ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

MOMENTO DE SILÊNCIO - PAIVA NETTO


Há décadas, estabelecemos a cerimônia de um instante de silêncio antes da oração que sempre inicia as atividades diárias nas Instituições da Boa Vontade, no intuito de fortalecer a ligação das equipes solidárias das IBVs com a Espiritualidade Superior, fato que vem se tornando prática cotidiana em empresas.

Já comentei nas minhas preleções no rádio e na televisão algo da história do momento de silêncio, no entanto, não custa relembrar. Em 10 de fevereiro de 1912, faleceu o diplomata, professor e jornalista José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco, um dos maiores chanceleres, senão o maior, que o Brasil conheceu. Era filho do Visconde do Rio Branco, o criador da Lei do Septuagenário — aos 70 anos os escravos estariam libertos, contudo, quantos alcançariam essa idade?

A morte de Paranhos Júnior foi muito lamentada. Quando a notícia chegou a Lisboa, a Câmara dos Deputados, sob o comando de Aresta Branco, suspendeu a sessão por meia hora, como era tradicional, em respeito ao ilustre diplomata. Porém, o Senado, no dia posterior, cuja presidência estava a cargo de Anselmo Braamcamp, secretariado por Bernardino Roque e Paes de Almeida, inovou o costume. O presidente fez uma pausa na reunião e destacou: “Os altos serviços por aquele estadista prestados a Portugal e a circunstância de ser ele ministro quando o Brasil reconheceu a república portuguesa”, conforme o registro do lisboeta Diário de Notícias, que ainda anotou: “Honrou também o Barão do Rio Branco as tradições lusitanas da origem da sua família e por tudo isso propôs que durante dez minutos, e como homenagem à sua memória, os senhores senadores se conservassem silenciosos nos seus lugares. Assim se fez...”.
Foi a deferência ao grande brasileiro que retornara à Pátria Espiritual.

O CRISTO INTERNO

Diante da vida tão atribulada que levamos, surge a argumentação: “É dificílimo obter um minuto de silêncio, que seja, com as crianças correndo, num feliz alarido, o vizinho com o som superelevado, aquela britadeira em frente da minha janela, ou com os mil problemas que tenho de enfrentar. Sinto muito, mas não consigo”.

Consegue, sim! Não falo restritamente da quietude física. Refiro-me em especial àquela buscada dentro do Espírito. Você mesmo, às vezes num ônibus barulhento, apinhado, quente, o tráfego intenso, desliga-se pensando naquela questão que precisa sanar. Nada em volta o perturba ou o estorva. E quando desce do coletivo diz: “Puxa vida! Parecia impossível sair de tamanha enrascada e agora, naquele bendito ônibus, embora jogando calor em mim, a solução apareceu”. Por quê?! Porque Você entrou no silêncio, dialogou com o seu Cristo interno, com a ajuda do Espírito Santo.

Tudo na existência material é relativo. Basta ver que nas guerras pessoas se matam na presença de paisagens extraordinárias que Deus lhes oferece para acender no âmago justamente a vontade de viver.

MAIOR RIQUEZA

Os guris estão correndo, abrindo a geladeira, está uma confusão no meio da rua? Você saberá entrar no silêncio de si mesmo, de si própria, para sentir no íntimo a influência divina. Aproveite esses instantes de meditação, leia o Evangelho de Jesus, riqueza imensa deste e do Outro Mundo, e verá quantos benefícios a sua vida receberá. Mas, primeiro, vamos aplacar os ruídos da alma. Um minuto de silêncio.

TBV

O Templo da Boa Vontade, em Brasília, é hoje amplamente reconhecido como excelente local para a criatura aquietar o coração e elevar o pensamento ao mais Alto, ganhando assim forças para seguir avante. O TBV, símbolo do Ecumenismo Total, fica no SGAS 915, lotes 75/76, tel.: (61)3245-1070. Suas portas estão abertas para Você.

JOVEM PAN

O amigo, empresário, dono e moto-contínuo da Rádio Jovem Pan, Antonio Augusto Amaral de Carvalho, o jovem Tuta, dedicou-me um exemplar de Ninguém faz sucesso sozinho – Bastidores dos anos de ouro da TV Record e da Jovem Pan, há pouco publicado. Na oportunidade, com a distinção que lhe é peculiar, escreveu-me: “Um abraço e senti muito sua ausência, mas compreendo. É a vida. Antonio Augusto Amaral de Carvalho”.

Nobilíssimo Tuta, sua obra realmente nos mostra o Ser Humano e a equipe plenos de empreendedorismo e humanidade, de que, aliás, o planeta tanto necessita. Parabéns! Retribuindo as fraternas palavras no seu livro repleto de ação e estímulo, enviei-lhe, como singela homenagem, Crônicas e Entrevistas, um pequeno esforço de Boa Vontade que alguns amigos me incentivaram a compor. Salve 2010, esperança que se renova em nós! Forte abraço.

José de Paiva Netto é jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Nenhum comentário: