ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

OUSADIA NO SERTÃO - OFICIAL SEQUESTRADO PARA ROUBAR ARSENAL


Horas antes da chegada do presidente Lula ao Sertão de Pernambuco, criminosos fizeram refém a família de um capitão da Polícia Militar de Salgueiro e obrigaram o oficial a recolher um arsenal nos quartéis de cinco cidades da região. Após a ação ocorrida entre a noite de terça-feira e a madrugada de ontem, os bandidos fugiram levando 58 armas de grande poder de fogo, como fuzis FAL 7,62 e submetralhadoras ponto 40.

O alvo escolhido pelo bando foi o capitão Marcos Vinícius Barros dos Santos, chefe do setor de inteligência do 8º Batalhão da PM, responsável pelo policiamento de vários municípios do Sertão Central.

Por volta das 20h de anteontem, dois homens encapuzados renderam o policial na cozinha da casa dele, no bairro Nova Olinda, Salgueiro, de acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS). A mulher e duas filhas do policial também foram feitas reféns.

A condição imposta pelos criminosos para não matar a família inteira era que o oficial recolhesse armamentos no batalhão de Salgueiro e em destacamentos de municípios vizinhos. Um telefone celular foi entregue ao PM para que ele recebesse instruções dos bandidos durante a operação.

Marcos Vinícius saiu em seu Polo Sedan rumo ao 8º Batalhão de Salgueiro, na Avenida Coronel Veremundo Soares, no bairro Nossa Senhora das Graças. A polícia ainda apura se criminosos seguiam o capitão em outro veículo, enquanto davam ordens a ele pelo celular.

No 8º Batalhão, o oficial recrutou dois soldados, um armeiro e outro do setor de inteligência, para ajudá-lo a levar as armas. Os três policiais transportaram pistolas, submetralhadoras e fuzis para o Polo.

O capitão e os dois soldados começaram, então, um arrastão, levando armas de vários destacamentos de municípios da região. Primeiro, teriam ido para Verdejante, seguindo para Serrita, Parnamirim e Terra Nova.

A viagem terminou em Salgueiro, novamente no 8º Batalhão. “Os bandidos marcaram com ele um horário e um local para entregar as armas. Então, o capitão disse aos policiais do batalhão para invadirem a casa dele às 4h”, revelou o delegado seccional de Salgueiro, Marlon Frota.Os subordinados que seguiam com o capitão ficaram incumbidos de cumprir essa ordem.

Na hora determinada pelo oficial, de acordo com o delegado Marlon Frota, policiais invadiram a casa e encontraram a mulher e as duas filhas do capitão amarradas em um quarto. Segundo a polícia, a família do capitão não foi agredida. Os criminosos, no entanto, já haviam fugido da residência.

A polícia ainda não sabe o local onde o oficial entregou as armas aos bandidos. No total, os ladrões levaram 15 fuzis FAL, cinco submetralhadoras ponto 40 e 38 pistolas ponto 40.

Pelo celular, o capitão continuou recebendo ordens. Primeiro, teria de dirigir rumo a Juazeiro do Norte (CE). Depois, os criminosos mudaram o plano. Marcos Vinícius deveria seguir na direção de Cabrobó, em Pernambuco.

Em uma área de mata, na divisa do município sertanejo com Orocó, ele parou o veículo. Os criminosos se apoderaram do carro do policial, deixando-o só no meio do matagal.

Ontem de manhã, o policial conseguiu uma carona até Salgueiro, onde chegou com ferimentos leves, supostamente causados pelos bandidos. O veículo dele foi abandonado na cidade de Santa Maria da Boa Vista, perto da divisa com a Bahia.

INVESTIGAÇÃO

“Foi uma ação ousada”, definiu o secretário-executivo de Defesa Social, Cláudio Lima, durante coletiva convocada no fim da tarde de ontem. Naquele momento, Marcos Vinícius já havia prestado depoimento durante várias horas à PM e relatava o caso novamente a policiais civis de Salgueiro.

Todos os PMs que participaram ou presenciaram o recolhimento das armas também passaram a ser ouvidos. Ninguém é suspeito por enquanto. Porém, as versões dos policiais serão apuradas. “A Polícia Civil investiga o crime. Já a PM abriu um procedimento administrativo para apurar a conduta dos policiais”, afirmou Cláudio Lima.

O secretário negou que haja frouxidão no controle das armas nos quartéis. “A polícia é baseada em hierarquia. O capitão, um oficial da inteligência da PM, tem sob sua hierarquia todos os praças, que obedeceram à ordem de entregar as armas.

Mas tudo será apurado, não podemos fazer juízo de valor”, disse Cláudio Lima. De acordo com ele, esse tipo de crime é inédito no Estado. A SDS informou que vai utilizar todos os meios para prender os culpados.

A secretaria descarta qualquer ligação entre a ação criminosa e a chegada do presidente Lula à região, que passaria ontem e hoje por várias cidades do Sertão até voar de helicóptero rumo a Salgueiro, na sexta-feira, com objetivo de visitar a vila produtiva de junco em um canteiro de obras.

“Não se pode afirmar que o fato ocorrido em Salgueiro tenha qualquer ligação com a vinda do presidente”, afirmou o secretário-executivo.

Cláudio Lima não quis comentar a hipótese de que os criminosos planejassem roubar as armas para libertar detentos de unidades prisionais. O JC apurou que, há 40 dias, um informe foi enviado à polícia de Salgueiro, alertando para um possível resgate no presídio da cidade.

Policiais afirmam, extraoficialmente, que a maior suspeita é que o bando tenha fugido pela Bahia. Apesar de a SDS afirmar que o capitão só viu três homens, é investigada a possibilidade de que pelo menos dez bandidos tenham participado da ação, utilizando dois veículos, um Golf e um Corolla

Artur Rodrigues
Especial para o JC

Nenhum comentário: