ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

PERNAMBUCO - 1 DE CADA 3 VÍTIMAS DE ATAQUE DE TUBARÃO MORRE


Os números assustam: em Pernambuco, a cada três vítimas de ataque de tubarão, uma morre. E a área de maior incidência de ataques é a praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, onde aconteceram quase metade dos casos registrados nos últimos 17 anos no Estado.

Desde 1992, foram confirmados 53 ataques de tubarão nas praias pernambucanas. Nesse período, 20 pessoas morreram, de acordo com levantamento feito pelo Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit).

A praia de Boa Viagem é a de maior incidência, já que 42,5% dos ataques ocorreram nesse trecho do litoral de Pernambuco. A segunda área considerada mais perigosa é a praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, onde foram registrados 32,5% dos casos.

Ainda segundo o levantamento do Cemit, dois a cada três ataques de tubarão aconteceram entre os meses de maio e outubro. O mês de maior incidência de casos é julho, quando foram contabilizados oito ataques, cerca de 25%. No mês de setembro, foram registrados até agora seis casos, o que equivale a 11%.

PREVENÇÃO - O presidente do Cemit, Fábio Azin, alerta para os cuidados que devem ser tomados pelos banhistas, principalmente durante esta época do ano. "É importante que as pessoas evitem tomar banho de mar em áreas de mar aberto, nos momentos de maré alta, principalmente nos períodos de lua cheia e lua nova, em águas profundas, de preferência não ultrapassando a linha da cintura, e quando a água estiver turva, especialmente nos períodos chuvosos", orienta.

Fonte-JC

Nenhum comentário: