ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

SERTÃO - AULA PRÁTICA SOBRE A CAATINGA




PETROLINA – Integrantes das Forças Armadas e de órgãos de Segurança Pública de Pernambuco, Bahia e Piauí participam do estágio de adaptação à caatinga (EAC), promovido pelo Centro de Instruções de Operações na Caatinga do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72º BI), em Petrolina, Sertão do Estado. Durante uma semana, os “estagiários” serão submetidos a instruções diversas como efeitos fisiológicos do calor, fauna e flora da caatinga e tiro noturno. O principal objetivo é treinar essas pessoas para atuar no ambiente inóspito da caatinga.

Do estágio – que acontece até o dia 21 – participam 50 pessoas, sendo 25 militares do Exército, três da Marinha, cinco da Força Aérea Brasileira e 17 de instituições como Corpo de Bombeiros, polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal. “Teremos três mulheres no grupo. E elas serão tratadas da mesma forma que os homens”, ressalta o oficial de comunicação do 72º BI, capitão Pedro Cardoso.

O estágio de caatinga acontece na Fazenda Tanque de Ferro, que fica a 110 km de Petrolina, no distrito de Jutaí, em Lagoa Grande. Os estagiários passarão por exames médicos e avaliação física.

Antes de partirem para a Fazenda Tanque de Ferro – um dos mais avançados centros de treinamento do Exército – eles também participam de uma cerimônia onde verificam todo o material que levarão para auxiliar no desempenho das atividades.

Os desafios não são poucos. Calor, peso da mochila, pouca água e comida são apontados como grandes desafios. As desistências são comuns.

"Quem vem de outras partes do Nordeste sente muito o impacto do calor, excesso de peso da mochila, armamento, uniforme... A dinâmica dos exercícios também cobra muito do participante” comenta o capitão.

A solenidade de conclusão do estágio está marcada para a sexta (21) , às 11h, na sede do 72º BI. O Centro de Instrução de Operações na Caatinga promove dez estágios por ano. O local possui alojamentos, ambiente de refeição, centro de aula e base operacional.

Fonte-JC

Um comentário:

Anônimo disse...

BOA NOITE, VOMO FAÇO O CURSO DE CAATINGA?75 9120-1153