ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 26 de julho de 2010

SOLIDARIEDADE - TRAGÉDIA QUE DEVASTOU MUNICÍPIOS DE PERNAMBUCO E ALAGOAS MOBILIZA MORADORES DA REGIÃO DO ARARIPE


A dor de não ter o que comer. A sensação de impotência. Seu Luiz Anacleto, 52 anos, conhece o sofrimento de perto. Algo que não deseja pra ninguém "neste mundo de meu Deus".

O agricultor, que nasceu em Campina Grande, na Paraíba, mas que se mudou com a família para Ipubi, a 662km do Recife, quando tinha apenas 3 anos de idade, já comeu o "pão que o diabo amassou" por causa da seca. Seca esta que castigou pra valer, deixando um verdadeiro "mar de gente" completamente desamparado. Sem esperança. Mas o tempo passou... Os olhos agora se voltam para as vítimas dos temporais que castigaram a Mata Sul de Pernambuco e algumas cidades alagoanas. Como bom sertanejo, Seu Luiz Anacleto e tantos outros da região do Araripe ficaram sensibilizados com o que viram na TV. Passaram então a arrecadar mantimentos em prol dos desabrigados e desalojados das chuvas.

"Aqui, quando um não tinha o que comer, um vizinho trazia nem que fosse só farinha"
Luiz Anacleto - agricultor

Os papéis se inverteram, mas o espírito solidário continua o mesmo. Ao todo, moradores, e membros de sindicatos, igrejas, rádios, clubes de serviços, organizações não-governamentais, movimentos sociais e as secretarias de Ação Social de 11 municípios do Araripe (Araripina, Ouricuri, Trindade, Ipubi, Bodocó, Exu, Granito, Parnamirim, Moreilândia, Santa Cruz e Santa Filomena) entraram de cabeça nesta ação. A vontade de ajudar era enorme, mas faltava um planejamento estratégico para que os mantimentos chegassem de forma organizada aos seus destinos. E esse planejamento foi feito.

Integrantes do Caatinga, ONG com sede em Ouricuri, a 620km do Recife, formaram uma comissão com a 9ª Geres e o 7º Batalhão da Polícia Militar (BPM). Nascia a "Campanha Araripe Solidário". Ficou acertado que cada uma das 11 prefeituras deveria enviar o que fosse arrecadado para a sede do 7º BPM, que também fica em Ouricuri. Depois, tudo seria transportado para o destino final. Na semana passada, já foram enviadas 5 toneladas de mantimentos, entre roupas, alimentos, água e materiais de limpeza. Mais 10 toneladas deverão "viajar" só nesta semana. "O sertanejo já sofreu muito na vida. Justamente por isso, ficou sensibilizado com essa tragédia.

A gente sabe que a situação lá (Mata Sul e Alagoas) é pior porque até os vizinhos perderam tudo. Aqui, quando um não tinha o que comer, um vizinho chegava junto nem que fosse com um pouco de farinha. Então, temos a obrigação de ajudar e dar esperança a essas pessoas", disse emocionado Seu Anacleto, que hoje trabalha como tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ipubi. Segundo o coordenador do Programa de Políticas Públicas do Caatinga, Reginaldo Alves, os organizadores da campanha esperam aumentar em 50% o que já foi arrecadado até agora.

"Vamos priorizar os alimentos, a água e os produtos de limpeza até o próximo domingo. A partir daí, iremos focar nos recursos financeiros para que sejam adquiridos materiais de construção. As cidades precisam ser reconstruídas. Para haver uma maior transparência, a conta bancária que vamos pedir ajuda é a do Tribunal de Contas do Estado", justificou, acrescentandoque, no próximo dia 22, uma reunião será realizada na sede do Caatinga para avaliar os rumos da campanha. "Quem quiser ajudar é só procurar um dos nossos pontos espalhados pelo Araripe (ver quadro). Até porque o espírito solidário está acima de qualquer coisa".

E o Sertão já virou mar - Natural do Recife, mas morando no Araripe há quase dez anos, o tenente Barros, da Polícia Militar de Pernambuco, lembra que, por ironia do destino, fortes chuvas também já castigaram a população do semiárido. "Na primeira metade desta década, Ouricuri ficou debaixo d'água. Nós aqui também sabemos o que é viver esse drama. Como eu faço parte do Lions Club, uma entidade de ajuda internacional, e a Polícia Militar está presente em todos os lugares, não poderíamos ficar de fora da Araripe Solidário", declarou o coordenador da campanha no 7º BPM. Enquanto isso, o povo sertanejo segue mostrando que para ajudar alguém não basta dinheiro, e sim ter respeito à vida e esperança de dias melhores.

Onde doar

Ouricuri

- 7º BPM
- CDL
- Igreja Adventista do 7º Dia
- Igreja Católica
- IX Geres
- Pastoral da Pessoa Idosa
- Rádio Cultura
- Rádio Liberal
- Rádio Voluntários
- Secretaria de Ação Social
- SINDSEP

Granito

- Escolas Estaduais e Municipais da Sede
- Igreja Adventista do 7º Dia
- Igreja Assembléia de Deus
- Paróquia
- Programa Mãe Coruja
- Rádio
- Secretaria de Ação Social
- Secretaria de Educação
- Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Santa Cruz

- Paróquia
- Secretaria de Assistência Social
- Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Araripina

- Chapada
- GRE-Sertão do Araripe
- Paróquia
- Sistema de Comunicação Grande Serra
- Rádio Arari FM
- SESI

Ipubi

- Paróquia
- Rádio Liberal
- Secretaria de Assistência Social
- Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Trindade

- Paróquia
- Pastoral da Criança
- Rádio Pop
- Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Bodocó

- Paróquia

Exu

- CRAS
- Secretaria de Ação Social

Moreilândia

- Paróquia

Parnamirim

- Paróquia
- Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Santa Filomena

- Paróquia
- Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Fonte - Diário de Pernambuco

Nenhum comentário: