castiga a população, no Rio Grande do Sul a estiagem já levou a Defesa Civil a indicar situação de emergência em dez municípios gaúchos. São eles: Candiota, Pedras Altas, Herval, Hulha Negra, Cerrito, Santana do Livramento, Lavras do Sul, Pedro Osório, Bagé e Pinheiro Machado. Em observação encontram-se Piratini, Aceguá e Dom Pedrito. Estima-se que na região houve perda de milhões de reais na produção agrícola e pecuária.

Os Centros Comunitários da LBV no Estado mobilizam o povo para arrecadar itens de primeira necessidade, como água potável e alimentos não perecíveis, que serão entregues nos municípios mais afetados. Para participar dessa corrente de solidariedade pelos que sofrem no Sul e no Sudeste, procure um posto da LBV. Outras informações, acesse www.boavontade.com.

OAB-RJ LBV UNIDAS NA SOLIDARIEDADE

A Legião da Boa Vontade e muitas outras instituições respeitáveis se mobilizam ao lado da população no auxílio aos milhares de famílias vítimas das chuvas na Região Sudeste, em especial às cidades serranas fluminenses atingidas pelas enchentes. Cresce o número de parcerias e, com isso, também a eficiência no atendimento a tanta gente necessitada nesta que é apontada como a maior tragédia climática ocorrida no Brasil. Por isso, a OAB-RJ e a LBV se uniram em destacada ação de solidariedade aos que dela urgentemente carecem.

É o que nos conta o Portal Boa Vontade (www.boavontade.com): “Já começaram a ser distribuídas, na região serrana do Rio de Janeiro, as doações angariadas pela LBV em seus postos de arrecadação. As primeiras toneladas de donativos chegaram ao Jardim Meudom, em Teresópolis, uma das cidades mais castigadas pelas fortes chuvas na última semana.

“Nesta primeira remessa, seguiram 37.800 litros de água à região serrana, resultado da parceria entre a OAB-RJ, o Shopping Nova América e a LBV. O primeiro caminhão partiu no sábado com destino a Teresópolis, um dos pontos indicados pela Defesa Civil. No domingo, outra parte das doações chegou à região serrana e, na segunda-feira, o terceiro carregamento.

“Em entrevista à Boa Vontade TV (canal 23 da SKY), o diretor-tesoureiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), dr. Marcelo Oliveira, exaltou a parceria feita com a LBV e a Super RBV de Rádio (Super Rádio Brasil — 940 AM), para auxiliar as famílias desabrigadas: ‘É comovente o trabalho que está sendo feito aqui pela LBV, pelas outras entidades. É impressionante a corrente de solidariedade que se criou. Nós vemos que há um aspecto positivo em toda essa tragédia: é o fato de que a população está realmente empenhada com as entidades, com a sociedade civil em, de alguma forma, dar um pouco de conforto para as pessoas que foram vitimadas. Isso aí é impressionante. (...) Ficamos muito felizes, estamos com a LBV e, nesse episódio, esperamos levar essa parceria para muitos outros lugares, para muitas outras regiões que também têm problemas’.

“Outro gentil agradecimento foi feito pelo dr. Rodrigo Ferreira, diretor da OAB subseção Teresópolis: ‘A cidade de Teresópolis é muito grata à Legião da Boa Vontade pela remessa de tantos donativos. Eles são muito bem-vindos; essa parceria é fundamental para dar um pouco mais de dignidade a essas pessoas que estão desabrigadas. Parabéns à LBV por essa iniciativa! É por isso que a LBV é essa instituição tão grandiosa, por atos como esse’.

LBV: PRESENTE ONDE O POVO PRECISA!

Até o fechamento desta coluna, caminhões repletos de donativos recolhidos pelo Centro Comunitário da LBV na capital paulista, no Bom Retiro, haviam seguido para o Rio de Janeiro sob os aplausos cheios de emoção dos que presenciaram a saída deles da LBV. São, até agora, mais de 160 toneladas de doações que já encaminhamos às vítimas das chuvas nas cidades de Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo, São José do Vale do Rio Preto e outras localidades do sul de Minas e de São Paulo.
O Portal Boa Vontade registra, ainda, que “a mídia, destacadamente a GloboNews e a Boa Vontade TV, vem acompanhando etapas dessa ação caritativa da LBV, mostrando ao povo a mobilização dos voluntários e legionários”.

Alguns dos postos de arrecadamento da LBV: Rio de Janeiro/RJ: Av. Dom Hélder Câmara, 3.059 — Del Castilho. Tel. (21) 2501-0247; Petrópolis/RJ: Rua Luiz Pellegrini, 128 — Cascatinha. Tel. (24) 2233-1400; São Paulo/SP: Av. Rudge, 700 — Bom Retiro. Tel. (11) 3225-4500.

Contas correntes para doações em prol das vítimas das chuvas: Banco Bradesco: Agência 0292-5 — C/C: 92830-5. Banco do Brasil: Agência 3344-8 — C/C: 205010-2. Os donativos serão utilizados para a compra de alimentos e água potável.

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br – www.boavontade.com

Nenhum comentário: