ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

SERIGUELA - SDR DE ARARIPINA INCENTIVA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO


Serigüela, cirigüela ou ciruela (Spondias purpurea) é o nome de uma árvore das anacardiáceas e também do seu fruto.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural junto com algumas associações do municipio, sabendo do potencial desta cultura no semi arido araripinense, mesmo sendo uma lavoura de uso pouco difundido, não tendo apreciação econômica senão para produção sazonal em pequenas plantações, estao plantando em propriedades de pequenos associados, tentando inverter este quadro.

Os recursos obtidos do comércio desses frutos têm participação importante na composição da renda familiar dos pequenos agricultores, seja na venda da fruta in natura, na produção de polpas, na venda dos frutos para empresas de cosméticos entre outros tipos de comercialização.

Outra vantagem, é que os frutos são produzidos nos moldes da agricultura orgânica, sem a necessidade de qualquer insumo químico no seu cultivo.

As frutas têm valores nutricionais importantes para o organismo humano, contribuindo para uma vida mais saudável.
A sirigüela é de cor verde, ficando amarela quando madura. É rica em carboidratos, cálcio, fósforo, ferro e vitaminas A, B, C.

O início do período invernoso vem acompanhado de uma fartura de frutas que alimentam o sertanejo, melhoram a renda familiar e transformam a região num pomar natural.

Interessados no plantio da Seriguela procurar a Secretaria de Desenvolvimento Rural, e a Equipe Tecnica da secretaria orientará como sera os procedimentos para devido plantio.

Secretario de Desenvolvimento Rural
José Simão dos Santos

Diretor de Ciências e Tecnologia
Laerf Alves Fraga

Da Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário: