ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 11 de junho de 2009

PREFEITURA DE ARARIPINA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EDUCAÇÃO EM CLIMA DE SÃO JOÃO


As secretarias municipais estão mesmo em clima favorável à época. Agora foi a vez da secretaria de educação realizar o Educação em Clima de São João com muita festa rumo ao desenvolvimento.

A equipe de educação é a mais numerosa da prefeitura e já está em clima de festa e cada membro já tem o compromisso em elevar a mais popular dos nossos eventos. Na sede da secretaria de Educação tudo se anuncia cores e alegria junina.

JOGOS ESCOLARES EM ARARIPINA


Aconteceu na última desta segunda-feira, 08 de junho, a abertura dos jogos escolares de Araripina 2009. O evento está acontecendo nos ginásios esportivos do SESI e AEDA com a participação de 26 escolas municipais, estaduais e particulares.

O evento é coordenado pela secretaria municipal de esportes e juventude, com a participação efetiva do setor de educação.

Na solenidade de abertura estiveram presentes o prefeito Lula Sampaio, vice-prefeito Alexandre Arraes, vereador Evilásio Mateus e os secretários Valmy Bezerra (Esportes e Juventude), Luiza Francelino (Educação), Boba Sampaio (Gabinete) e a gestora da GRE Maria Cleide e o empresário Ricardo Arraes.

JORGE GUERRA ACLAMADO


Durante a abertura dos jogos escolares em Araripina, o apresentador Iveraldo Nascimento registrou a presença do atleta Jorge Guerra, camisa 10 do Araripina Futebol Clube.

O jogador foi aplaudido de pé. É sem dúvida um dos destaques do “Bode do Araripe” e já conquistou o carinho da torcida.

Jorge Guerra já teve passagem, inclusive, pelo SPORT Recife e é dono de uma enorme habilidade, que junto a sua garra, o faz um jogador importante dentro da estrutura do técnico Pedro Manta

SEMINÁRIO DISCUTE TRABALHO INFANTIL


12 de junho é comemorado o dia mundial de combate ao trabalho infantil. Para marcar a data foi realizado no auditório Charles Luciano em Araripina, o seminário Trabalho não é Solução, uma iniciativa do Ministério do Trabalho, secretaria municipal de Assistência Social, ONG CHAPADA e Procuradoria do Trabalho.

Na mesa de autoridades, André Negromonte, superintendente da Delegacia Regional do Trabalho em Pernambuco; Lula Sampaio, prefeito de Araripina; Débora Tito, procuradora do trabalho, sexta região; Hilário Patriota, promotor de justiça; Cláudia Lira, representante do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil; Francisca Galindo, FETAPE; Solange Raposo, secretaria de Desenvolvimento Humano do Governo de Pernambuco; Eviene Lima, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Valéria Landim, ONG CHAPADA.

Na saudação aos presentes, Lula Sampaio disse que desde o início do PETI, no governo Fernando Henrique Cardoso, há um esforço para combater o trabalho infantil, mas somente essas questões estruturadoras não resolvem, “é preciso uma dedicação da sociedade e dos governos dia e noite”, disse o prefeito.

Lula Sampaio disse ainda que ”Nós culpamos muito os governos, mas às vezes esquecemos de fazer a nossa parte. A gente sabe que nenhum País pode sair do subdesenvolvimento para o desenvolvimento sem a participação efetiva da sociedade na defesa da educação e o PETI não é só erradicação do trabalho infantil, é também educação.

Aqui em Araripina, tenho trabalhado muito na direção de acabar com as pequenas questões políticas e me voltar para que aquilo que realmente interessa ao nosso desenvolvimento possa acontecer”. Disse Lula.


O prefeito falou que em pouco tempo está fazendo as coisas acontecerem e exclamou: “Pode visitar o PETI em Araripina, e veja o zelo como estamos tratando nossas crianças! Dar orgulho ver que as crianças do PETI agora estão sendo tratadas como seres humanos e para isso contamos com apoio da sociedade, das igrejas, dos órgãos públicos, da justiça, das entidades de classe, enfim”. Destacou Sampaio.

As metas para a educação foram apontadas pelo prefeito como foco para melhorar o Índice de Desenvolvimento Urbano- IDH e derrubar o analfabetismo no município.

ARRASTÃO DO FORRÓ SERÁ SÁBADO 13 DE JUNHO


O prefeito de Araripina Lula Sampaio voltou reunir-se com toda sua equipe administrativa para mostrar os avanços conseguidos para Araripina a partir da projeção do nosso São João. Está preparada a maior festa de todos os tempos no interior de Pernambuco.

Todas as secretarias municipais estão engajadas, de alguma forma, para o sucesso dos eventos, mas ficou sob a tutela da secretaria de Assistência Social a grande festa de abertura da temporada com o São João da prefeitura e o arrastão do forró pelas ruas da cidade. Será sábado, com concentração a partir das 13 horas no pátio do campus universitário do Araripe (AEDA) e segue em direção à rua da prefeitura.

Lula Sampaio pediu a participação de todas as equipes de secretarias e muita animação para passar esse sentimento festivo a toda população. O São João da prefeitura é promovido pelos servidores municipais e tem a participação das quadrilhas juninas e toda a comunidade. Quem quiser participar é só fechar o comércio mais cedo e cair na “folia junina”.

ESCOLA PÚBLICA DE GERGELIM É 1º LUGAR NO IDEB


Ganhou destaque em toda região o belíssimo desempenho da escola estadual Manoel Ribeiro Damaceno, em Gergelim, distrito de Araripina. Os alunos daquela unidade escolar foram classificados com um primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico- IDEB, dando margem aos mais importantes comentários sobre o ensino-aprendizagem e o aproveitamento escolar.

Há 20 anos, no segundo governo Arraes, a escola Manoel Ribeiro Damaceno, ganhou sede própria, com espaço capaz de abrigar toda uma estrutura educacional.

Por isso e pelo feito dos seus alunos a escola tem motivo duplo para uma grande comemoração festiva. Merece também uma reflexão sobre o modelo educacional que está sendo introduzido para que os nossos alunos possam acumular conhecimento a cada curso e a cada ano. Somente assim, asseguramos a expectativa de uma região mais desenvolvida e melhor.

Nesse momento, em que os olhos se voltam para esse feito da garotada do Gergelim, queremos parabenizar a todos e torcer para que com seu saber cada filho daquele distrito possa trabalhar pelo seu engrandecimento e harmonia entre todas as comunidades do município de Araripina. Parabéns!

zelo com que a prefeitura de Araripina vem cuidando da cidade, distritos e zona rural é verificado a cada ação de limpeza, capinação e roço dos acessos e trevos da cidade e restauração melhoria das praças públicas.

ARARIPINA GANHA 10 PLUVIÔMETROS


Está em fase de conclusão o serviço de instalação de dez pluviômetros no município de Araripina, concretizando assim uma parceria entre a capital do gesso e o LAMEPE – Laboratório de Metereologia de Pernambuco.

Os dez aparelhos coletarão dados sobre as chuvas em todas as partes do município. Além do pluviômetro instalado na Secretaria de Desenvolvimento Rural, no Parque Valdemiro Lacerda, outros nove foram instalados nas sedes dos distritos de Morais, Lagoa do Barro, Nascente, Gergelim, Bom Jardim do Araripe e Serrânia; nos povoados de Feira Nova e Cavaco; e no Sítio Lagoa de Dentro.

Em cada localidade haverá uma pessoa ligada ao quadro funcional da prefeitura responsável pela coleta diária dos índices de chuva e repasse automático à sede do LAMEPE, em Recife.

Esses dados serão catalogados, chegando-se assim a dadonúmeros mais precisos sobre as chuvas caídas no município. Informações mais precisas que, além de influir na tomada de decisões acertadas sobre as políticas agrícolas, também auxiliarão os governos na decretação de estados de emergência ou de calamidade, determinados por excesso ou escassez de chuva.

MORRE AFONSO NUNES - O NOME DA RESISTÊNCIA DEMOCRÁTICA DE ARARIPINA


Morreu às 11h30min da manhã desta terça-feira (09/06), o comerciante e respeitado militante político AFONSO NUNES DO NASCIMENTO, de 77 anos de idade.

Seu Afonso representa uma referência nas lutas pelas conquistas sociais no município de Araripina. Engajou-se nas lutas populares e teve a coragem de ser um dos fundadores do MDB numa região marcada pelo domínio ditatorial dos grupos governistas.

AFONSO NUNES foi um brasileiro daqueles que não abriam das suas convicções. Nascido em Simões, estado do Piauí, chegou ainda jovem ao município de Araripina, onde casou-se com Maria das Mercês Nascimento (dona Belçuíta Nunes). O casal teve 12 filhos, 32 netos e 6 bisnetos.

Pela sua trajetória de sertanejo vigoroso e forte, AFONSO NUNES, deixa a lacuna do homem que tem pulso para combater as injustiças e defender a liberdade e o bem comum.

MESMO COM CHUVAS PREFEITURA TRABALHA


O zelo com que a prefeitura de Araripina vem cuidando da cidade, distritos e zona rural é verificado a cada ação de limpeza, capinação e roço dos acessos e trevos da cidade e restauração melhoria das praças públicas.

Da Assesoria de Comunicação

Fotos - Paulo Elias

2 comentários:

Anônimo disse...

bom trabalho o prefeito de araripina esta fazendo;0 mas o que eu queria mesmo era saber se a prefeitura dai estava com licitacao abertas. bju

Anônimo disse...

parabens prefeito. mas o que eu queria mesmo era saber se ai estava com licitação aberta.