ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 17 de novembro de 2009

BRASIL - COMBATE À FOME NO PAÍS RENDE PRÊMIO INTERNACIONAL


A organização não governamental (ONG) Action Aid Internacional vai conceder um prêmio ao Brasil pelos esforços no combate à fome. Segundo um ranking organizado pela entidade, o País teve o melhor desempenho na redução do problema, seguido pela China e Índia.

Segundo o diretor internacional da Action Aid, Adriano Campolina, o principal motivo para que o Brasil seja o líder do ranking foi o fato de 10 milhões de pessoas terem saído da pobreza extrema nos últimos anos. De acordo com ele, o Brasil conseguiu a redução combinando o crescimento econômico com políticas de combate à pobreza e agricultura familiar.

“A fome é um fenômeno muito complexo, você não consegue acabar com ela imediatamente. Mas a redução do Brasil foi extremamente substancial, não só rápida como sustentada. Foram políticas coordenadas que deram ênfase à transferência de renda e ao mesmo tempo à agricultura familiar e à produção sustentável”, destacou Campolina.

Hoje, quando terá início em Roma a Cúpula Mundial de Segurança Alimentar, promovida pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a ONG pretende entregar o prêmio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele participa da abertura do evento e deverá apresentar as experiência brasileiras que conseguiram reduzir a subnutrição no País como o Bolsa Família, o Fome Zero e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Durante a Cúpula, o presidente fará um alerta para a insuficiência de recursos internacionais destinados a enfrentar a fome no mundo. Lula também irá destacar a necessidade de os países desenvolvidos cumprirem os compromissos assumidos para o aumento dos níveis da assistência ao desenvolvimento social e humano. O presidente ainda pedirá o fim dos subsídios agrícolas que prejudicam as economias mais pobres.

A expectativa é de que a cúpula reúna cerca de 60 chefes de estado e de governo. A FAO estima que atualmente mais de um bilhão de pessoas passem fome e estejam desnutridas em todo o mundo. Após a cúpula da FAO, Lula terá um almoço oferecido pelo primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi. Segundo o porta-voz da presidência da República, Marcelo Baumbach, no encontro, que foi solicitado por Berlusconi, não está descartada a possibilidade de eles discutirem o pedido de extradição do ex-ativista italiano Cesare Batistti.

(Folha de Pernambuco)

Nenhum comentário: