ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

DVISOR DE ÁGUAS - PAIVA NETTO


O ato da posse da presidenta eleita do Brasil, a economista Dilma Rousseff, em primeiro de janeiro de 2011, registrou um momento marcante para a nossa pátria. Ao receber a faixa presidencial das mãos do presidente Lula, Dilma entrou para a história como a primeira mulher a assumir, durante a República, o comando do Brasil, uma nação com mais de 190 milhões de cidadãs e cidadãos. Nosso desejo, e o de todos os que querem ver nosso país alcançar patamares mais elevados, é que ela obtenha sucesso na nova empreitada política.

JESUS, O CRISTO ECUMÊNICO, E SUA VOLTA TRIUNFAL (II)

A questão é que todos pressagiam algo profundamente marcante para as suas existências, nesta ou na Vida eterna, nesta ou em outra dimensão. As culturas humanas, das mais diferentes formas, desde há muito pressentem um acontecimento supino que marcará a história deste planeta. Para muitos, trata-se do glorioso retorno do Divino Chefe da Humanidade. Como já vimos, os cristãos esperam o Cristo; os irmãos judeus, por sua vez, continuam anunciando, para breve, a tão esperada vinda do Messias; os budistas, o Senhor Maytreia; o Islã, o Madi, e assim por diante. É algo altamente místico e entranhado na alma humana. Em todos os corações, de uma forma ou de outra, sintonizados nas mensagens dos Céus, ouvem-se os acordes de indizível e profética melodia que alegrará seus ouvidos e iluminará suas existências. É o prêmio à fidelidade Àquele que é “o Caminho, a Verdade e a Vida” e aparece em várias culturas com diversos nomes.

PAPAS ANUNCIAM A VOLTA DE JESUS

Tamanha é a gravidade da hora que atravessa o mundo, que muitas vozes se levantam para, clareadas pelo Poder de Deus, proclamar que Jesus vem. Desta forma, ninguém, de qualquer crença, poderá argumentar que não sabia. Ouve-se aqui, mesmo resumidamente, a palavra de papas da envergadura de: João XXIII (1881-1963): “— A Volta de Cristo está próxima”. Paulo VI (1897-1978): “— O retorno de Cristo está iminente”. (Audiência Geral, de 13 de maio de 1970.) E no Missal Romano, há este anúncio inesquecível: “— (...) esperamos a vinda gloriosa de Jesus Cristo Nosso Salvador”.

JOÃO PAULO II E O ADVENTO

Na homilia do papa João Paulo II (1920-2005), de 6 de dezembro de 1981, também podemos ler: “— (...) O discurso de Pedro sobre o advento é orientado sobretudo para os últimos tempos, para ‘o dia do Senhor’; aqueles que experimentaram a primeira vinda, com razão vivem na expectativa da segunda; conforme a promessa do Senhor. “Para a lição de Pedro parece característica a ‘dialéctica’ da eternidade e do tempo, antes, melhor, do ‘tempo de Deus’ e do ‘tempo do homem’. Como é sabido, nas comunidades cristãs dos primeiros séculos, foi intensa a expectativa da parusia, isto é, da segunda vinda, do segundo advento de Cristo. Alguns começavam a duvidar da veracidade desta promessa. O fragmento da segunda carta de São Pedro (...) responde a estas dificuldades: ‘Mas existe uma coisa, caríssimos, que não deveis ignorar: um dia diante do Senhor é como mil anos, e mil anos como um só dia’ (2 Ped 3, 8).

“Quer isto dizer: vós homens tendes a vossa concepção do tempo, as unidades de medida dele, o calendário e o relógio; tendes os vossos critérios, segundo os quais credes que o tempo se prolonga demasiado ou corre com excessiva velocidade. Viveis no tempo, vivei-lo ao vosso modo, e assim deve ser; mas não transfirais esta concepção para Deus, pois para Ele os vossos mil anos são como um dia só; e um dia é como os vossos mil anos. Por isso não julgueis com as vossas categorias e não digais que Deus se apressou ou tarda”. No primeiro ensejo, prosseguirei com o tema deste artigo que consideramos de grande importância espiritual para a sociedade.

José de Paiva Netto é jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Nenhum comentário: