ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sábado, 26 de junho de 2010

PERNAMBUCO - MATA SUL SOB ÁGUA E SERTÃO COM CARRO-PIPA


Enquanto municípios da Zona da Mata sofrem com a chuva que devasta cidades inteiras, moradores de Lagoa Grande, no Sertão, afetados pela estiagem, podem contar novamente com a Operação Carro-Pipa, interrompida desde o início do ano por falta de recursos. Mais de 7.500 pessoas estão recebendo água, desde o começo de junho, por meio de 16 caminhões. Um levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU) mostra que cada pessoa que sofre com a seca consome apenas 20 litros de água, quando o ideal seria 100 litros.

De acordo com o secretário de Agricultura e Desenvolvimento do Interior (Seadi) e presidente Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec), Reginaldo Alencar, os veículos que foram contratados pelo Exército, com recursos do Ministério da Integração Nacional, só cobrem 70% das comunidades atingidas. O Açude Saco, principal reservatório da região de sequeiro de Lagoa Grande, encontra-se, atualmente, com apenas 6% de sua capacidade total. Isso representa 123 milhões de metros cúbicos de água, informou o secretário.

“Como o número de pipas não é suficiente, a prefeitura está contratando mais um caminhão para cobrir 100% da área de seca do município que sofre com a estiagem. Temos ainda mais dois caminhões do Estado. No entanto, ainda não é suficiente para atender a todos, já que cada caminhão só pode rodar até três mil quilômetros, quando temos localidades que ficam cerca de 100 quilômetros do manancial mais próximo”, explicou.

Segundo o secretário Reginaldo Alencar, os transtornos causados pelas fortes chuvas no Estado não chegam ao Sertão nem a parte do Agreste, o que pode prejudicar a ajuda do governo federal às cidades que decretaram situação de emergência por causa da seca. “É bom a gente frisar que essas chuvas em Pernambuco não atingiram nossa região, que sofre com a estiagem desde o início do ano. O que choveu não foi suficiente e muita gente enfrenta a seca há vários meses”, alertou.

AÇÕES

“A administração municipal tem feito a sua parte com ações para amenizar as perdas da população por conta da seca. Estamos com máquinas abrindo poços e cacimbas para abastecer os animais. Só este ano já realizamos a abertura de 45 cacimbas. Em 2009, foram abertas 180 cacimbas”, ressaltou.

A Prefeitura de Lagoa Grande também tem feito escavação para implantação de 100 cisternas, adquiridas pelo município através do Pró-Rural e a Associação de Ação Solidária (ASA), organização não governamental que realiza ações de proteção às comunidades que sofrem com a seca no Nordeste. A ação vem sendo desenvolvida pela Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento do Interior (Seadi), Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec), Exército e governo do Estado.

Fonte-JCONLINE

Nenhum comentário: