ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

PETROLINA - ALUNOS DA POLÍCIA MILITAR REFORÇAM SEGURANÇA


PETROLINA – Até o próximo dia 15, esta cidade do Sertão do Estado conta com o reforço policial de 154 alunos oriundos do Curso de Formação de Soldado. Homens e mulheres que participam do estágio supervisionado têm sido distribuídos pelo centro comercial da cidade, pontos turísticos – a exemplo do Bodódromo – e em alguns dos bairros mais populosos do município.Durante a atividade supervisionada, os alunos desenvolvem policiamento ostensivo e radiopatrulhamento.

“Eles estão em locais nos quais gostaríamos que houvesse policiamento o ano todo. São áreas de intenso fluxo de pessoas, com zonas comerciais, pontos turísticos. Temos uma grande demanda, mas esbarramos muitas vezes na falta de efetivo, problema que esperamos dimuinuir após a formatura desses alunos”, enfatiza o comandante do 5º Batalhão da PM, tenente-coronel Carlos Pereira.

Divididos em quatro turmas, que são monitoradas diretamente por três instrutores cada, durante a semana os alunos são lançados em maior frequencia nos turnos da manhã e tarde. Nos fins de semana, entre tarde e noite. O critério de avaliação é feito em cima de itens como postura nas ruas e capacidade de abordagem, entre outros.

“O propósito é ter uma polícia voltada para o respeito ao cidadão. Eles aprendem como fazer abordagem dentro da visão de proteção ao cidadão. Os alunos aprendem também sobre os estatutos da Criança e Adolescente e do Idoso”, frisa Pereira. A avaliação da presença dos soldados na rua tem sido positiva, segundo Pereira. “Eles já identificaram pessoas com drogas e armadas”.

Após o estágio, os 154 alunos retornam ao Recife para a conclusão do curso. Ainda não se sabe quantos militares voltarão para Petrolina.

Fonte-JC

Nenhum comentário: