ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL - POLO GESSEIRO GANHA DIAGNÓSTICO


Reunido com empresários do polo gesseiro, no Sertão do Araripe, em março deste ano, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro, comprometeu-se com viabilizar a realização de um estudo técnico para encontrar soluções de sustentabilidade ambiental e econômica para o arranjo produtivo local (APL). Nesta sexta-feira (02) o primeiro passo do projeto será dado em um seminário reunindo empresários e especialistas no assunto no município de Trindade, no Araripe.

Realizado a partir de uma parceria entre CNI, Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), SENAI (Departamentos Nacional e Regional) e Sindicato da Indústria do Gesso de Pernambuco (Sindusgesso), o “Diagnóstico da matriz energética para o APL do Gesso” será elaborado pela Projetec Consultoria e deve ser finalizado em janeiro de 2010. O objetivo é apontar quais são as melhores alternativas econômicas e ambientais para a extração e beneficiamento da matéria-prima. Hoje, o Araripe é responsável por 95% da produção do gesso no Brasil.

Para o presidente da CNI, Armando Monteiro, a resolução da questão energética do pólo é fundamental para manutenção dos postos de trabalho na região. “Se não houver um equacionamento desse tema da matriz energética, o setor pode estar condenado a perder empregos, prejudicando a economia local”, disse. Dados do Sindusgesso indicam que o pólo gesseiro gera hoje cerca de 13,2 mil empregos diretos e aproximadamente 66 mil indiretos. “O estudo quer oferecer, em um prazo curto, uma proposta para solucionar esse problema”, diz Armando Monteiro.

O seminário desta sexta-feira reunirá representantes das entidades envolvidas na elaboração do diagnóstico, além de prefeitos da região e empresários do setor, que serão informados sobre as linhas de ação e cronogramas do projeto, e também poderão apresentar demandas e tirar dúvidas. Participam do encontro o presidente da CNI, Armando Monteiro, o presidente da Fiepe, Jorge Côrte Real, o diretor regional do SENAI, Antônio Carlos Maranhão, o secretário estadual das Cidades, Humberto Costa, o presidente do Sindusgesso, Josias Inojosa Filho, o superintendente da Caixa Econômica Federal, Alex Norat, entre outros.

Na ocasião, também será assinado um protocolo de entendimento entre o Sindusgesso e a transnordestina logística para reserva de espaço na ferrovia transnordestina para o escoamento de gipsita e gesso.

Serviço:

Seminário “Diagnóstico da matriz energética para o APL do Gesso”

Local: Sede da AABB (município de Trindade)

Dia: Sexta-feira (02 de outubro)

Horário: 10h

Da Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário: