ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sábado, 20 de junho de 2009

SÃO JOÃO - EM ARCOVERDE 500 IMÓVEIS ENTRAM NO BANCO DE CASAS


Arcoverde já entrou no roteiro do São João pernambucano há alguns anos. Mas este é o terceiro ano que a prefeitura municipal disponibiliza o hoje conhecido como “banco de casas”. É um cadastro onde os moradores interessados em faturar algum dinheiro no período junino oferecem seus imóveis.

Para este ano, de acordo com o secretário de Turismo de Arcoverde, Albérico Pacheco, a estimativa é de que sejam alugadas 500 casas. No São João do ano passado, foram 350. Em 2006, primeiro ano do cadastramento dos imóveis para locação, o número de negócios fechados ficou próximo a 220.

Pacheco explica que as estatísticas produzidas pelo cadastro podem conter pequenas distorções, mas que a lista é um meio bastante próximo da realidade para mensurar a quantidade de imóveis locados.

“Nós apenas servimos como uma espécie de intermediários ao cadastrar os interessados em alugar. Mas, após um contato de turistas, nem sempre os proprietários nos dão o retorno, com a confirmação do negócio. Por outro lado, conheço casos de pessoas que alugam a mesma casa há dois, três anos, e o imóvel não aparece mais no cadastro”, argumenta Albérico.

A opção de desenvolver o banco de casas, de acordo com o secretário, surgiu após o incremento dos festejos juninos na cidade, que passou a atrair não só os visitantes de municípios no entorno de Arcoverde, mas também da distante Recife, a mais de 250 quilômetros.

“Há 27 cidades próximas a nós. Ao norte de Arcoverde está o Sertão do Cariri, na Paraíba, e também estamos próximos a Pesqueira, Poção, Sanharó, Pedra. Isso significa que, potencialmente, temos 500 mil visitantes, pois muitos desses municípios não têm um São João tão forte, com tantas atrações”, avalia o secretário.

Segundo ele, esta semana a taxa de ocupação dos hotéis locais – são 11, mais duas pousadas – ficou em torno de 70%.

“Esses meios de hospedagem somam 700 leitos, que, de amanhã (hoje) até a próxima quarta-feira, estarão completamente lotados. A partir daí até o dia 28, a taxa de ocupação deve voltar a ficar em uma faixa de 70%”, complementa Albérico Pacheco.

FESTA SERÁ APRESENTADA PARA JORNALISTAS ESTRANGEIROS


O São João também é uma boa oportunidade de divulgação do Estado dentro e fora do Brasil. Além de pesquisas sobre o perfil dos visitantes, o governo estadual vai realizar, durante os festejos juninos, ações com a imprensa internacional e com agentes de viagens para divulgar o São João de Pernambuco.

A Secretaria de Turismo (Setur) trará 210 agentes de viagens para o Estado, este mês. Eles conhecerão os festejos em cidades como Recife, Caruaru, Bezerros e Gravatá.

Mas a Setur, entretanto, com apoio do Recife Convention & Visitors Bureau, prefeituras do Recife e Ipojuca, já tem enviado equipes da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) a várias cidades do País dentro do projeto Arraial Bom pra Você.

Embora sejam cidades nordestinas e também tenham suas festas juninas, foram visitadas as capitais da Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe e Ceará. É porque os maiores emissores de turistas, nesta época do ano, são justamente os outros Estados da região.

O Arraial Bom para Você é uma ação que integra a primeira fase do programa Pernambuco Bom Pra Você, que, ao longo deste ano, visitará 14 cidades e pretende alcançar 4.200 agentes de viagens.

Durante as festas juninas, também, o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) organizou a vinda de jornalistas estrangeiros para conhecer o São João. Os profissionais serão trazidos da Argentina, Portugal e Estados Unidos.

PESQUISA

Para atualizar e acompanhar a evolução do perfil do turista que vem ao Estado, neste período do ano, a Empetur realiza, de hoje até a próxima quarta-feira, uma pesquisa nas cidades de Caruaru, Gravatá e Arcoverde. Serão 600 entrevistas, realizadas por 22 pesquisadores.

De acordo com a Secretaria de Turismo, os dados servirão para embasar futuras políticas públicas para o setor.

Fonte-JC

Nenhum comentário: