ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

LAGOA GRANDE - VINHUVA FEST 2009 REUNIRÁ POTENCIAL REGIONAL


Lagoa Grande volta a realizar este ano, entre os dias 8 e 12 de outubro, a Feira do Vinho e da Uva do Nordeste (Vinhuva Fest) no Parque de Eventos da Uva e do Vinho. A feira foi lançada oficialmente em Petrolina nesta terça-feira (25, no Hotel do Grande Rio. Criada em 1999 e realizada desde então a cada dois anos, a Vinhuva Fest volta a ter como objetivo principal a divulgação e promoção da região como segunda maior produtora de vinhos finos do país, mas unindo esse potencial num grande encontro de desenvolvimento regional com a presença de mais de 30 municípios de 4 estados nordestinos: PE, BA, CE e PI, reunidos na Feira dos Municípios da Vinhuva Fest.

Trinta e quatro cidades estarão na feira mostrando o que cada uma tem de melhor para vender aos mais de 150 empresários que já confirmaram presença na Vinhuva Fest’2009, visando fomentar o desenvolvimento desses municípios. Segundo o presidente da coordenação geral da Vinhuva Fest, o secretário de Governo de Lagoa Grande Jorge Garziera, a feira já está consolidada, mas integrar os resultados positivos obtidos ao longo de seis edições da Vinhuva Fest, é o desafio da programação deste ano. A expectativa é atrair um público de aproximadamente 200 mil pessoas em cinco dias de feira.

“Hoje somos um pólo produtor de vinhos finos de potencial reconhecido dentro e fora do Brasil, mas não queremos nos transformar numa ilha de desenvolvimento. E a Vinhuva Fest deste ano visa justamente promover ações aonde a região como um todo se desenvolva, não só nós que formamos o Pólo Vitivinícola do Vale do São Francisco. Iremos convidar mais de 30 cidades pernambucanas, baianas, cearenses e piauienses, para se fazerem presentes, cada uma mostrando suas potencialidades. Os municípios terão estandes no pavilhão principal da feira e poderão negociar diretamente com os empresários que virão ao evento”, disse Garziera.

A estratégia visa apresentar a Vinhuva Fest em cada uma das cidades, além das capitais Recife e Salvador. A comitiva percorrerá as 34 cidades, numa van plotada, levando o projeto da Vinhuva Fest. “Estaremos com nossa comitiva apresentando a feira às autoridades e à sociedade desses municípios, com a presença da imperatriz, dos coordenadores e algumas atrações que se farão presentes na feira”, acrescentou o presidente da coordenação geral, Jorge Garziera.

Na programação da Vinhuva Fest’2009, haverá exposições agroindustriais, seminários técnicos envolvendo especialistas da vitivinicultura, empresários e pequenos proprietários rurais; visitação às fazendas produtoras, curso de degustação de vinhos, Festival do Artesanato, shows com artistas nacionais e regionais. O evento terá novidades também como o Festival Gastronômico, aonde pratos da culinária regional virão acompanhados do vinho especifico para cada receita; o Projeto Comprador, com a participação de grandes redes de supermercados e atacadistas visando fomentar o mercado de vinhos do vale nesses empreendimentos.

Na Cidade da Criança, um espaço será montado dentro do Parque da Uva e do Vinho voltado com programação especial no dia 12, Dia da Criança. Ainda como ações inéditas o Projeto Harmonização Vinho e Música, com a presença de um músico profissional que tocará a música para determinada variedade de vinho; e o Projeto Imagem, que é a vinda de jornalistas especializados da imprensa nacional para conhecer a feira, os produtos e o potencial vitivinicultor da região.

“São mais de 12 eventos na programação geral e o mais importante, os resultados que teremos com a realização da Vinhuva Fest, que com certeza serão semelhantes a primeira edição da feira em 1999. Novas empresas serão atraídas para gerar empregos e renda para toda a população da nossa cidade, do Vale do São Francisco e dos municípios convidados”, frisou a prefeita de Lagoa Grande, Rose Garziera.

Fonte - Blog da Jornalista Josélia Maria

3 comentários:

Kamilly Vitoria disse...

gostaria de ver aprogramaçao de show da vinhuva feste

Unknown disse...

gostari de saber quais as outras atracoes da vinhuva fest principalmente dia 11...

renata_maluqt@hotmail.com disse...

gostaria de saber tidas s programações da vinhuva fest..