ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sábado, 19 de junho de 2010

RECIFE - TEMPORAL DEIXA 9 MORTOS E DOIS DESAPARECIDOS


Nove mortes, oito delas no Recife e outra em Cortês, na Mata Sul do Estado. Dois desaparecidos, um em Jaboatão e outro em Belo Jardim. Ruas alagadas, deslizamentos de barreira, transbordamento de rios e barragens, enchentes, centenas de desabrigados e desalojados. Pernambuco em Situação de emergência devido as chuvas dos últimos quatro dias, que atingiram 370 milímetros.

Da noite de quinta até ontem, foi registrada pelo Inmet a maior precipitação pluviométrica do ano - 149,9 milímetros. Média suficiente para deixar famílias órfãs e desoladas. Previsão é que chova até amanhã, quando a precipitação fica menos intensa, segundo o Inmet.

Perda. Nove vidas soterradas em barros e entulhos, das quais cinco crianças. Uma delas chegou a ser resgatada com vida, mas morreu no hospital. Eduardo Pontes Carneiro, de 1 ano, dormia na casa de número 35, da rua Capistrano de Abreu, em Dois Unidos, quando foi atingida por tijolos de um muro que desabou.

A outra foi Samuel Vitor de Andrade, de 9 meses, passou cerca de 15 horas soterrada até ser retirada sem vida, também no bairro de Dois Unidos. Nesse mesmo local, um homem identificado por Severino, com cerca de 50 anos, morreu sob os escombros. No Córrego do Sargento, os corpos do casal desaparecido, Mauricéia Andrade da Costa, 37 anos, e José Ednaldo Pereira da Silva, 28, foi resgatado ainda na madrugada de ontem. As três filhas deles já tinham sido encontradas mortas.

A desempregada Miraci Maria de Andrade, de 36 anos, e o filho Samuel Vitor de Andrade, estavam dentro do casebre de madeira, na rua Tancredo Neves, no Córrego do Curió, em Dois Unidos, por volta das 17h, quando a mulher ouviu um estalo.

Ela ainda tentou pegar o menino nos braços ao perceber que a barreira localizada aos fundos da moradia estava cedendo. Em questão de segundos, a criança teria sido arremessada para longe da mãe e ambos acabaram sendo soterrados pelo barro que tomou conta da casa.

A mãe conseguiu ser socorrida pelos vizinhos e não sofreu ferimentos, enquanto a criança não pôde ser retirada. Ao lado, um conhecido da família com quem dividia o mesmo vão do casebre, identificado apenas como Severino, morreu soterrado.

O Corpo de Bombeiros chegou ao local cerca de 45 minutos depois que foi acionado. A operação foi iniciada por duas equipes, totalizando 13 bombeiros. Ainda na noite de quinta-feira, o corpo de Severino foi encontrado e o trabalho, parcialmente interrompido, por conta de novos deslizamentos na barreira e chamados de ocorrência em outros pontos da cidade.

Uma vizinha, a dona de casa Lindinalva Henrique de Sousa, de 29 anos, presenciou a tragédia e auxiliou no resgate de Miraci. “A gente conseguiu tirá-la de dentro do barro e viu o braço da criança, mas um novo deslizamento interrompeu nossa ação”, contou.

Fonte - Folha-PE

Nenhum comentário: