ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

CHAPADÃO DO ARARIPE - SANTA CRUZ BATE O ARARIPINA POR 1 X 0


As dificuldades bem que existiram, mas o Santa Cruz soube se manter frio o suficiente para vencer o Araripina, por 1x0, ontem, no Chapadão, pela quarta rodada do Pernambucano Coca-Cola. O líder invicto do Estadual, com 12 pontos, sofreu grande pressão, teve no seu goleiro titular, Thiago Cardoso, a melhor figura do encontro, mas bateu o adversário com a chance que teve, por meio do zagueiro Thiago Matias, na etapa final. O Bode do Sertão, com a derrota, continua em 10º, com um ponto.

Numa movimentação chamada no futebol de “lá e cá”, Santa Cruz e Araripina começaram o jogo em alta voltagem, no Chapadão. Parecia que a única preocupação das equipes era dar ao torcedor, que compareceu em massa ao estádio local, um espetáculo digno. Com esquemas de jogo semelhantes, valia em campo o que foi treinado. Ultrapassagens, jogadas pelas laterais, triangulações pelo meio... Mais consciente taticamente, o Santa Cruz levava perigo real, mas também sofria com o assédio constante do time da casa.

Há de se ressaltar uma diferença. Enquanto o Araripina primava pela correria e apostava na velocidade de Janilson e nos lances individuais de Marcelinho e Misael, o grupo coral colocava a bola no chão, virando o jogo, criando lances mais trabalhados, portanto, mais perigosos – muito típico das equipes do técnico Zé Teodoro. Justamente por essa diferença, o Santa dava indícios de estar mais perto do gol.

Foi Alcimar quem perdeu, no entanto, a melhor chance da etapa inicial. Recebeu livre na área, de frente para o gol, e chutou em cima de Thiago Cardoso. Aos 37, foi a vez de Thiago Cunha receber em boas condições e chutar nas mãos de Adson. Tanto Alcimar como Thiago padeciam do mal que impedia os gols: a falta de precisão dos atacantes.

O Araripina voltou melhor do que o Santa Cruz. Passou a se movimentar mais na frente. Cristóvão e Marcelinho faziam o pêndulo, facilitando o trabalho dos meias Misael e João Paulo. Os tricolores, por outro lado, voltaram mais lentos. Exageravam na cadência e perdiam quase sempre para a defesa do Bode. Eram perigosos nos contra-ataques e assim mostravam estar vivos na partida.

O erro de pontaria ainda prejudicava as duas equipes. Aos 11, Cristóvão penetrou sozinho na área, ficou livre para chutar e arrematou para fora. Coube a Thiago Matias, um zagueiro, acabar com o festival de gols perdidos. Alexandre Silva cruzou no primeiro pau e o defensor testou para dentro, sem defesa. O tento feriu o brio do Araripina, que só tinha uma opção: ir para cima. E foi. Sem tranquilidade, Alcimar perdeu uma chance de empatar.

O Santa se defendia, e muito bem, das investidas do Bode. Aos 35, o treinador coral acionou Everton Sena no lugar de Tiago Cunha para reforçar o setor defensivo. Mas Cristóvão, por pouco, não fez, de frente para a barra. Mérito para Thiago Cardoso, que salvara mais uma no encontro. A pressão persistiu, mas os defensores do Tricolor garantiram a vitória fora de casa.


OUTROS RESULTADOS DA RODADA

Petrolina 1 x 0 Vitória-PE
América-PE 0 x 2 Central
Sport 1 x 0 Ypiranga-PE

Marcelo Sá Barreto - JC OnLine

Nenhum comentário: