ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

CAMPANHA LBV - SOS CALAMIDADES - JUNTE-SE A ESSA CORRENTE DE SOLIDARIEDADE


A Legião da Boa Vontade continua mobilizando a população numa corrente de solidariedade para ajudar as vítimas das chuvas na região sudeste. A LBV colocou à disposição suas unidades de atendimento para angariar doações a serem encaminhadas aos órgãos responsáveis que farão a distribuição aos desabrigados, a exemplo da Defesa Civil.

Na capital fluminense, as doações atenderão os desabrigados das cidades de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo, na região serrana do Estado. Nesta quinta-feira (13), a LBV enviou para o local, 12.600 litros de água potável.

No Estado de São Paulo, na semana passada, a LBV entregou doações à Defesa Civil de Sumaré, cidade que também sofreu com as fortes chuvas. E nesta semana enviará doações para Franco da Rocha.

Saiba o que doar:

— água potável;
— alimentos não perecíveis e os de pronto consumo (massas e sopas desidratadas, biscoitos, cereais) e leite em pó;
— colchões;
— roupas, calçados, agasalhos e roupas de cama e banho;
— materiais de higiene pessoal (sabonete, escova e creme dental entre outros) e limpeza (sabão, água sanitária, desinfetante, detergente, álcool, vassoura e rodo).

Conta corrente específica para doações para a campanha.
Os donativos serão utilizados para a compra de alimentos, materiais de limpeza e higiene e água potável.
Legião da Boa Vontade (CNPJ: 33.915.604/0001-17)
Banco Bradesco: Agência 0292-5 — C/C: 92830-5.
Banco do Brasil: Agência: 3344-8 — C/C: 205010-2.

Postos de arrecadação da LBV:
Rio de Janeiro:
Centro Comunitário da LBV no Rio de Janeiro/RJ
End.: Avenida Dom Hélder Câmara, 3.059 - Del Castilho
Tel.: (21) 2501-0247

Centro Comunitário da LBV em Petrópolis/RJ
End.: Rua Luiz Pellegrini, 128 — Cascatinha
Tel.: (24) 2233-1400

São Paulo:
Centro Comunitário da LBV em São Paulo/SP
End.: Avenida Rudge, 908 - Bom Retiro
Tels.: (11) 3225-4530 / 3225-4564 / 3225-4697

Instituto de Educação José de Paiva Netto
End.: Avenida Rudge, 700 — Bom Retiro
Tels.: (11) 3225-4530 / 3225-4564 / 3225-4697

Minas Gerais:
Centro Comunitário da LBV em Belo Horizonte/MG
Av. Cristiano Machado, 10.765 — Planalto
Tel.: (31) 3490-8101

Estiagem nos Estados do Rio Grande do Sul e Sergipe
Enquanto cidades da região Sudeste sofrem com as fortes chuvas, a situação é oposta em parte do Rio Grande do Sul e Sergipe. O longo período de estiagem que se estende desde novembro tem levado vários municípios desses dois Estados a decretarem situação de emergência.

Em Porto Alegre, em parceria com a Defesa Civil, a LBV está arrecadando agua potável e alimentos não perecíveis, que serão entregues nos municípios mais afetados. Esses gêneros também são solicitados na capital sergipana, onde ocorre essa mobilização.

Saiba onde doar:
Porto Alegre/RS:
Centro Comunitário da LBV
End.: Avenida São Paulo, 722 – São Geraldo
Tel.: (51) 3325-7000

Glorinha/RS:
Centro Comunitário da LBV
End.: RS 030, Km 19. Parada 19 — Guabiroba
Tel.: (51) 3487-2600

Aracaju/SE:
Centro Comunitário da LBV
End.: Rua: Presidente Juscelino Kubitschek, 832 – Santo Antônio
Tel.: (79) 3198-1350

Outras informações podem ser obtidas pelo tel.: (11) 3225-4500 ou acessando-se os sites www.lbv.org.br e www.boavontade.com.

MUDANÇA NA DIETA MUNDIAL - PAIVA NETTO


Desde Getúlio Vargas, com o Estado Novo, anunciam que o Brasil se tornará, um dia, celeiro do mundo. Segundo a 12a estimativa do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, divulgada em 6 de janeiro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), “a safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas atingiu, no ano passado, novo recorde, com 149,5 milhões de toneladas. Esse volume supera em 11,6% o obtido em 2009, que foi de 134 milhões de toneladas, e é 0,4% maior do que o previsto em novembro. O aumento em relação à estimativa do mês anterior se deve às maiores produções de aveia em grão (11,6%), cevada em grão (1,3%), milho em grão total (0,7%), trigo em grão (4,2%) e triticale em grão, cereal obtido a partir do cruzamento do trigo com o centeio, com alta de 5,8%”.

Outro dado revelador aponta o Paraná como líder na produção nacional de grãos, “com uma participação de 21,6%, seguido por Mato Grosso, com 19,3%, e pelo Rio Grande do Sul, com 16,9%. Esses Estados representam juntos 57,8% do total nacional. Na Região Sul, a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas alcançou 64,1 milhões de toneladas. No Centro-Oeste, foram 52,5 milhões de toneladas, e no Sudeste, 17,1 milhões de toneladas. No Nordeste, o volume chegou a 11,9 milhões de toneladas, e no Norte, a 4 milhões de toneladas. Comparativamente à safra passada, houve incremento nas regiões Norte (6,0%), Sul (22,3%), Centro-Oeste (7,4%) e Nordeste (0,9%), enquanto no Sudeste houve queda de 0,7%”.

PLANETA QUENTE E FAMINTO

O possível aumento da temperatura média do planeta em 2,4 graus Celsius até 2020 — conforme recente estudo apresentado pela organização não governamental Fundo Ecológico Universal (FEU) da Argentina — significa perigoso indício do desaparecimento de regiões insulares e, consequentemente, de sucessivas catástrofes naturais. Com estimativa do crescimento da população mundial em 900 milhões para daqui a 10 anos, a produção global de alimentos pode não ser capaz de atender à demanda. O que serviu de base para a pesquisa é o impacto das mudanças climáticas em todo o orbe, que afetou o cultivo dos grãos mais consumidos pelo ser humano: trigo, arroz, milho e soja.

Ainda no relatório do FEU, vislumbra-se alta no preço dos alimentos acompanhada de um número crescente de pessoas com má nutrição. Dados da FAO, organismo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, uma em cada sete pessoas sofre desse problema, totalizando cerca de um bilhão de habitantes, sendo as crianças as principais vítimas.

DIETA NOVA

Ao lado da implantação de novas tecnologias e da adaptação do cultivo dos grãos, o trabalho científico propõe mudança na dieta da população mundial como importante medida atenuante dos efeitos do aquecimento global na atividade agrícola. Urge, mais do que nunca, conscientizarmo-nos da gravidade dessas previsões, procurando colaborar com ações aparentemente simples, como evitar o desperdício de comida, mas que refletem positivamente em âmbito mundial. Há décadas venho alertando para o fato de que a migalha de hoje é a farta refeição de amanhã.

ORAÇÃO

Permanecemos aqui em oração pelo pronto restabelecimento do talentoso escritor gaúcho e acadêmico dr. Moacyr Scliar. À sua querida família, o sentimento fraterno de todos nós.

SOS CALAMIDADES

A ação voluntária coordenada pela Legião da Boa Vontade, em parceria com os órgãos competentes, na arrecadação de gêneros de primeira necessidade em socorro às vítimas das fortes chuvas que atingiram o Sudeste e aos que padecem da estiagem no Sul, atingiu, até o momento, mais de 350 toneladas. É a LBV sempre de mãos dadas com a comunidade.

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br – www.boavontade.com

Nenhum comentário: