ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 17 de agosto de 2010

INAUGURAÇÃO - TRANSNORDESTINA E LULA MUDAM A CARA DE SALGUEIRO


O carro de som anuncia desde cedo pelas ruas: quem quiser ver o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta terça-feira (17), basta ir para o terminal de ônibus deste município no Sertão do Estado. Veículos estão à disposição daqueles que querem prestigiar a cerimônia de inauguração da fábrica de dormentes de concreto, da usina de brita e do estaleiro de solda.

A cidade que já vinha recebendo pessoas de outras localidades está completamente lotada. Gente de outros municípios também está por aqui para acompanhar um passo importante para o andamento da Ferrovia Transnordestina, obra que, por sua lentidão, enfrenta uma certa dose de ceticismo.

Por conta da visita do presidente, a população de 55.435 habitantes está maior. Conseguir vaga em hotel é missão impossível. A rede hoteleira do município oferece hoje 801 leitos, mas tudo está lotado.

O expediente nos canteiros de obras da ferrovia também foi alterado por conta da presença de Lula. No domingo (15), era possível ver homens trabalhando normalmente para adiantar o serviço. Segundo a Odebrecht, entre 150 e 200 trabalhadores estavam a postos. Nesta segunda-feira (16), detalhes como canteiros, mastros e placas receberam atenção especial para que tudo saia bem na foto. O presidente inspeciona tudo a partir das 11h30.

Desde o início das obras em Salgueiro, ainda no primeiro semestre, cada vez mais gente chega à cidade. A Prefeitura estima em 15 mil o número de forasteiros que vieram para trabalhar. Somente no canteiro de obras da Odebrecht em Pernambuco e no Piauí trabalham 8.500 pessoas. É cada vez mais difícil encontrar imóveis para aluguel. A alta procura provocou também aumento no preço dos poucos que ainda estão à disposição.

Mas a Transnordestina não é o único empreendimento que gera emprego e lucro para a cidade. Numa maré de desenvolvimento, Salgueiro abriga ainda obras da Transposição do Rio São Francisco e da Plataforma Multimodal de Transportes, central de logística que está em fase de elaboração do estudo de impacto ambiental.

A quantidade e o tamanho dos empreendimentos empolgam o prefeito Marcones Libório de Sá (PSB), que acredita que o Imposto Sobre Serviços (ISS) arrecadado pelo município vai apresentar um crescimento de mais 300%, saltando do R$ 1,5 milhão (2006) para R$ 5 milhões.

Fonte - JC OnLine

Nenhum comentário: