ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 13 de maio de 2009

POLÍTICA - QUEIROZ GARANTE APOIO A JOÃO PAULO


CARUARU - O ex-prefeito João Paulo (PT) passou o dia de ontem no município de Caruaru, em contatos políticos e com agenda cheia junto à Imprensa. Ele garantiu que não estava em campanha para se garantir como candidato a senador, mas recebeu o apoio do presidente estadual do PDT e prefeito caruaruense, José Queiroz, e de lideranças petistas. João Paulo e Queiroz se reuniram na Prefeitura, pela manhã, onde ocorreu a sinalização positiva à candidatura majoritária. Também participou do encontro o vice-prefeito Jorge Gomes (PSB).

Ao ser procurado pela reportagem, o pedetista garantiu que a conversa foi para a troca de experiências sobre gestões. “Se dependesse dele, o assunto desse encontro seria apenas esse. Ele não veio falar sobre conjunturas políticas, mas nós é que tocamos nesse assunto. Particularmente, a chapa para o próximo ano deveria ser Eduardo Campos (PSB), João Lyra (PDT), Armando Monteiro Neto (PTB) e João Paulo”, adiantou Queiroz.

Apesar do apoio declarado de Queiroz, João Paulo preferiu manter a cautela e reafirmar que o PT só vai se posicionar sobre as eleições, no próximo ano. “Também acharia melhor se os nomes que concorrerão ao Senado fossem ditos ainda em 2009, mas o PT é um partido democrático, por isso temos que esperar até 2010 para saber quem irá disputar a eleição”, argumentou.

Durante o encontro na Câmara dos Vereadores, o presidente da Casa, Rogério Meneses (PT), e outros membros do PT disseram que as três frentes políticas do partido, em Caruaru, estão favoráveis ao nome do ex-prefeito. “Nesse momento, as três forças do Partido dos Trabalhadores de Caruaru têm João Paulo como principal liderança”, disse a secretária municipal da Mulher, Louise Caroline (PT).

Além dos contatos políticos, João Paulo fez questão de cumprimentar e conversar com pessoas que o reconheciam. Ele concedeu entrevistas a rádios, jornais e televisões locais e só terminou a maratona na Capital do Agreste à noite, na comemoração dos 50 anos da Associação Caruaruense de Ensino Superior (Asces).

OPOSIÇÃO

Sobre uma aproximação entre o senador Sérgio Guerra (PSDB) e o governador Eduardo Campos (PSB), João Paulo descartou essa possibilidade e disse que essa é uma tentativa da oposição de confundir os eleitores.

“Eu vejo essa tentativa de aproximação unicamente por parte de Sérgio Guerra, não do Palácio. Ele está tentando confundir o eleitorado, mas não vai conseguir tirar proveito disso. Essa atitude está, inclusive, fragilizando a chapa dele, que tem demonstrado desconfiança em relação a esse posicionamento”, disse o petista durante entrevista na Rádio Liberdade.

Petistas discutirão sucessão no Interior

MARILEIDE ALVES


Para conter os ânimos da militância quanto à disputa do próximo ano, a direção estadual do PT dará início, no próximo sábado, a uma série de encontros para discutir o Processo de Eleições Diretas (PED) e as eleições de 2010. As reuniões ocorrerão em 12 municípios, além da capital pernambucana.

O partido quer que todas as lideranças participem dos encontros. Foram convidados o prefeito do Recife, João da Costa, o ex-prefeito João Paulo, o secretário das Cidades, Humberto Costa, os deputados federais e estaduais da sigla, os vereadores e os prefeitos e vices do interior do Estado. O objetivo da ação é realizar um amplo processo de debates para a construção da estratégia petista.

Estará em discussão se o PT comporá a chapa majoritária com o candidato ao Senado ou se estará na vice-governadoria. E ainda se sairá com chapa própria para concorrer à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa. Os defensores da chapinha na proporcional alegam que, sozinhos, os petistas elegerão uma bancada maior.

A primeira cidade da lista a receber a comitiva petista é Palmares, seguida de Carpina, Águas Belas e Arcoverde. Em junho, os encontros ocorrerão em Agrestina e Afogados da Ingazeira. Em Julho será a vez de Petrolina, Floresta, Trindade, Serra Talhada, Salgueiro, Recife e Surubim. A ideia é construir o debate em busca da unidade no PT, missão nada fácil, mas necessária para contribuir no processo de sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e na reeleição do governador Eduardo Campos (PSB).

O presidente estadual do PT, Jorge Perez, tem insistido bastante nesse tema. “A estratégia política do PT deve contemplar e considerar todas as forças políticas para a construção da unidade partidária”, diz. “Dentro do partido não pode haver ganhadores e perdedores. Ou todos ganhamos com a unidade ou...a experiência já é conhecida de todos nós”, alerta. O próprio governador teve que entrar em cena para acalmar os “ânimos” dos dois principais grupos do partido: o Campo de Esquerda Unificado, comandado por João Paulo, e Construindo o um novo Brasil, sob a liderança de Humberto Costa.

Prefeitos esperam por debate amplo

MARILEIDE ALVES


A expectativa quanto aos encontros é grande entre as lideranças do Interior. O prefeito de Surubim, Flávio Nóbrega, por exemplo, acredita que “vai ser muita discussão”. Ele lembrou dos debates do último encontro que houve no Recife com os prefeitos petistas, no qual um dos temas discutidos foi a “tímida participação do PT no Governo Estadual”.

“Eu tenho muitas dúvidas, então vai ser muito bom para tirar essas dúvidas. Saber como o partido vai se posicionar nas eleições de 2010. É cedo ainda, mas acho que o partido tem excelentes quadros para a chapa majoritária”, disse Flávio, já defendendo os nomes do ex-prefeito João Paulo, do secretário das Cidades, Humberto Costa, e do deputado federal Maurício Rands.

Todos foram convidados para participar dos encontros. O prefeito de Surubim disse que acredita que as discussões servirão para amadurecer o tema sobre a participação do PT no pleito do ano que vem.

O prefeito de Orocó, Reginaldo Catel, mais conhecido como Dedi, também acha que a iniciativa trará esclarecimentos à militância. “Acho que vai ser bom, um encontro esclarecedor. Vai ser de grande valia para todos nós. Vai fazer com que a gente tenha mais conhecimento do que está acontecendo dentro do PT”, disse. Dedi participará do encontro em Petrolina.

Gerônimo Antônio, prefeito de Trindade, entende que essa ação é “importante para mostrar que o PT não tem dono”. “Tem as divergências internas, mas tem que discutir isso para construir a unidade. Não é beneficiar tendência A ou B, tem que ver qual o melhor quadro”, avaliou, referindo-se à escolha de um nome do partido para composição da majoritária.

O prefeito João da Costa disse que defendeu que o PT tenha uma agenda para começar a discutir internamente sua estratégia. Sempre que possível, o petista irá participar dos encontros para “levar um pouco do trabalho” que está realizando no Recife. Humberto Costa não participará do primeiro encontro em Palmares, mas avisa que defenderá o discurso de “deixar para o próximo ano o debate sobre 2010”.

Partido marca encontro com vereadores

MARILEIDE ALVES

Este mês, o PT também realizará o I Encontro Regional de Vereadores do PT. O evento ocorrerá entre os dias 29 e 31, no Recife, e é organizado pela Fundação Perseu Abramo e o diretório regional. O encontro reunirá parlamentares dos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Por se tratar de uma programação regional, a participação ficou restrita a apenas 100 vereadores. Dos 108 parlamentares pernambucanos só 27 terão espaço.

Entretanto, a executiva estadual do PT já havia deliberado realizar um encontro com todos os vereadores eleitos do Estado. A proposta prevê a realização dos dois eventos. No dia 29, seria realizado um com os parlamentares pernambucanos (os 108) e, nos dias 30 e 31, com todos os vereadores do partido. Segundo o presidente estadual da legenda, Jorge Perez, ainda esta semana será definido o formato do evento, a pauta, o local e demais orientações. Mas adiantou que, na ocasião, será discutida a atuação dos vereadores nas câmaras municipais.

O PT também está preocupado em formar quadros. Isso, inclusive, é uma cobrança da militância. Pensando nisso, será realizada uma série de eventos voltados para a capacitação de agentes formadores e formação política para novos filiados do partido. De acordo com Perez, essas atividades constituirão um avanço na organização do PT e na construção de novos quadros partidários para ocupar postos de direção da legenda.

FONTE-FOLHAPE

Nenhum comentário: