ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 9 de junho de 2010

SAÚDE - ESPOSA DE MINISTRO VISITA ARARIPINA


Na semana passada quem esteve visitando Araripina foi a Sra. Liliane, esposa do Ministro da Saúde José Gomes Temporão, a qual veio implantar nesta cidade o programa de redução da mortalidade infantil. O programa tem parceria com o governo de Pernambuco e a prefeitura municipal de Araripina.


Depois de conhecer a unidade do CASAM, a comitiva composta pela primeira dama do município e secretária de ação social, Irenilde Gualter, acompanhada do vice-prefeito Alexandre Arraes, do secretário de saúde Venilton, representantes do governo de Pernambuco e outras autoridades, seguiram para uma visita ao Hospital e Maternidade Santa Maria onde foram recebidos pelas irmãs, diretores e funcionários daquela unidade hospitalar.


Segundo Sra. Liliane o objetivo é integrar um projeto que é do Governo Federal, Ministério da Saúde e somar ao que já existe no município, que é o Mãe Coruja Pernambucana. É um esforço concentrado para diminuir as dificuldades, diferenças e desigualdades, que fazem com que as crianças em idades precoces venham a falecer, ou a morte das mães. A idéia é que todos possam estar trabalhando para diminuir estas taxas.


FIQUE POR DENTRO

O pacto para reduzir a mortalidade infantil em Pernambuco foi assinado pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e pelo governador do Estado, Eduardo Campos, em solenidade que contou com o secretário estadual de Saúde, João Lyra Neto, e o prefeito do Recife, João da Costa - representando 26 municípios pernambucanos. A assinatura aconteceu no último dia 26/06/10, no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, e a ação se repetirá nos 16 Estados do Nordeste e Amazônia Legal - duas regiões que, juntas, representam quase 50% do total de óbitos de crianças com menos de 12 meses de vida no Brasil - 220.919 em sete anos.


O objetivo é diminuir em 5% ao ano a taxa de mortalidade infantil que, em Pernambuco foi de 29,5 por cada mil crianças nascidas, segundo dados de 2007 - número que coloca o Estado na quinta posição na região Nordeste. "Pernambuco vem reduzindo esse índice numa velocidade bastante razoável, mas precisamos manter esse ritmo e ainda acelerá-lo". Disse Temporão.

PERNAMBUCO


No estado, as ações serão reforçadas em Araripina, Arcoverde, Belo Jardim, Bom Conselho, Buíque, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Caruaru, Escada, Garanhuns, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Ouricuri, Palmares, Paulista, Pesqueira, Petrolina, Recife, Salgueiro, Santa Cruz do Capibaribe, São Bento do Una, São Lourenço da Mata, Serra Talhada, Timbaúba e Vitória de Santo Antão.


Serão ampliadas 88 equipes de Saúde da Família; criados 108 Núcleos de Apoio à Saúde da Família, 34 leitos de UTI, 102 leitos de UCI e 4 bancos de leite humano; adicionar 3 hospitais à Iniciativa Amigo da Criança, 5 maternidades com equipes qualificadas para o Método Canguru e 4 hospitais que vão aderir à Rede Perinatal; além disso serão qualificadas 804 equipes de Saúde da Família e os profissionais do SAMU para atendimento de urgências e emergências obstétricas e neonatais.

Nenhum comentário: