ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 31 de julho de 2009

RUMO A 2010 - SERRA FARÁ VISITA RELÂMPAGO A EXU


Nada pode desafinar na passagem do presidenciável José Serra (PSDB) por Pernambuco. Contrariando a euforia gerada em muitos oposicionistas, a ordem é evitar movimentação. Para tanto, a estratégia está definida: uma visita relâmpago, com o mínimo possível de aliados.

A cúpula tucana sabe que qualquer deslize no Estado, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem altos índices de aprovação, pode ser um gol contra. Por isso, deputados, senadores e prefeitos foram orientados a não comparecer ao evento. O governador de São Paulo não quer correr o risco de tornar a visita eleitoral. A conotação do evento em Exu, Sertão do Estado, deve ser cultural.

Às 15h30 do próximo sábado Serra deve desembarcar em Juazeiro do Norte (CE) e, de carro, seguir para Exu, com chegada prevista para as 17h. Lá, vai até o Museu do Gonzagão, no Parque Asa Branca, participa de uma homenagem ao Rei do Baião, e retorna para Juazeiro, onde embarca para São Paulo.

A data foi escolhida por marcar os 20 anos da morte de Luiz Gonzaga, no dia 2. Uma das preocupações que o tucano vem tentando externar é de que não quer fazer de sua viagem um evento político, por isso mesmo, solicitou pessoalmente ao senador Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB, que evitasse a presença de correligionários no Sertão.

“Serra me pediu para que não vá ninguém do nosso pessoal para Exu, pois não se trata de um evento político. Eu estarei lá por ser presidente do partido, mas não pretendemos levar ninguém mais”, disse Guerra. De acordo com o tucano, a própria recusa do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) de prestigiar o evento teria relação com o pedido do governador paulista.

Na noite de segunda-feira, o peemedebista avisou que não iria para um ato público aberto, para não dar a impressão de que estava fazendo campanha antecipada. É certo entre os tucanos que o governador paulista virá ao Estado em outras oportunidades com uma postura mais eleitoral. Por hora, o presidenciável tem reinterado que não quer debater a sucessão de 2010.

Seguindo o apelo de José Serra, o senador Marco Maciel (DEM) não irá a Exu. Embora inicialmente tenha sinalizado que prestigiaria o evento, o democrata recuou atendendo ao pedido do governador.

“O senador (Marco Maciel) avaliou que não é oportuno acompanhar José Serra neste momento. Quando ele vier fazer campanha, então sim, o senador marcará presença”, assegurou o deputado federal André de Paula (DEM), que também não acompanhará a visita de Serra.

No que se refere à decisão de Jarbas, de não participar do evento, André de Paula disse que se trata de uma postura coerente do senador. “Jarbas tem tido uma posição firme de crítica às participações da ministra Dilma (Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência) em eventos políticos, então faz sentido que ele prefira não estar em Exu”, colocou.

SANFONEIROS FARÃO HOMENAGEM A SERRA

O governador de São Paulo e pré-candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, acompanhará um forró pé de serra que será realizado como parte das homenagens pelos 20 anos da morte do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, em Exu, Sertão pernambucano.

A participação no arrasta-pé – cujo início está previsto para as 22h de amanhã, no Parque Asa Branca – foi um pedido do próprio tucano à organização da festa.

De acordo com o deputado federal Raul Henry (PMDB), que está coordenando a agenda do tucano no Estado, na ocasião o presidenciável será homenageado por sanfoneiros da região. Recentemente, ele promoveu uma semana de programação nordestina em São Paulo, lembrando Luiz Gonzaga.

Com a decisão de prestigiar um arrasta-pé, a passagem do governador paulista por Exu deve ser mais prolongada do que o previsto inicialmente. José Serra deve chegar de avião em Juazeiro do Norte (CE) por volta das 15h30 e, de carro, seguir para a Vila do Araripe, um pequeno vilarejo onde Luiz Gonzaga viveu durante a infância.

“Serra pediu para, antes de ir ao Parque Asa Branca, conhecer a casa onde Gonzagão passou a infância. Também disse que queria assistir ao forró, que acontece à noite”, revelou Raul Henry.

Depois da passagem pelo vilarejo, o presidenciável segue para o Parque Asa Branca, em Exu, onde será homenageado e conhecerá a última casa onde Luiz Gonzaga morou. Lá, a organização do evento vai oferecer um jantar ao tucano e, em seguida, começará o forró.

A viagem de Serra para Exu está cercada de cuidados por parte do tucano, que – mesmo sabendo ser difícil – quer evitar conotação eleitoral em sua visita. “Essa movimentação não tem esse caráter eleitoral. Ele (Serra) terá outras oportunidade para visitar a região no futuro”, destacou ontem Henry.

De acordo com o administrador do Parque Asa Branca, Francisco Parente, o Beba, o convite ao tucano para participar da festa realmente não teve fins políticos.

“Ficamos agradecidos às homenagens que Serra fez a Luiz Gonzaga em São Paulo e por isso resolvemos convidá-lo para o evento que fazemos todos os anos, em homenagem a Gonzagão”, destacou.

O evento – intitulado 20 Anos de Saudades – tem seguimento no domingo com a celebração de uma missa campal, às 9h. Em seguida, acontece a Roda de Sanfoneiros, “um encontro de sanfoneiros que vão tocar da manhã até a noite”, completou Beba.

Fonte - JC

Nenhum comentário: