ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

ARARIPINA DE LUTO - SEPULTADO CORPO DO EX-PREFEITO MIMI


Foi sepultado na tarde de ontem, 24/11/09, sob clima de forte comoção no cemitério do Iracema nesta cidade, o corpo do ex-prefeito de Araripina, Dr. Valdemir Batista de Souza, o Mimi. O mesmo tinha 70 anos e desde janeiro deste ano estava fazendo tratamento de hemodiálise no Recife, vindo a falecer por volta das 07:15 da manhã da última segunda-feira, 23/11/09, na capital do estado com insuficiência múltipla dos órgãos. Muitas autoridades, políticos e populares compareceram ao velório que aconteceu na residência do médico no centro da cidade.


Ainda na tarde de ontem, terça-feira, aconteceu uma sessão solene na câmara municipal com a presença do prefeito Lula Sampaio, dos vereadores e muitas pessoas. Em seguida o corpo foi levado até a igreja matriz para a missa de corpo presente e depois para o cemitério municipal, onde foi sepultado no túmulo da família.


Muitas foram as homenagens prestadas por amigos, família, prefeitos, ex-prefeitos, deputados, empresário, dentre outros. Durante dois dias a rádio Arari FM fez uma programação especial com depoimentos de várias autoridades e até discursos gravados do falecido médico em solenidades anteriores nesta cidade. Até um requerimento de profundo pesar foi enviado à família em nome da Assembléia Legislativa de Pernambuco, em nome do deputado Raimundo Pimentel. Trecho da nota diz o seguinte:


Valdemir Batista de Souza faleceu recente e prematuramente, deixando um legado insubstituível de integridade, companheirismo, perseverança, amor pela família, amigos e por seus pacientes. Seu passamento em 23 de novembro último, nas alturas dos seus 70 anos, já que nasceu em 27 de junho de 1939, no povoado de Serra Branca, na hospitaleira cidade de Ipubi, mas foi na cidade de Araripina, do sertão Pernambucano, que escolheu para trabalhar, casar e criar seus 4 filhos, e demonstrar sua grandeza em favor da família, em defesa da sociedade e defesa da justiça com uma acentuada devoção pelos mais pobres e na defesa da vida com o exercício da medicina.


Esta homenagem é muito sincera, de quem aprendeu, desde cedo o início da nossa amizade, ter admiração por seus posicionamentos e postura de lealdade. Desnecessário se faz aqui falar da sua competência como médico, talvez o maior legado que deixou para as gerações do hoje e do amanhã da querida Araripina, tendo sido eleito vereador do município por três mandatos consecutivos, exercendo também o cargo de presidente da câmara municipal.


Exerceu o cargo de prefeito do município de Araripina de 01 de janeiro de 1989 a 31 de dezembro de 1992, exerceu ainda o cargo de vice- prefeito do município no período de 01 de janeiro de 1997 a 31 de dezembro de 2004. Dr. Mimi, como era conhecido, apelido carinhoso que ganhou ainda jovem pelos colegas de faculdade e por todos de Araripina, exerceu com responsabilidade, competência e dedicação a sua vida profissional, tanto no Hospital e Maternidade Santa Maria nesta cidade, tendo sido um dos pioneiros, quanto na política, quando encerrou, saudosamente, suas atividades no cargo de vice-prefeito para se dedicar à sua família.


Por onde passou deixou saudades e muitos amigos, sem distinção de idade, classe social, e identificava-se profundamente, com as pessoas mais simples, mostrando com orgulho, para os mais jovens, os vários mandatos eletivos exercidos com respeito ao cidadão. A sua partida entristeceu a toda a sociedade Araripinense e do Sertão do Araripe, mas nos deixou toda a herança da sua presença sempre alegre e a sabedoria de um valoroso homem, que teve no amor e carinho ao próximo, a essência de sua existência.


Que seus familiares sejam fortalecidos na fé, portando, nada mais que justo do que essa casa (Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco), apresentar votos de profundo pesar pela perda do inesquecível Dr. Mimi. Assina a nota o deputado Raimundo Pimentel.


Dr. Mimi deixa a esposa, Sra. Lindalva Delmondes Batista e os 4 filhos Helano Batista de Souza, Alane Batista de Souza, Melga Batista de Souza e Thaysa Batista de Souza.

Nenhum comentário: