ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

domingo, 27 de junho de 2010

PARQUE 3 VAQUEIROS DE ARARIPINA - SEGURANÇA ESPECIAL PARA ESTE ANO


A polícia militar de Araripina preparou um grande esquema de segurança para as festividades de São João. Segundo o capitão França, comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar de Araripina, este ano a cidade está recebendo uma quantidade maior de policiamento em relação ao ano passado. São mais de 70 policiais militares estão reforçando a segurança no Parque 3 Vaqueiros e também na cidade e zona rural com 05 viaturas e os trios de motos, a ROCAM, de Araripina e Trindade.


São policiais da Companhia de Araripina, Exú, Ouricuri, Trindade e outras regiões que vão garantir paz nestes dias movimentados de festas. A logística planejou com antecedência e a Prefeitura municipal tem dado suporte neste sentido. A polícia militar além de manter a segurança no parque está também policiando área rural que é muito grande.


A polícia quer manter a mesma tranqüilidade das festas juninas deste ano como ocorreu no ano passado, onde foi verificado que o quantitativo de ocorrências foram mínimas em relação há anos anteriores. Os casos mais comuns são por embriagues, pequenos furtos ou vias de fato, mas todos são encaminhados para a delegacia.


Outra modalidade de policiamento implantado no parque foram as rondas com o moto patrulhamento, abrangendo toda a área que cerca o Parque 3 Vaqueiros, pois em anos atrás havia muita incidência de assaltos, estupros e até homicídios, mas agora há o policiamento específico para as outras áreas do parque. É bom lembrar aos casais de namorados que evitem ficar muito afastados onde ocorre o evento, pois há áreas escuras onde os meliantes têm facilidade para praticar o assalto, render o casal e estuprar a mulher, como aconteceu em anos anteriores.


Segundo o capitão França, no ano passado também foi notada a queda nos acidentes de trânsito, pois um convênio com a prefeitura trouxe para Araripina nos dias do evento a Polícia Rodoviária Federal, que ajudou a diminuir os acidentes de trânsito, mas cerca de 50 pessoas foram notificadas, multadas e perderam ponto na carteira, devido estarem dirigindo sob o efeito do álcool. Este a no a PRF ainda não apareceu por aqui, mas deverá estar nos dias de grande movimento. Fica o alerta para os motoristas não misturar bebida e direção.


Outra forma encontrada para também ajuda na segurança do Parque 3 Vaqueiros foi a instalação de várias câmeras de monitoramento que auxilia no monitoramento do parque, mostrando em momento real o que está acontecendo, além das imagens ficarem armazenadas para um futura análise. São microcâmeras em lugares estratégicos como no palco, entrada principal, BR-316, estacionamentos e outras áreas. Todas as imagens são enviadas para uma central instalada dentro do trailer da PM.


Quanto a cidade que fica um pouco vazia nas noites de festa o capitão informou que foram montadas operações especiais com viaturas, motos e qualquer pessoa pode acionar as guarnições se ver uma pessoa suspeita ou grupo de pessoas estranhas na localidade, nas proximidades de casas ou lojas, é só acionar a polícia militar, pois viaturas estarão nas ruas e bairros à disposição da população.


A polícia necessita que a população ajude com informações e qualquer um pode fazer a denúncia anônima, sem se identificar. Para isto basta apenas ligar para 87 – 3873 – 1190/87 – 9121 – 5887, sendo estes dois os mais conhecidos. O número 190 é o número de emergência da PM, mas quando discado cai no 7º BPM de Ouricuri. Para que o atendimento em Araripina seja mais rápido e a viatura possa chegar em menos tempo, o aconselhável é ligar direto para o 87 – 3873 – 1190, acionando assim o policiamento da 2ª CIA.


Para finalizar o capitão França informou que quem for armado para as imediações do parque vai ter que passar pela PM, que estará na estrada e em todos os locais do evento, inclusive realizando abordagens. A PM vai contar também com policiais femininas que realizarão abordagens em mulheres, caso haja a suspeição das mesmas estarem armadas ou portarem alguma droga ilícita. A polícia militar também conta com o apoio da polícia civil com vários agentes e delegados e vários homens do corpo de bombeiros do grupamento de Petrolina. O conselho tutelar também está fiscalizado a venda de bebidas alcoólicas a menores de idade.


Nenhum comentário: