ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

PESQUISA - PERNAMBUCO SE DESTACA NO TURISMO RURAL


Pesquisa realizada pelo Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (Idestur), em 2007, revelou que, de todas as regiões do Brasil, Pernambuco é o terceiro destino rural que a população de São Paulo mais gostaria de conhecer. Em 16,6% das respostas, o público disse querer visitar os engenhos de açúcar.

Os Pampas gaúchos vieram em primeiro lugar (26,6%), seguidos das fazendas de cacau, na Bahia (23,6%). O estudo foi apresentado nesta quarta-feira (19), durante a abertura da 17ª edição do Agrinordeste, que acontece até dia 21 de agosto no Centro de Convenções, em Olinda.

A presidente do Idestur, Andréia Roque Arantes, que também é engenheira agrônoma, disse que mais de 13 estados brasileiros já oferecem esse novo tipo de turismo. “O turismo equestre representa 4,9% de toda a atividade no Brasil.

Isso mostra que temos mercado e vamos conseguir colocar esse produto nas prateleiras das agências de turismo”, afirmou. “São Paulo é o maior estado nesse segmento com mais 1,5 mil empreendedores”, revelou.

Andréia lembrou que o Nordeste tem potencial e alguns estados já se destacam no cenário nacional. “Ceará, Pernambuco, Bahia, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte estão investindo nesta modalidade. Em Pernambuco, existem vários engenhos que podem ser visitados.

Além de Gravatá, onde estão localizados muitos haras, que são procurados para trilhas a cavalo”, declarou.

Entre os municípios pernambucanos que se enquadram no turismo rural estão Paudalho, Carpina, Tracunhaém, Nazaré da Mata, Vicência, Lagoa do Carro e Itambé. Cidades que fazem parte da “Rota de Engenhos e Maracatus”, criado pela Secretaria de Turismo de Pernambuco.

“Queremos vender mais que um passeio em uma trilha ou uma cavalgada. Queremos que o turista sinta o cheiro da comida típica, do bolo de fubá, do fogão a lenha.

A gente vive num mundo onde trabalhamos 24 horas por dia, e chega a hora em que necessitamos de descanso, de lembrar da infância. Quem nunca teve um passado numa fazenda ou sítio”, perguntou Andréia.

Por Edilson Segundo, do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Nenhum comentário: