ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 5 de abril de 2010

JOVENS - COMEÇA HOJE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE H1N1


A partir de hoje começa a segunda etapa da vacinação contra a gripe A (H1N1), e agora é a vez dos jovens entre 20 e 29 anos. A primeira etapa começou com gestantes (As mulheres que ficarem grávidas após esse período devem procurar um posto de vacinação para serem vacinadas), crianças de 6 meses a menores de 2 anos - 1ª dose (A segunda dose será 30 dias após a primeira), a mesma ocorreu entre 22 de março e 2 de abril, e foi prorrogada até o dia 23 deste mês, não enterropendo o início da segunda etapa.

Em Pernambuco, a coordenadora do Programa de Imunização, Ana Catarina Melo, explica que, na verdade, todos os grupos convocados para a vacinação poderão ser imunizados até a data final da campanha, prevista para 21 de maio.

“As pessoas devem ficar tranquilas, vamos vacinar todos os convocados”, informou na tarde de ontem Ana Catarina. Segundo ela, do primeiro grupo chamado, formado por índios e profissionais de saúde, parte da meta foi alcançada.

“Já imunizamos o quantitativo de profissionais exigido pelo Ministério da Saúde e 60%dos indígenas. Mesmo assim, a vacinação nas aldeias, feita pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) continua, por causa de difíceis acessos, e equipes voltarão aos hospitais para aplicar doses em trabalhadores que não receberam a vacina no início da campanha”, explicou. A coordenadora lembra também que as crianças já vacinadas devem retornar aos postos 30 dias depois para a segunda dose.

Enquanto a vacinação dos dois primeiros grupos continua, começa na segunda-feira a convocação da faixa etária considerada o maior desafio da campanha: jovens de 20 a 29anos, que não costumam comparecer aos postos.

“Além da vacinação nos serviços de saúde, queremos disponibilizar as doses em locais de maior circulação desse público”, informou Ana Catarina Melo. No próximo sábado, o Dia D da mobilização para a vacinação contra a gripe H1N1, Secretarias Municipais de Saúde devem organizar postos volantes em shoppings, supermercados e outros locais públicos.

Para a nova etapa da campanha está sendo reservado 1,6 milhão de doses. Oficialmente, os trabalhos serão abertos pelo Estado na Policlínica Barros Barreto, no Carmo, em Olinda, na manhã de segunda.

Os jovens devem comparecer aos locais de vacinação portando documento de identidade, para comprovar idade.

Depois desse grupo devem ser convocados os maiores de 60 anos com doença crônica. A vacinação deles será a partir do dia 24 deste mês. O último grupo, adultos de 30 a 39anos, será vacinado a partir de 10 de maio.

Com a campanha voltada a grupos prioritários, o Ministério da Saúde esperar evitar um novo surto da pandemia no País, como o que ocorreu no ano passado. Quem não se vacinar será beneficiado também, porque diminuirá a circulação do influenza em razão da vacinação dos suscetíveis.

Fonte-JC Online

Nenhum comentário: