ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sábado, 23 de maio de 2009

AFOGADOS DA INGAZEIRA - SANFONEIROS SE REUNEM NO SERTÃO


Uma oficina de zabumba, a primeira a ser realizada no interior do Estado, será uma das principais atrações da vigésima edição do Festival Regional da Sanfona (Fersan). O evento está marcado para o período que compreende os dias 29 e 31, em Afogados da Ingazeira, no Sertão pernambucano, distante 380 quilômetros do Recife.

A oficina, que acontece no auditório da Secretaria de Educação, será ministrada pelo zabumbeiro recifense Raminho. Ele é filho do sanfoneiro Arlindo dos Oito Baixos.
Realizado pelo Grupo Frente Jovem (GFJ), o festival reúne sanfoneiros de toda a Região do Pajeú e de cidades vizinhas da Paraíba.

“O festival é uma vitrine para os sanfoneiros, nesta época do ano, devido à proximidade dos festejos juninos”, destaca o organizador Augusto Martins. “Depois das apresentações, a maioria deles já desce do palco com apresentações garantidas no São João”.

ATRAÇÕES

Outra grande atração do evento será o sanfoneiro Isaías Amaral de Souza, o Isaías Pacote, que completa 100 anos no próximo mês de dezembro e fará uma participação especial.

O tocador, que chegou a se apresentar várias vezes com o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, é reverenciado em toda a região como um símbolo da cultura popular ainda em atuação, apesar da idade avançada.

Mais outras duas novidades estão reservadas para a edição deste ano. A primeira é a projeção de um documentário sobre sanfona, na quinta-feira, dia 28, às 20h, no Cine São José.

A outra é uma exposição sobre sanfonas antigas, garimpadas junto a conhecidos sanfoneiros da região. A amostra poderá ser vista durante os três dias do evento, na Avenida Rio Branco, local da festa.

O XX Fersan está inserido nas comemorações do centenário de Afogados da Ingazeira e dos cinquenta anos da Rádio Pajeú AM. O homenageado desta edição será o sanfoneiro José Domingos Mendes, conhecido artisticamente como Zé de Dão.

Falecido recentemente, o tocador foi premiado diversas vezes no concurso.
O festival premiará em dinheiro e troféus do primeiro ao terceiro lugares nas categorias melhor sanfoneiro, melhor música própria com letra e melhor música instrumental e melhor intérprete.

Toda noite, após as disputas, haverá shows artísticos, a partir das 23h, obedecendo a seguinte programação: dia 29, Arlindo dos Oito Baixos, dia 30, Bira Marcolino e Lindomar e Quarteto Forrozado, dia 31, Delmiro Barros.

Sanfoneiros de outras regiões do país também poderão participar do concurso. As inscrições, de acordo com os organizadores, podem ser feitas pelo telefone (87)9998.1282.

Sebastião Araújo
Especial para o JC

Nenhum comentário: