ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 11 de agosto de 2009

CULTURA - 4ª GRANDE CANTORIA DE VIOLEIROS DE ARARIPINA É REALIZADA COM SUCESSO


A cidade de Araripina foi presenteada no começo deste mês de agosto com 4ª Grande Cantoria de Violeiros e a presença dos poetas Sebastião Dias e Sebastião da Silva.


O evento foi em homenagem a Maria Teixeira, falecida recentemente, mãe do radialista Emanoel de Oliveira, o qual é idealizador da cantoria e teve também a presença dos poetas, pratas da casa, Reinaldo Ribeiro e Cícero Monteiro e do cantor sertanejo Rudnei Amorim.


A 4ª Grande Cantoria de Violeiros de Araripina mais uma vez aconteceu nas dependências do SESC LER, e contou com aproximadamente 500 pessoas. A entrada foi gratuita e teve o apoio da Rádio Arari FM. Os radialistas Roberto Rivelino e Ceiça Lacerda também marcaram presença.


O SESC LER apoiou a cantoria, junto com o programa ROTA 9 0 3, do repórter Fredson Paiva, Professor Oliveira Paulino, Bebel de Oliveira e Carlos Lima do Jornal Perspectiva. A organização da cantoria foi de Emanoel de Oliveira, que anunciou para breve outra grande dupla de repentistas conhecidos por Os Nonatos. Dentre as autoridades presentes também estavam o Deputado Estadual Emanuel Bringel(PSDB), e os vereadores Francisco Edvaldo do PR e Luciano Capitão do PSL.

Um comentário:

Adalberto Pereira disse...

Achei extraordinária a realização da 4ª Grande Cantoria de Violeiros de Araripina, principalmente quando vemos pessoas da qualidade de Sebastião da Silva e Sebastião Dias, duas das maiores referências do nosso Cordel. Senti a falta de uma homenagem aos poetas repentistas José Melquíades e Reinaldo Ribeiro, os primeiros campeões da história de Araripina, quando da realização do 1º Festival de Poetas Repentistas da Região do Araripe, promovido pela Rádio da Grande Serra, em 1987, no Clube ARCA. Aquele foi, na realidade, o maior evento envolvendo repentistas do Pernambuco, Ceará e Piauí. Aliás, usa-se a expressão \"violeiro\" quando, na realidade, deveríamos usar REPENTISTAS, pelas fabulosas construções dos repentes em Sextilhas, Sete Sílabas, Decassílabos e outros. Fiquei feliz vendo grandes profissionais do rádio como Carlos Lima, Ceiça Lacerda, Rivelino e Fredson Paiva, nomes que engrandecem a imprensa falada da região do Araripe, prestigiando o evento. Um forte abraço e parabéns pelo Blog.