ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

RESPONSABILIDADE SOCIAL - SESI PROMOVE PALESTRA NO MARIA MARIA


Aconteceu na semana passada nas dependências do Restaurante Maria Maria em Araripina, uma palestra sobre a questão da responsabilidade social e empresarial, tendo como título, “O desafio para as empresas pernambucanas, lucro, desigualdade social, preservação ambiental, isso é possível”.


A palestra foi proferida pela professora Carla Pasa, da Universidade Federal de Pernambuco e pela gestora técnica da área de responsabilidade social do SESI-PE, Débora Xavier, juntamente com o superintendente do SESI-PE, Ernani Aguiar.


O tema principal da palestra foi a responsabilidade social empresarial e foi desenvolvida em Araripina, mas o conteúdo abrange também outros municípios que fazem parte da região do Araripe. Além desta palestra, outras duas foram realizadas em Petrolina e Caruaru.


Segundo a professora Carla Pasa da UFPE, a responsabilidade social é um novo paradigma de negócios empresariais, sendo que esses negócios estão frente a pressões do mercado e há uma mudança de comportamento do consumidor. Comportamento esse que exige das empresas uma nova posição frente aos desafios da desigualdade social e dos problemas ambientais.


Foi discutido na palestra a necessidade das empresas compreenderem a problemática e o desafio de equilibrar lucro, meio-ambiente, aspectos sociais, ou progresso social. Foi debatido também o tema, “O que é responsabilidade social”, como se faz, quais são os retornos que a responsabilidade social trás e como encarar essa responsabilidade, pois as empresas podem fazer responsabilidade social apenas por modismo, ou gerenciamento de impressão, gerenciar a impressão que o consumidor tem a respeito das empresas, ou elas podem fazer de fato, por mudanças de valores, que é o que se espera de uma empresa que incorpore na sua visão, missão e estratégias a responsabilidade social.


As empresas podem também fazer responsabilidade social apenas com o marketing, mas espera-se que elas busquem uma gestão “stakerolders”, ou seja, inserir e aglutinar esforços, demandas e expectativas de todos os envolvidos e interessados nos processos empresariais.


Estiveram presentes à palestra além do poder executivo, representado pelo vice-prefeito de Araripina, Alexandre Arraes, várias associações, Ongs, empresários, agentes bancários, agentes de crédito e o prórprio sistema AS.


Ainda segundo Carla Pasa, discutir a dimensão da problemática social e ambiental é importante fazê-la de forma coletiva. Esta é uma das premissas da gestão dos stakerolders.


Além disso as empresas vão poder compreender que o retorno que elas têm fazendo a responsabilidade social, podem estar pautadas em retorno de imagem, financeiro na relação de lucro, mas principalmente em retenção de talentos, reconhecimento e legitimidade da comunidade e imagem perante a comunidade.

Nenhum comentário: