ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 1 de maio de 2009

SERTÃO - SELO ESTIMULA AÇÃO PARA PRESERVAÇÃO DA CAATINGA


PETROLINA – Para alertar a população para a necessidade de preservar o único bioma exclusivamente brasileiro, o lançamento de um selo nesta semana marcou, nesta cidade do Sertão, o Dia Nacional da Caatinga. A data foi instituída em 2003 por decreto presidencial.

Durante o evento, no 72º Batalhão de Infantaria, foi plantada uma muda de aroeira, espécie ameaçada de extinção. Para auxiliar no trabalho de conservação da caatinga, a unidade militar mantém há três anos, um parque zoobotânico, com animais e plantas típicos do ecossistema. O local é aberto a visitação pública.

“Temos muito a comemorar se levarmos em consideração que aqui na região há animais e plantas que só ocorrem no Brasil, como umbuzeiro e caroá”, enfatiza a bióloga e pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Semiárido), Lúcia Helena Kiill. Para ela, também é importante refletir na pouca valorização desse ecossistema.

A caatinga ocupa mais de 800 mil metros quadrados e se estende por dez Estados, no Nordeste e norte de Minas Gerais. Presente em 70% da área da Região Nordeste, vem sofrendo com o desmatamento e a extração inadequada de elementos de sua fauna e flora.

“Temos estudado até espécies ameaçadas de extinção, a exemplo de baraúna, quixabeira, umburana e aroeira, para montarmos um plano de manejo sustentável”, adianta Lúcia Helena Kiill.

Para a bióloga, dos ecossistemas brasileiros, a caatinga é o que menos dispõe de dados. “A gente detem poucas informações e isso se reflete na listagem defasada de animais e plantas.

Nossa preocupação é que não haja tempo hábil para catalogar as espécies e estudá-las, antes de serem modificadas pela ação do homem.” De acordo com a pesquisadora, das 1.500 plantas registradas, 380 são exclusivas da região.

FONTE-JC

Um comentário:

dianinha disse...

oi. meu nome é diana. gostaria de saber por que esqueceram do conursos que disseram que ia ter dia 31 de maio em todos osmunicipios (araripina, ouricuri, santa cruz , bodoco) .. esqueceram? ou era só pra enganar os desempregados..., por que dinheiro pra fazer festa, comemoraçoes tem... e um concurso.. que ja havia prometido não cumpri. obrigado, gostria de informaçoes mas como sei que não tem.. calaram-se sobre esse concurso..., só a promotoria pra ressolver quando eviarmos um abaixo assinado e provasde que ia ter essas provas dia 31 de maio 2009