ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

domingo, 2 de agosto de 2009

PRESIDENCIÁVEL - JOSÉ SERRA VISITA MUSEU DO GONZAGÃO EM EXÚ


Desembarcou por volta das 16:30 deste sábado, 01/08/09, no aeroporto de Juazeiro do Norte-CE, o governador de São Paulo e presidenciável José Serra(PSDB), que foi direto para a região de Exú-PE, chegando por volta das 17:30. José Serra foi àquela cidade para visitar o museu do Gonzagão e conhecer um pouco mais de perto a história do Rei do Baião.


Na sua chegada ao município de Exú, o tucano foi direto para a fazenda Caiçara, berço de Luiz Gonzaga e onde o mesmo passou sua infância. Na localidade não existe mais a casa onde nasceu o sanfoneiro. Na oportunidade José Serra também visitou duas casas no Distrito de Araripe, sendo uma delas onde Luíz Gonzaga havia retornado de São Paulo já famoso e bateu à porta, sendo atendido pelo sei pai Januário, o qual proferiu uma frase imortalizada por Luíz – “Isso é hora de chegar em casa seu cabra”, referindo-se a hora na madrugada.


Na Fazenda Caiçara onde nasceu Luíz Gonzaga, também foi berço para outras personalidades como o Barão do Exú e a heroína cearence Bárbara Alencar, da revolução de 1817. Também vive na cidade de Exú além de outros parentes de Luíz Gonzaga, o seu sobrinho Joquinha Gonzaga, que também é cantor.


Após visitar essas localidades o presidenciável José Serra foi direto para o Parque Asa Branca, local onde também funciona o Museu do Gonzagão. Lá o governador foi assediado pelos fãs, correligionários e um batalhão de repórteres, além de várias autoridades e prefeitos da região. Estava lá o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio com seu vice, que foi bastante elogiado pelo presidenciável, o deputado federal Raul Henry (PMDB), o qual coordena a agenda do governador paulista no sertão, o senador Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB, além de outros políticos do ceará e Piauí.


Uma comitiva saiu de Araripina também para prestigiar a visita de Serra, como o deputado estadual Emanuel Bringel (PSDB), vereadores Francisco Edvaldo (PR), Luciano Capitão (PSL) e Zé Bolacha (PSDB), Gustavo – presidente do PSDB jovem e Carol, vice-presidente, Brasa Bihum – líder comunitário do Distrito de Lagoa do Barro e o repórter Fredson Paiva, representando a Arari FM e os sites Portal Araripina e Blog do Fredson.


É bem verdade que o governador paulista e presidenciável tucano, José Serra, diz não querer fazer de sua visita ao Sertão pernambucano um ato político. É também verdade que, justamente para evitar essa imagem, Serra conseguiu evitar a presença de grandes caciques do Estado – como Jarbas Vasconcelos e Marco Maciel. “Serra pediu para que não viesse mais ninguém”, admitiu Guerra. No evento intitulado 20 Anos de Saudades, que marca duas décadas de falecimento de Luiz Gonzaga, José Serra foi homenageado por sanfoneiros locais e também presenteado com um chapéu de couro, semelhante ao que era utilizado frequentemente pelo Rei do Baião.


Não havia muitos muitos turistas para o evento. Segundo os organizadores, a festa em lembrança a Luiz Gonzaga que costuma atrair mais pessoas acontece de 8 a 13 de dezembro, e comemora o aniversário do artista pernambucano. Mesmo assim, alguns parentes do Rei do Baião participarão do evento no Parque Asa Branca. Duas sobrinhas de Gonzagão, que moram no Rio, estão vindo especialmente para participar da celebração. Outro sobrinho do artista, Joquinha Gonzaga – que mora em Exu – também estava presente. A principal ausência foi da filha de Luiz Gonzaga, Chiquinha, que está no Rio de Janeiro e não participou do evento.


Por mais que José Serra, insista em dizer que sua visita a Exu não tem nenhum caráter político, não há como esconder os benefícios que o ato pode trazer para o tucano. Embora seja líder em todas as pesquisas realizadas até o momento, está claro que o Nordeste ainda é o grande calo do presidenciável.

Nenhum comentário: