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segunda-feira, 23 de novembro de 2009

VAREJO - SORTEIOS PARA ESTIMULAR AS VENDAS


Imagine entrar em uma loja, comprar roupa e sapato, gastar um pouco mais de R$ 200 e, dias depois, ganhar um apartamento avaliado em R$ 312 mil. E desembolsar R$ 50 para comprar um ferro de passar e entrar na disputa por uma carro zero-quilômetro. O varejo este ano resolveu dar uma forcinha para a retomada da economia, já com expectativa geral de vendas entre 15% e 20% superiores às do Natal de 2008, e intensificar a promoção de sorteios que vão dar desde imóveis a bolsa de estudos, passando por viagens e carros. Tudo atrelado a um valor mínimo em compras.

Tal comportamento tem sido visto não só no Natal pernambucano mas também em outros Estados, como Rio de Janeiro e São Paulo. Oficialmente, a oferta de mimos de alto valor tem como objetivo “agradecer à clientela pela fidelidade”, etc e tal, mas, na prática, a contabilidade de vendas dos shoppings e das indústrias sempre sobe quando as promoções entram em cena.

O Shopping Recife lançou no dia 15 deste mês a campanha intitulada de “O presente da sua vida” e vai dar um apartamento da Queiroz Galvão, situado em Boa Viagem, no prédio Maria Nice. A professora Mônica Ratis já entrou no clima e começou a gastar no shopping. “Já tenho um imóvel, mas posso vender e completar minha casa”, programa. Ela acredita que vai participar da promoção com mais de um cupom. “Os gastos do final de ano só estão começando. Ainda vou comprar coisas para meus filhos”, comentou. A urna – que já começou a ser preenchida – fica no meio do mall do shopping, só para garantir que a ação não passe despercebida pelo consumidor.

A regra é a seguinte: a cada R$ 200 em compras, o consumidor troca por um cupom. Para compras feitas por meio do Visa – débito ou crédito – o gasto vale o dobro porque essa administradora é parceira da ousada promoção. E expectativa é tão positiva que entre os shoppings o maior percentual de acréscimo esperado é o do Recife, com alta de 20% nas vendas em relação a 2008.

Seguindo a estratégia de quanto mais compras mais cupons, a linha de brinquedos Fisher-Price tocou no ponto fraco dos pais e vai trocar cada R$ 90 em notas por tíquetes que podem valer cinco anos de escola. O acúmulo de notas vai até o dia 16 de dezembro, com cinco sorteios. O valor de cada bolsa é de R$ 800 mensais, somando um total de R$ 48 mil. As compras terão os valores cumulativos. Ou seja, se a pessoa comprou R$ 50 e depois R$ 60, terá um cupom e ainda poderá usar os R$ 20 restantes e outra ficha para o sorteio. “Nunca a empresa fez uma promoção dessa. Já fizemos uma outra onde demos notebook infantil. Estimamos vendas 20% maiores do que as do ano passado”, comentou a promotora da marca que atua na loja Hi Happy do Shopping Recife, Maria Cristina de Moura Pinheiro. A promoção vale para as revendas da marca Fisher-Price.

Mas se o consumidor não tem filhos, pode resolver pintar o imóvel e concorrer a outro bem. A Iquine resolveu pontuar seus 35 anos de mercado com uma promoção e tanto. A cada R$ 100 em compras, o cliente concorrerá a um prêmio no valor de R$ 70 mil para adquirir uma casa. “Serão três prêmios e foi a forma encontrada pela empresa para agradecer o momento que a gente tá vivendo, com boa presença de mercado. A promoção começou em outubro e vai até fevereiro, com o sorteio marcado para o dia 25”, explicou a gerente-regional de marketing, Laura Barros. Só para visualizar o impacto de uma campanha como esta, foram impressos mais de um milhão de cupons. Nesta época do ano, a empresa estima um acréscimo de 30% sobre as vendas. “Com a promoção, podemos chegar até a 40%”, projeta Laura. A Iquine hoje já detém 35% de market share no Nordeste, região de maior pontuação, mas também atua no Norte e em parte do Sudeste.

Com atuação no Sudeste, as Casas Bahia também resolveram apostar no imóvel, avaliado em R$ 65 mil, para alavancar vendas. A cada R$ 200, será concedido um cupom ao cliente. Serão oito sorteios onde o ganhador poderá indicar um amigo para ganhar o mesmo prêmio.

Carla Seixas
cseixas@jc.com.br

CARROS E VIAGENS SÃO ATRATIVOS

As promoções dão tanto resultado que a Eletroshopping entra pelo sétimo ano com a estratégia de sortear carros novos entre os clientes. São 109 lojas espalhadas pelos Estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará, Sergipe, Rio Grande do Norte e Alagoas, e um total de cinco Fiats Uno para uma disputa que deve envolver quatro milhões de participantes. A cada R$ 50 em compras, o cliente estará concorrendo a um carro. O promoção teve início no dia 1º de setembro e segue até o dia 31 de dezembro. O primeiro carro já foi entregue, com os próximos sorteios marcados para o dia 8 de dezembro e 5 de janeiro. Este último será durante o megafeirão que a empresa realiza anualmente.

A expectativa este ano está, inclusive, bem mais otimista. Enquanto em 2008 foram impressos 3,2 milhões de cupons, agora em 2009 o volume foi elevado para 4 milhões, uma alta de 25% de um ano para outro. “A gente está mesmo esperando que seja melhor do que o ano passado. Em 2008 tinha a questão da crise”, pontua o vice-presidente da Eletroshopping, Fernando Freitas. Segundo o executivo, a estratégia foi traçada pelos próprios executivos da empresa e há realmente o sentimento de que estar concorrendo a um carro se mostra um diferencial diante de um mercado tão marcado pela concorrência.

“A gente orienta os vendedores a demonstrarem isso na hora da venda. Se você tem uma geladeira que custa o preço equivalente ao da concorrência, é válido mostrar ao consumidor que na nossa loja ele estará concorrendo a um carro”, comenta o executivo. Para o Natal deste ano, a rede projeta vendas entre 20% e 30% superiores às do ano passado.

A estratégia da premiação chegou também aos pontos promocionais dos supermercados. No Natal deste ano, o Extra e as redes Pontos Frio – agora pertencentes ao mesmo grupo, o Pão de Açúcar –estarão sorteando 700 TVs LCDs, entre os dias 26 deste mês e o dia de 25 de dezembro. Será a primeira ação conjunta das duas gigantes do varejo para alavancar as vendas. E, mais uma vez, o cliente consumirá um mínimo em produtos para concorrer aos prêmios. No caso das duas redes, serão R$ 60 em compras para gerar uma participação na disputa pelas TVs. Além disso, como forma de marcar o aniversário Extra, serão sorteadas camisas da seleção e seis viagens para acompanhar os treinos do Brasil.

Fonte-JC

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