ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

VISITA PRESIDENCIAL - NO SERTÃO A FIAT CONFIRMA FÁBRICA EM SUAPE


SALGUEIRO - Após o vazamento de informações na semana passada, a Fiat confirmou oficialmente ontem o investimento de R$ 3 bilhões na instalação de uma montadora de automóveis em Suape. A assinatura do protocolo de intenções com o governo de Pernambuco aconteceu em Salgueiro, aproveitando a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao município. O evento ganhou um clima de despedida de Lula do cargo, na reta final de seus oito anos de mandato.

Participaram da solenidade o presidente da Fiat Automóveis para a América Latina, Cledorvino Belini, e o governador Eduardo Campos. Improvisada no Aeroporto de Salgueiro, a tímida cerimônia contou com pouco mais de 50 convidados. No próximo dia 28, Lula voltará ao Estado para o lançamento da pedra fundamental da fábrica. Dessa vez, o evento acontecerá em Suape, com a presença de empresários e políticos.

Depois de fazer o presidente da Fiat esperar por mais de duas horas (o evento estava marcado para as 13h e só começou após às 15h), o presidente Lula chegou ao Aeroporto de Salgueiro. Antes, ele participou da solenidade de entrega de títulos de cessão do uso de casas em Vilas Produtivas Rurais para as populações que foram desapropriadas da área do projeto de Transposição do Rio São Francisco. Chamou nome por nome, fez foto e conversou com cada um dos posseiros. Cantou parabéns para quem estava aniversariando, colocou crianças no colo, brincou com um agricultor que tinha apenas quatro dedos em uma das mãos (como ele) e abraçou efusivamente um agricultor que estava com uma camisa do Corinthians (seu time). Acabado o show, seguiu para o evento da Fiat.

Na solenidade, disse que nunca imaginou que estaria no Sertão de Pernambuco para anunciar a vinda da Fiat. O presidente fez questão de lembrar que o Nordeste não será visto apenas como uma região miserável. “A região está crescendo. A Fiat não vem para cá por causa dos meus belos olhos, dos seus belos olhos (numa referência ao governador) e da lábia desse aqui (apontando para o secretário Fernando Bezerra Coelho). Ela vem porque o Nordeste tem um mercado potencial, a nova classe média está crescendo, Suape é um porto extraordinário e está mais próximo da Itália e do Mercosul", disse.

O presidente da Fiat, que voltou a evitar a imprensa (como fez, anteontem, no Palácio do Campos das Princesas, destacou que a companhia faz um movimento de descentralização dos empreendimentos no País. Lembrou que instalou em Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte, a primeira montadora de veículos fora do ABC paulista, em 1976. "Agora, com a escolha de Pernambuco, damos um novo passo no desbravamento do mercado brasileiro", disse.

Belini também observou que mais importante que a força econômica do empreendimento, que terá capacidade para produzir 200 mil veículos por ano e gerar 3,5 mil empregos diretos, é o conteúdo tecnológico que vai trazer. "Nossa principal matéria-prima será o conhecimento e a valorização do capital humano", assinalou.

Segundo o governador, foram oito meses de negociações. “Foram meses de trabalho e de sigilo para trazer o negócio. E queremos agradecer o empenho do presidente Lula. Se isso tudo acontece é graças ao governo dele", discursou.

Eduardo foi pessoalmente pedir a Lula para prorrogar o chamado Regime automotivo para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O arranjo fiscal garante incentivos fiscais para tornar mais atrativa a implantação de investimentos do setor automotivo fora do Sul e Sudeste.

Adriana Guarda - JC On Line

Nenhum comentário: