ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 7 de maio de 2009

MANDIOCA - PREFEITURA PARTICIPA DE PROGRAMA DE ADUBAÇÃO DE ÁREAS PLANTADAS


A Secretaria de Desenvolvimento Rural de Araripina, que conta em seu comando com os técnicos Dr. Simão dos Santos (Secretário) e Dr. Francisco Sales (Secretário Adjunto), está empenhada em aumentar em até 25% a produtividade da mandioca cultivada no município.

Esse significativo incremento na produtividade da deverá ocorrer inicialmente em 136áreas que receberam adubação fosfatada entre os meses de março e abril, numa campanha bem articulada pela SDR, em parceria com o Banco do Brasil e o IPA.

Na divisão de responsabilidades, a prefeitura e o IPA planejaram as ações e a seleção dos produtores. Ainda coube a prefeitura se responsabilizar pela logística de distribuição. O Banco do Brasil liberou os recursos para o plantio, após elaboração e aprovação do plano de custeio, que ficou a cargo dos técnicos do IPA.

Cada um dos mandiocultores promoveu adubação de 1 hectare de mandioca, resultando numa área total plantada de 136 hectares, espalhados pelas diversas regiões do município, exclusivamente em áreas da chapada.


Antecedendo a adubação das áreas selecionadas, a prefeitura, junto com os parceiros e associações de produtores, realizou capacitação prévia dos interessados em reuniões previamente divulgadas.

Com cerca de 30 participantes cada uma, as reuniões ocorreram e prestigiadas por populares nas localidades Serra do IPA, Serra do Cavaco, Serra da Rancharia, Serra do Minador, Serra do Aperto, Serra do Simões e Serra do Jardim. Em cada localidade aconteceu ma demonstração de como promover a adubação em cobertura.

Pela simplicidade da adubação em cobertura, não houve resistência à adesão, mas uma completa aceitação da inovação por parte dos partícipes desta iniciativa pioneira.

MATERIAIS E MÉTODOS

“O adubo utilizado é o fosfato natural, procedente da cidade de Catalão, Estado do Goiás. O adubo em questão é o P205, apresenta concentração de 24% de fósforo (P)”, detalhou o Secretário Adjunto de Desenvolvimento Rural, Dr. Francisco Sales. Ainda segundo Dr. Sales, cada planta recebe em cobertura o equivalente a 12 gramas de fosfato.

O resultado esperado com essa adubação, estimado na elevação dos atuais 12 ton/hectare para 15 toneladas em igual área plantada servirá de estímulo aos demais plantadores do município, que finalmente terão a oportunidade de verificar em campo as vantagens financeiras de adotar a adubação.

DIVULGAÇÃO DAS VANTAGENS

Além da ampliação das áreas adubadas e do número de participantes no programa em 2010, a prefeitura também planeja introduzir gesso agrícola e calcário na melhoria dos solos, nessa cruzada para aumentar a produtividade da mandioca em Araripina.

Para este ano, além de acompanhar o desempenho das áreas adubadas, será estabelecido critério de comparação com áreas não adubadas. A realização de dias de campo para difundir as vantagens entre os plantadores também são metas estabelecidas pelo secretário da pasta de Desenvolvimento Rural, Dr. Simão dos Santos.

Maiores informações sobre a Campanha de Adubação Fosfatada de Mandioca, na Secretaria de Produção Rural de Araripina (SDR), localizada no Parque Valdemiro Lacerda de Souza.

Conselho de Comunicação Social
da Secretaria de Desenvolvimento Rural

Um comentário:

jonney disse...

É uma otima açao para o desemvolvimento da mandiocutura e posteriormemte para os agricultors familires da nossa regiao. JONNEY-IPA.