ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

MANDELA, CARNAVAL DA BONDADE E GRUPO ESTADO - PAIVA NETTO


No próximo dia 11 completam-se duas décadas da libertação do advogado e líder político Nelson Rolihlahla Mandela, ícone da luta contra o Apartheid, na África do Sul. Em 1990, aos 72 anos, deixava o presídio de Robben Island, na Cidade do Cabo. Quatro anos mais tarde se tornaria o primeiro presidente negro de seu país.

O regime de segregação racial sul-africano vinha de longa data, Gandhi lutou contra isso desde o século 19. Mas a situação se impôs completamente, com uma legislatura impiedosa, quando da vitória, nas eleições de 1948, dos africânderes (estabelecidos na região a partir dos séculos 17 e 18, descendentes de colonos calvinistas dos Países Baixos, além da Alemanha e da França).

Principal opositor do Apartheid, sistema que não reconhecia os direitos políticos, sociais e econômicos dos negros, Mandela, Prêmio Nobel da Paz de 1993 ao lado do ex-presidente sul-africano Frederik Willem de Klerk, é considerado um dos mais fortes emblemas da luta pela liberdade. Perto de completar 92 anos, dedicamos ao seu poderoso coração este aforismo que cunhei, o qual reflete de modo irretocável a sua lição de vida: Ninguém aprisiona o Espírito de um Homem livre.

Em 1997, Nelson Mandela foi condecorado, no Brasil, com a Comenda da Ordem do Mérito da Fraternidade Ecumênica, láurea entregue pelo ParlaMundi da LBV àqueles que mais se destacam em suas áreas de atuação e tendo como princípio básico a Solidariedade sem fronteiras.

HOMENAGENS AO TBV

Com gáudio recebo a notícia de Gizelle Tonin de Almeida, superintendente de Marketing e Comunicação da LBV, sobre mais um importante reconhecimento popular e cultural do Templo da Boa Vontade, TBV, instalado em Brasília/DF, desta vez pelo Grêmio Recreativo Escola de Samba Tom Maior, do grupo especial de São Paulo/SP. Neste ano, a escola desfila no Sambódromo do Anhembi, no dia 13, com o enredo “Brasília, do sonho à realidade – São Paulo homenageia os 50 anos da capital coração do Brasil”. O TBV, monumento mais visitado do Distrito Federal, uma das Sete Maravilhas de Brasília, está em destaque no belo carro alegórico que traduz a mística do 3o milênio, ao retratar símbolos religiosos e de fé presentes na capital do país.

Nossos agradecimentos aos amigos da Tom Maior, na figura de seu presidente, Marko Antonio da Silva, e do carnavalesco Roberto Szaniecki. Gratos ficamos igualmente à Associação Recreativa e Cultural Mocidade Unida da Glória, de Vitória/ES, que, no enredo “Deixei de ser moderna, para ser eterna... Brasília!”, apresentou, no dia 5, o Templo da Boa Vontade nas vestimentas alegóricas da ala intitulada “Guardiães da Espiritualidade”. Nossa saudação ao presidente da escola, Carlos Roberto dos Santos Ribeiro, e ao carnavalesco Petterson Alves.

ALEGRIA SEM BAIXARIA

Na LBV, desde os seus primórdios, comemoramos o Carnaval da Bondade, que propõe alegria sem baixaria. A Super Rede Boa Vontade de Comunicação (rádio, TV e internet) permanece no ar 24 horas a serviço do Ser Humano e seu Espírito eterno. Na década de 1980, na Folha de S.Paulo, comentei que o sofrimento não quer saber se hoje é folia, feriado, dia santo; se chove ou se faz sol, as pessoas continuam padecendo... E justamente por conhecer os dramas das criaturas, a LBV não cessa o seu generoso trabalho de levar a mensagem do Novo Mandamento do Cristo — “Amai-vos como Eu vos amei” (Evangelho segundo João, 13:34) — aos seres desesperados, aos corações sequiosos de uma palavra de ânimo, mesmo em dias de carnaval.

Eis o espírito que norteia nossos festejos no Carnaval da Bondade. Aliás, os compositores legionários fizeram um samba daqueles, cujo refrão já anuncia, no abre-alas: “O Carnaval da Bondade é Amor./ É Fraternidade com fervor./ O Carnaval da Bondade é alegria,/ fazemos Caridade noite e dia”. Está aí. Com letra e música de Marcos Costa, o samba é puxado por Zé Paulo.
E salve o Carnaval da Bondade! Hosanas à Cruzada Salvemos Vidas, da LBV!

50 ANOS

O Portal Boa Vontade registrou as comemorações dos 50 anos da Associação Recreativa Julio Mesquita, na segunda-feira, 1o de fevereiro, em São Paulo/SP. O evento contou com a participação do Coral Ecumênico Infantil Boa Vontade. A convite da instituição aniversariante, as crianças da LBV abrilhantaram a cerimônia, prestigiada por dirigentes e funcionários do Grupo Estado. O seu diretor-presidente, Silvio Genesini, afirmou: “Ficamos muito contentes com a festa, porque a LBV pôde participar. É uma data muito especial”.
Com vasto repertório, o Coral encantou a todos, apresentando melodias que exaltam a valorização da Natureza e a Paz. Nos jardins do Estadão, os pequeninos da LBV foram chamados a plantar uma muda de ipê-amarelo, cuja flor é símbolo nacional, marcando o ápice da solenidade.

José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Nenhum comentário: